Quando um empreendedor decide começar no dropshipping é comum que surjam dúvidas a respeito de qual plataforma usar para divulgar seus produtos. Será que vale a pena investir em uma loja virtual no início ou é melhor usar um marketplace?
Os dois modelos de divulgação são válidos e cabe ao dropshipper decidir qual o mais adequado para si levando em consideração seu momento atual e seus objetivos a longo prazo.
Nesse artigo vamos falar sobre a diferença entre uma loja virtual e um marketplace e quais as vantagens e desvantagens de cada um. Continue lendo para descobrir qual o melhor modelo para o seu negócio.
O que é um marketplace?
Os marketplaces são plataformas que funcionam como uma espécie de shopping online onde os vendedores divulgam seus produtos e pagam uma taxa à empresa.
Alguns dos nomes mais famosos são Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magalu, OLX, Elo7, etc.
Vantagens do Marketplace
O comércio eletrônico cresceu bastante nos últimos anos, principalmente após a pandemia que obrigou os consumidores a se adaptarem à nova realidade de distanciamento social e fez com que muitos aderissem às compras na internet.
O número de pessoas adeptas às compras online cresce cada vez mais. Contudo, grande parte dos consumidores ainda temem cair em mais um dos muitos golpes que existem na internet.
Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe (dfndr lab), mostrou que 68% dos consumidores brasileiros têm medo de fazer compras online. Além disso, 83% dos entrevistados para a pesquisa revelaram que desconfiam de promoções na internet.
O medo é compreensível e justificável, afinal somente em 2021 foram identificados 31 milhões de golpes em sites e páginas falsas. Diante desse cenário cabe ao lojista encontrar maneiras de deixar claro que a loja virtual é segura.
Uma das vantagens de vender produtos em um marketplace é que esse tipo de comércio online ainda tem a preferência dos consumidores. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo E-commerce Brasil, as vendas em marketplace representam cerca de 80% do mercado.
Uma pesquisa global realizada pela Mirakl mostrou que 66% dos consumidores preferem os marketplaces a lojas virtuais e 70% acreditam que essa é a forma mais conveniente de fazer compras online.
Diante dos dados apresentados, não é muito difícil imaginar porque um consumidor escolheria a Amazon a uma loja online pouco conhecida, por exemplo.
Outra vantagem de usar marketplaces para fazer a divulgação dos produtos é que a loja virtual recebe um bom tráfego, sem a necessidade de se especializar em SEO. Imagine que um consumidor busque por vestidos femininos no site da Shopee. O lojista que vende esse tipo de peça aparecerá nos resultados de busca da plataforma.
Desvantagens de usar Marketplaces
Uma das principais desvantagens de usar Marketplaces como ponto de vendas online são as taxas que são cobradas sobre as vendas. A cada venda o lojista deve pagar à plataforma um percentual que varia de 10% a 16% em média no país.
Outra desvantagem de usar o marketplace para vender os produtos é que se torna quase impossível construir um bom branding para o negócio. O Branding é tudo aquilo que diferencia uma marca da concorrência e a torna memorável na mente do consumidor.
Alguns elementos de branding de uma marca são paleta de cores, elementos gráficos, tom de voz, estilo de fotografia, tipografia usada, etc.
Em um marketplace, o lojista não tem muito espaço para personalizar a loja e, portanto, os elementos contidos ali reforçam apenas o branding do próprio marketplace.
Pense em qual foi a última vez que você ouviu alguém dizendo “Eu comprei um headphone na Casa dos Eletrônicos” ao invés de “Eu comprei um headphone na Shopee”.
O que é uma loja virtual
Uma loja virtual ou e-commerce, como o próprio nome sugere, é uma loja na internet. nela, o lojista expõe seus produtos e faz as vendas desde o processo de escolha do cliente até o pagamento.
Vantagens de ter uma loja virtual
Para ter uma loja virtual não é necessário contratar um web designer para construir um site zero como acontecia no passado. Já existem no mercado muitas opções de plataformas de e-commerce com planos gratuitos ou bastante em conta para montar uma loja. Basta escolher uma e criar o seu e-commerce.
