O mercado do e-commerce é bastante amplo. Pessoas que escolhem empreender nesse segmento possuem uma gama gigante de opções de modelos de lojas virtual, como horizontal ou vertical. 

As lojas horizontais atingem um público amplo e diverso enquanto uma loja virtual vertical é uma alternativa para aqueles empreendedores que querem atingir uma parcela menor porém mais qualificada do mercado.

Neste artigo, você vai entender o que é uma loja virtual vertical e quais as vantagens de apostar neste modelo de negócio. Boa leitura!

O que é uma loja virtual vertical

Uma loja virtual vertical, também conhecida como DNVB (Digitally Native Vertical Brand), é uma loja criada no mundo digital e que tem como foco um nicho muito específico.

Esse tipo de loja se concentra em atender as necessidades de um único nicho oferecendo uma gama completa de produtos. Essa característica faz com que o público dessa loja seja hiper segmentado.

Este modelo permite que a loja se torne um especialista no mercado vertical que atende, proporcionando aos clientes uma experiência de compra mais refinada, com conhecimento especializado, uma seleção cuidadosamente curada e, muitas vezes, serviços adicionais relacionados aos produtos oferecidos. 

Exemplos podem incluir lojas online dedicadas a equipamentos esportivos específicos, produtos de beleza de nicho, gadgets tecnológicos inovadores, moda sustentável, entre outros.

Vantagens da loja virtual vertical

Quando falamos de e-commerce e empreendedorismo online, não existe certo ou errado. As possibilidades são infinitas e os resultados trazidos por elas também.

Porém, quando falamos de um mercado tão competitivo quanto o e-commerce, existem diversas vantagens de criar uma loja virtual vertical. Neste tópico vamos discorrer sobre as principais.

Especialidade no assunto

Focar em um único nicho de atuação faz com que a loja virtual se torne especialista naquele mercado. Em pouco tempo, o lojista consegue dominar todas as dores,  desejos e necessidades do público e usar isso estrategicamente nas vendas.

Essa especialidade se reflete na escolha de produtos da loja virtual, como se comunicar com o público-alvo, como usar a jornada de compras nas estratégias de marketing e muito mais.

Amplo conhecimento do mercado

O setor do e-commerce é altamente competitivo. Atualmente, existem mais de 1,9 milhão de lojas online ativas no país, segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro.

Isso significa que o mercado está aquecido e a concorrência é grande. Alguns empreendedores olham para o tamanho do mercado e decidem que querem atender o maior número de clientes possível, por isso escolhem não nichar.

Em contrapartida, outros empreendedores preferem escolher uma fatia desse mercado e ganhar relevância o suficiente para ser a melhor escolha, ainda que o preço dos produtos não seja seu maior diferencial.

O problema dos lojistas que decidem atender um público muito amplo é que sua comunicação será inevitavelmente superficial. É impossível gerar mensagens certeiras quando você fala com muitas pessoas diferentes.

Um lojista que decide pela loja vertical adquire um conhecimento acima da média naquele mercado e, por isso, sua mensagem é mais persuasiva.

Transmissão de autoridade para o público

Outra vantagem de investir em uma loja virtual vertical é que esse modelo de negócio transmite mais autoridade para o público. 

Quando temos um problema de saúde, nos sentimos mais seguros em sermos atendidos por um médico especialista no assunto do que por um clínico geral. Isso não significa que o clínico geral não saiba o que está fazendo, mas a especialidade no problema transmite mais segurança.

Com as vendas a lógica é a mesma. Tendemos a confiar mais em marcas que são especialistas em determinados segmentos do que naquelas que dividem sua atenção com diversos públicos.

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Posicionamento orgânico no Google

Otimizar uma loja virtual para SEO é uma das melhores formas de atrair tráfego orgânico de um público qualificado. 

Nas buscas online, os mecanismos procuram sempre entregar para o usuário o melhor resultado para o que ele procura. Ou seja, quando um usuário digita uma palavra-chave, os robôs trabalham para que os resultados estejam o mais alinhados possível com sua intenção de busca.

Quando uma loja tem um nicho específico é mais fácil ranquear os produtos no topo das pesquisas organicamente pois a probabilidade do consumidor encontrar itens do seu interesse na loja é bem maior, atraindo mais clientes para a loja sem precisar muito com tráfego pago.

Fidelização de clientes 

Por uma somatória das vantagens listadas neste tópico, investir em uma loja virtual vertical auxilia na fidelização de clientes.

A experiência do cliente com a sua loja virtual vai determinar se ele vai se tornar um consumidor fiel da sua marca ou procurar outras lojas. Quando você conhece profundamente o seu público-alvo, criar uma experiência agradável é muito mais fácil. 

Você consegue oferecer os produtos certos e comunicar exatamente o que ele deseja ouvir, além de saber o que vai agradar aquele cliente na hora de fazer um overdelivery, por exemplo.

Essas são algumas vantagens de investir em uma loja virtual vertical. Para atender o seu público com mais qualidade, conheça os aplicativos da Empreender.