Quer tirar do papel o desejo de empreender na internet com uma loja virtual? Então o primeiro passo é saber por onde começar. Em meio a tantas informações disponíveis é comum se sentir perdido.

Nesse post, você vai ver um guia básico do que não pode faltar em uma loja virtual e indicações de quais aplicativos usar para começar o seu negócio online.

Faça um estudo de persona

Quando você sabe qual público deseja atingir se torna muito mais fácil criar ofertas atraentes. Com um estudo de persona da sua loja você consegue saber quais produtos geram mais interesse e quais não são procurados pela persona, qual linguagem ela se comunica, que tipo de anúncio é mais chamativo, quais problemas ela busca resolver e quais desejos gostaria de realizar, etc.

Escreva boas descrições

Uma loja virtual possui muitas vantagens em relação a uma loja física. Encontrar o que está buscando é muito mais fácil, a própria plataforma apresenta produtos que possam ser do interesse do consumidor, o cliente não precisa lidar com vendedores inconvenientes que parecem somente estar em busca de uma comissão e não em fazer um bom atendimento.

Entretanto, em uma loja virtual o cliente não tem a experiência sensorial. A única forma de visualizar os produtos é por meio de fotos, vídeos e da descrição. Assim, dar atenção a descrição é muito importante para compensar a falta do contato físico com o produto.

Para escrever descrições persuasivas, defina qual deve ser a mensagem principal, isso é, qual a conclusão o cliente deve chegar ao ler o texto e construa a mensagem com base nisso. Otimize o seu texto para os mecanismos de busca para aumentar as chances da sua loja receber tráfego orgânico.

Leia também: Como escrever descrições para lojas virtuais

5 aplicativos que não podem faltar na sua loja virtual

Em meio a tanta informação disponível, pode ser difícil para alguém que está iniciando no empreendedorismo online saber por onde começar. Pensando nisso, separamos abaixo alguns aplicativos básicos que você deve ter na sua loja virtual para começar com bons resultados.

Importe produtos de fornecedores nacionais e internacionais – Dropi

O dropshipping é uma das melhores maneiras de começar a empreender com lojas virtuais. Nesse modelo de loja online, você não precisa ter um estoque com os produtos comercializados. O trabalho de um dropshipper é construir o e-commerce, fazer as ofertas, anúncios, atendimento ao cliente e tudo que envolva a venda. A entrega fica por conta do fornecedor.

Como o mercado ainda não é muito desenvolvido no Brasil, o modelo mais comum de dropshipping é o internacional, onde os lojistas importam produtos do AliExpress para a loja virtual. 

Porém, e um mercado em ascensão e a Empreender tem como meta expandir ainda mais. Por isso, estamos investindo com força no dropshipping nacional. O Dropi é o melhor aplicativo para quem quer fazer dropshipping. 

Dentro do aplicativo você escreve as descrições, calcula os preços dos produtos, adiciona e edita as fotos dos produtos, gerencia as avaliações e muito mais.

Ele é o primeiro aplicativo nacional com integração oficial da Aliexpress. Com o aplicativo, você pode importar produtos internacionais e nacionais. A vantagem de fazer dropshipping nacional é que as entregas são mais rápidas e o valor do frete é muito menor, o que torna a compra mais satisfatória para o cliente.

Invista no Visual da sua loja virtual – 365 Artes 

Ter uma boa identidade visual é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Um layout visualmente ruim comunica amadorismo e falta de comprometimento com o negócio. Isso quando não passar a impressão de ser uma loja falsa.

A verdade é que sem uma boa identidade visual ninguém levará a sua loja virtual a sério e a maioria das pessoas que acessarem o seu site logo trocarão de página. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica, então faça o possível para causar uma impressão satisfatória.

A identidade é como se fosse a roupa da sua loja virtual. Concorde ou não, a imagem comunica. Dependendo da forma que nos expressamos podemos passar uma imagem mais séria ou mais descontraída, mais introvertida ou extrovertida, alguém comprometido e competente ou alguém desleixado.

Isso vale para pessoas e vale para negócios.