Construção de branding para a loja virtual
A primeira vantagem de ter uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce é a possibilidade de criar uma marca. As principais plataformas de e-commerce do mercado permitem ao usuário personalizar o layout da loja da forma que ele quiser.
Isso significa que o site vai ter a cara da marca, com os elementos da marca. Em muitos casos, o cliente sequer será capaz de identificar em qual plataforma a loja virtual está hospedada. Logo, o lojista é livre para usar selos e banners da forma que desejar.
Maior possibilidade de lucro
Outra vantagem de utilizar uma loja virtual ao invés de um marketplace é que as possibilidades de lucro são muito maiores. Isso porque em uma loja virtual, não é necessário pagar taxas tão altas sobre as vendas. O lojista divulga o produto e recebe o lucro que estipulou para si mesmo na precificação.
Algumas plataformas de e-commerce oferecem um plano gratuito e, portanto, às vezes será cobrada uma taxa do lojista. Ainda assim, os valores são menores se comparados ao marketplace e, com os ganhos da loja virtual, o lojista sempre tem a possibilidade de fazer um upgrade para planos melhores.
Integração de aplicativos
As integrações de aplicativos na loja virtual são uma forma de adicionar elementos complementares para o bom funcionamento do negócio por meio de aplicativos específicos.
Por exemplo, a Shopify não oferece a possibilidade de parcelamento das compras, mas fazendo a integração do aplicativo parcelamento, a loja virtual passa a ter essa opção.
O atendimento ao cliente é um dos principais pilares para o bom funcionamento de um negócio. Algumas plataformas até oferecem ferramentas para suporte, mas a melhor maneira de oferecer um atendimento completo ao cliente é por meio do SAK, um aplicativo de atendimento via WhatsApp.
Além de colocar a loja virtual à disposição do cliente sem qualquer burocracia, o SAK é líder na recuperação de carrinhos abandonados e boletos vencidos, um dos maiores problemas que lojas virtuais enfrentam.
Veja nesse artigo quais aplicativos não podem faltar em uma loja virtual.
Desvantagens de uma loja virtual
Para o empreendedor que deseja construir uma marca sólida e duradoura, investir em uma loja virtual é melhor do que vender em marketplaces a longo prazo, pois como diz o ditado popular, não se constrói casa em terreno alugado.
Ainda assim, podem existir algumas dificuldades para quem está começando na área e ainda não sabe como vender online.
Ranqueamento no Google
Para o site de uma loja virtual aparecer nos resultados de busca do Google organicamente é necessário que a loja esteja otimizada para SEO.
A otimização do SEO é uma estratégia que traz excelentes resultados a longo prazo e, por isso, vai exigir um pouco mais de trabalho do lojista. Ainda assim, uma vez que o algoritmo do Google entender o site como relevante e confiável, mais fácil será atrair cliques orgânicos.
Contudo, para um lojista iniciante e leigo em SEO, o baixo tráfego no site até os resultados começarem a aparecer pode ser frustrante.
Operacional da loja
No início de qualquer negócio, dificilmente o lojista terá uma equipe responsável pela realização dos trabalhos operacionais da loja virtual como atendimento, cadastro de produtos, divulgação, etc. Sendo assim, por algum tempo ele será o responsável por tudo.
Diferente do marketplace que basta criar uma conta para exibir os produtos, uma loja virtual deve ser personalizada. As plataformas de e-commerce normalmente fornecem temas para o usuário aplicar na loja, porém é um recurso que deve ser temporário ou pode passar a impressão de amadorismo para os clientes.
A melhor solução para pequenos negócios que não possuem uma equipe responsável por criar elementos de branding para o negócio é o aplicativo 365 Artes.
Trata-se de um banco de imagens para lojas virtuais com centenas de selos, banners e criativos personalizáveis pelo Canva prontos para serem usados na loja virtual.
Essas foram algumas considerações a respeito da diferença entre fazer dropshipping em uma loja virtual e em marketplace. Não existe uma resposta certa, existe a opção que é mais adequada para os objetivos do dropshipper. Para receber mais conteúdos sobre e-commerce, dropshipping e vendas online continue acompanhando o blog.