Quando você começa no dropshipping é comum se perguntar se você deve montar uma loja virtual genérica ou uma loja virtual nichada. Qual opção é melhor? Qual traz resultados mais rápidos?

Nesse artigo vamos explicar o que é cada tipo de loja virtual e quais suas particularidades. Continue lendo para descobrir se você deve ter uma loja genérica ou nichada.

O que é uma loja virtual genérica

Uma loja virtual genérica é aquela que não possui um nicho de mercado definido. Nela podem conter desde brinquedos infantis, a ferramentas para conserto de carros ou utensílios domésticos. Esse tipo de comércio eletrônico é similar às lojas de departamento. 

Normalmente, dropshippers que escolhem não atender a um público específico para vender produtos buscam com mais afinco os produtos vencedores.

Produtos vencedores são aqueles que têm uma alta demanda por um curto período de tempo, logo, são vendidos em grande quantidade e é possível faturar altos valores com eles. 

Normalmente, os chamados produtos vencedores são aqueles mais inusitados ou difíceis de encontrar no Brasil.

No vídeo abaixo você vai ver como encontrar produtos vencedores gratuitamente:

Por não ter um público-alvo definido, criar estratégias de marketing orgânicas é um pouco mais complicado para esse tipo de loja. Então, para atrair a atenção do público, é comum que dropshippers genéricos invistam bastante em tráfego pago com anúncios no Google e Facebook e também construam Landing Pages para os produtos divulgados.

Vantagens de uma loja virtual genérica

Maior possibilidade de testes – em uma loja virtual genérica, o vendedor tem um leque maior de produtos que ele pode testar. Na verdade, um leque infinito já que não existe um público-alvo específico da loja.

Alcance de público maior – uma loja genérica tem produtos de diversos segmentos. Logo, é possível que todos os dias apareçam pessoas diferentes em busca de produtos diferentes. Construindo uma boa oferta, é possível faturar bastante.

O que é uma loja virtual nichada

A loja virtual nichada é o oposto da loja virtual genérica. Os produtos comercializados nesse tipo de e-commerce buscam atender as necessidades de um público específico.

Isso significa que uma loja que tenha como público-alvo homens que gostam de jogar videogames, por exemplo, todos os produtos, ou pelo menos a maioria deles, terão a ver com o universo gamer.

Outro exemplo de loja nichada seria uma loja que vende produtos para pets, como a Zee Dog. Nessa loja os produtos vendidos seriam todos voltados aos animais, como brinquedos, ração, caminhas, etc. A comunicação seria pensada para atingir os principais desejos dos donos de animais.

Nesse vídeo você vê como construir uma loja virtual de camisetas estampadas usando inteligência artificial: 

Vantagens de uma loja virtual nichada

A principal vantagem de uma loja nichada é a possibilidade de construir uma marca forte e ser vista como autoridade em determinado segmento. Além disso, quando existe um foco é mais fácil traçar metas a longo prazo. Outras vantagens de uma loja nichada são:

Campanhas de marketing mais acertadas – ao contrário de uma loja genérica, em uma loja nichada existe um público-alvo a ser atingido. Quando você foca em um grupo de pessoas, com o tempo você se torna especialista nas dores e desejos daquele público e consegue criar ofertas mais atraentes com uma taxa de conversão muito maior.

Fidelização de clientes – a experiência do cliente com a sua loja virtual vai determinar se ele vai se tornar um consumidor fiel da sua marca ou procurar outras lojas. Quando você conhece profundamente o seu público-alvo, criar uma experiência agradável é muito mais fácil. Você consegue oferecer os produtos certos e comunicar exatamente o que ele deseja ouvir, além de saber o que vai agradar aquele cliente na hora de fazer um overdelivery, por exemplo.

Posicionamento orgânico no Google – os mecanismos de busca procuram sempre entregar para o usuário o melhor resultado para o que ele procura. Quando uma loja tem um nicho específico é mais fácil ranquear os produtos no topo das pesquisas organicamente pois a probabilidade do consumidor encontrar itens do seu interesse na loja é bem maior, atraindo mais clientes para a loja sem precisar muito com tráfego pago.

Qual tipo de loja virtual é melhor?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O que vai definir se é melhor ter uma loja virtual genérica ou nichada são os seus próprios objetivos como empreendedor.

Se o seu objetivo é construir uma marca sólida e duradoura e criar autoridade no mercado, escolher um nicho é a melhor opção. Se você quer descobrir como as vendas online funcionam, testar vários públicos e produtos, encontrar um produto vencedor aposte em uma loja genérica.

Também é possível criar uma loja genérica se você for um iniciante no dropshipping, ainda não decidiu em qual nicho de mercado deseja se especializar e quer testar as opções.

Não existem regras, é possível ser um dropshipper bem sucedido com os dois tipos de loja. O seu melhor aliado é o Dropi, o maior aplicativo de dropshipping da América Latina. Experimente grátis.