A sua identidade visual se trata dos elementos gráficos utilizados no layout da sua loja, tais como: paleta de cores, tipografia, logomarca, estilo das imagens, banners, etc.

Confira aqui como usar a psicologia das cores na sua estratégia de marketing digital.

Definida a sua paleta de cores e elementos gráficos pertinentes aos seus objetivos, no aplicativo 365 Artes você tem acesso a centenas de imagens totalmente editáveis pelo Canva. Basta salvar e personalizar conforme o branding da sua loja online.

Lily Review – Não negligencie as provas sociais

As provas sociais são um fator decisivo na decisão da compra. As pessoas compram de quem elas confiam e, por norma, elas confiam em quem outras pessoas também julgam confiáveis, como Robert Cialdini explica no livro As Armas da Persuasão.

Portanto, adicionar provas sociais na sua loja não deve ser negligenciado. Porém, sabemos que no início provavelmente os seus produtos não terão muitas avaliações, afinal ainda não existe uma base sólida de clientes fiéis.

Nesse caso, você pode importar avaliações de outras lojas virtuais para os seus produtos. Isso significa que, se outra loja vende um produto igual ou semelhante ao seu e esse produto agradou os consumidores, o seu também vai agradar.

Com o aplicativo Lily Review você disponibiliza um espaço para que seus clientes deixem um feedback na sua loja, além de poder importar de outras lojas, escrever as suas próprias avaliações e responder perguntas dos consumidores publicamente.

Veja como importar avaliações para a sua loja virtual no vídeo abaixo:

Contrate influenciadores para divulgar a sua loja virtual – OVNI

Os influenciadores digitais são a sensação do momento. Se antes as pessoas idolatravam e queriam ser como as celebridades da televisão, hoje em dia são os influenciadores digitais que movimentam uma legião de fãs.

O Brasil está no topo de ranking de países onde influenciadores tem relevância na decisão de compra. A divulgação de um digital influencer consegue aumentar as vendas em até 7.033%, como mostra uma pesquisa da plataforma de inteligência criativa VidMob.

Para contratar um influenciador digital, crie uma conta no aplicativo OVNI. No aplicativo você divulga quais produtos deseja divulgar e os influenciadores que se interessarem entrarão em contato.

Você pode escolher o número mínimo de seguidores, qual o formato de divulgação, faixa etária e qual a forma de pagamento (dinheiro e permuta). 

Leia mais sobre o impacto de influenciadores digitais na sua loja virtual.

Recupere boletos e carrinhos abandonados – SAK

O abandono de boletos e carrinhos é um dos problemas mais recorrentes para quem vende online. Segundo o meta-estudo Barilliance que reúne centenas de pesquisas desde 2006, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%. Os boletos, por sua vez chegam a uma taxa de 50% de não pagamento.

Isso significa que a maioria das pessoas que optarem pela compra desistirão no momento do pagamento. Existem muitos motivos para isso acontecer, mas reverter a situação é possível.

De acordo com um levantamento da Opinion Box, os principais motivos para o abandono de carrinhos são:

  • Frete mais caro que o esperado (66%)
  • Produtos mais baratos em outro site (38%)
  • Tentar aplicar cupom de desconto e não funcionar (35%)
  • Cobrança de serviço ou taxa inesperados (32%)
  • Prazo de entrega mais longo que o esperado (29%)
  • Site ou aplicativo não passar segurança na hora o pagamento (20%)

A partir desses dados é possível criar estratégias para reverter o abandono de carrinhos. O SAK é o aplicativo mais prático e funcional para isso. Com o aplicativo você consegue programar mensagens automáticas que serão enviadas diretamente para o WhatsApp do cliente que não finalizou a compra.

A vantagem de usar o WhatsApp para reverter o abandono de carrinhos ao invés do tradicional e-mail marketing é que as taxas de conversão do aplicativo de mensagens é muito maior. 

Os aplicativos citados acima são o kit básico para um bom atendimento em um e-commerce novo. Você pode assinar todos eles criando um combo no Empreender Plus. Experimente grátis.