Mensagem para cliente que não finalizou a compra online: dicas e exemplos

Você, lojista virtual, quer aprender como enviar mensagem para cliente que não finalizou a compra? Então, está no lugar certo!

Afinal, a frustração de ver carrinhos abandonados repentinamente, é uma situação mais comum do que se imagina no e-commerce.

Porém, há uma solução poderosa ao alcance de suas mãos: enviar mensagens personalizadas via WhatsApp para recuperar essas vendas. 

Continue lendo e veja como isso é possível!

O que faz o cliente abandonar as compras? Veja como evitar o problema!

Entender as razões por trás do abandono do carrinho é o primeiro passo para desenvolver estratégias eficazes. 

Aqui estão algumas razões comuns para que o cliente não finalize a compra em uma loja online:

Custo oculto e transparência

Muitos clientes se deparam com custos de envio inesperados durante o checkout, o que pode levá-los a abandonar a compra. 

Sendo assim, a transparência desde o início é crucial em todas as páginas do seu site!

Imagine-se como cliente. Ao finalizar uma compra, é decepcionante ver um aumento substancial no valor do envio ou juros, não é mesmo? 

Portanto, ofereça informações claras sobre todos os custos e taxas desde o início do processo de compra. 

“Frete grátis para compras acima de X” ou “Custo de envio fixo de Y” são mensagens transparentes que evitam surpresas oferecidas, por exemplo.

Processo de checkout complexo

Um processo de pagamento complicado pode desencorajar os clientes a finalizarem uma compra. 

Desse modo, simplificar o processo é vital para manter o interesse e facilitar a conclusão da transação.

Coloque-se no lugar do cliente sempre! Se o processo de pagamento envolve muitas etapas, formulários e opções de pagamento limitadas, isso pode ser um obstáculo. 

Então, opte por uma abordagem simplificada, com um design intuitivo e meio de pagamento diversificados (boleto, PIX, cartão, transferência etc). 

Ou seja: incentive a confiança do cliente ao garantir uma experiência de checkout fácil e rápida.

Distrações e interrupções

Frequentemente os clientes abandonam o carrinho devido a distrações externas, como uma chamada pode ser inesperada ou perda de conexão. 

Facilitar a retomada da compra é crucial nessas situações.

Imagine que um cliente estava prestes a finalizar uma compra, mas se distraiu mexendo no celular e olhando o Instagram, TikTok ou outra rede social. 

Se os itens no carrinho não foram salvos automaticamente, há uma alta probabilidade de abandono. Você concorda?

Por isso, a inclusão de recursos que salvam automaticamente os itens no carrinho é uma estratégia proativa. 

Seja por meio de contas de usuário ou cookies, permita que os clientes retomem a compra exatamente de onde pararam, independentemente do dispositivo utilizado.

Como abordar um cliente que abandonou o carrinho?

Uma abordagem certa pode fazer toda a diferença ao tentar recuperar vendas perdidas. Aqui estão algumas dicas:

Mensagens personalizadas no WhatsApp

A utilização do WhatsApp para enviar mensagens personalizadas é uma abordagem moderna e eficaz. 

Uma mensagem amigável lembrando os clientes sobre os itens no carrinho, além de benefícios adicionais, pode incentivar a conclusão da compra.

Veja um exemplo de mensagem para cliente que não finalizou a compra:

“Olá [Nome do Cliente], notamos que alguns itens incríveis ainda estão no seu carrinho. Oferecemos frete grátis para compras acima de X. Alguma dúvida ou algo que podemos ajudar?”

A melhor ferramenta de automação para recuperar carrinhos através do WhatsApp, é o SAK. Veja como funciona esse app:

Aproveite e leia também: 6 pilares do CX para usar no atendimento pelo WhatsApp

E-mails persuasivos

Enviar e-mails com mensagem para cliente que não finalizou a compra, com ofertas especiais, depoimentos de clientes satisfeitos e um senso de urgência pode reacender o interesse.

Exemplo: 

“Você esqueceu algo! Complete sua compra agora e ganhe 10% de desconto. Veja o que outros clientes estão falando sobre nossos produtos. Esta oferta é válida apenas até [data].”

Assim como no tópico do WhatsApp, trazemos novamente as vantagens de usar o SAK. Veja como é possível a personalização das mensagens e muito mais:

Enviar mensagens personalizadas para clientes que não finalizaram a compra é uma estratégia eficaz para combater o abandono de carrinho. 

Através dessas dicas, você pode evitar perder vendas, mas também fortalece o relacionamento com seus clientes. 

Lembre-se, a chave é compreender as razões por trás do abandono e proporcionar uma experiência de compra excepcional. 

Usando o SAK, esse processo é ainda mais fácil de ser contornado, pois muitas funcionalidades do app podem auxiliar sua loja a vender mais.

Descubra como é simples enviar mensagem para cliente que não finalizou a compra! Experimente o SAK gratuitamente!