indicador de recompra

Muitas lojas online focam principalmente em comprar anúncios para atrair visitantes nas campanhas promocionais, mas sabia que é apenas uma parte do que você pode fazer?

O consultor de negócios Alan Reinaldin, proprietário da Reinaldin Consultoria Empresarial tem algumas dicas valiosas sobre o assunto.

Continue lendo e confira como alcançar um recorde de faturamento melhorando o indicador de recompra na Black Friday. 

Como alavancar as vendas na Black Friday?

Segundo Reinandin, além do tráfego pago, há muitos fatores a serem considerados, como por exemplo:

  • Indicadores de recompra: entender quem são seus clientes fiéis e como fazer com que eles voltem;
  • Taxa de conversão: melhorar a eficácia de transformar visitantes em compradores;
  • LTV/CAC: descobrir quanto você ganha em relação ao que gasta em marketing.

Portanto, a mensagem aqui é: não coloque todos os ovos na mesma cesta. Existem muitas estratégias para explorar, e a Black Friday é uma oportunidade para fazer o seu negócio brilhar.

Veja a seguir, os principais elementos a serem incluídos no seu planejamento.

Estratégias de e-mail marketing personalizado

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar seu indicador de recompra é implementar estratégias de e-mail marketing altamente personalizadas. 

Reinaldin destaca a importância de criar réguas de comunicação que se adaptem ao comportamento e à jornada do cliente. 

Desse modo, o especialista sugere a criação de diferentes categorias de clientes com base em seu comportamento de compra. Vamos ilustrar com alguns exemplos:

  • Campeões: estes são os clientes que compram com frequência e gastam muito. Para incentivá-los, você pode criar ofertas exclusivas e antecipar a divulgação das promoções da Black Friday para eles;
  • Leais: são aqueles que compram regularmente, mas não necessariamente gastam tanto. Você pode oferecer recompensas ou descontos para incentivá-los a gastar mais;
  • Recentes: se alguém fez uma compra em sua loja recentemente, é importante manter o relacionamento. Envie e-mails de agradecimento, ofertas exclusivas e lembretes sobre a Black Friday;
  • Inativos: aqueles que não compram há mais de seis meses podem ser reativados com ofertas especiais, como descontos significativos na Black Friday.

A aplicação da matriz RFM (Recência, Frequência e Valor Monetário) nesse contexto permitirá que você direcione mensagens específicas para cada tipo de cliente. 

Com essa ferramenta é possível saber quando falar, pois você descobre quem comprou recentemente, quem comprou muitas vezes e quem gastou muito dinheiro.

Além disso, usando a RFM, você consegue reativar clientes antigos, identifica quem não comprou há muito tempo e pode criar mensagens para tentar trazê-los de volta.

Sendo assim, de modo geral, significa que pode enviar mensagens específicas para cada um dos grupos de clientes, resultando em uma comunicação super eficaz.

Afinal, você está falando com as pessoas do jeito certo, na hora certa e com isso, está no caminho certo para melhorar seu indicador de recompra na Black Friday.

Aproveite e leia também: Como usar a inteligência artificial na Black Friday? 3 dicas do especialista Luiz Tibiriça

Explore o poder dos influenciadores digitais

Outra estratégia valiosa para aumentar suas vendas e melhorar o indicador de recompra na Black Friday, é a colaboração com influenciadores digitais. 

Alan Reinaldin destaca a eficácia dessa abordagem, que inclusive, pode superar o tráfego pago. Aqui está um exemplo de como isso pode funcionar:

Imagine que sua loja online venda roupas femininas, então, você pode entrar em contato com uma influenciadora de moda que tenha uma base de seguidores relevante para o seu negócio. 

Esse digital influencer pode criar conteúdo, como vídeos mostrando como usar as roupas de sua loja, e compartilhá-lo com sua audiência nas redes sociais.

Dessa maneira, o conteúdo gerará interesse em sua marca e produtos, levando a um aumento significativo no tráfego orgânico para sua loja online. 

A chave é que esse tráfego é altamente segmentado, composto por pessoas já interessadas em roupas femininas. 

Por isso, o especialista recomenda que após essa parceria você aproveite o impulso gerado pelos influenciadores para implementar campanhas de tráfego pago no Google Ads e Facebook Ads.

BFCM: evento online para aprender a vender mais na Black Friday

O evento BFCM (Black Friday & Cyber Monday) acontece no dia 01º/11 e serve para qualquer pessoa que queira ganhar dinheiro nessa temporada. 

Se você gostou das dicas apresentadas no texto, confirme a sua presença no evento e assista à palestra de Alan Reinaldin, que vai se reunir junto a outros especialistas!

Além disso, os participantes terão acesso gratuito a mais de 15 aplicativos para e-commerce durante 30 dias. Garanta agora mesmo o seu ingresso!