Mês dos Clientes 2024: dicas para aumentar as vendas em setembro!

O Dia do Cliente foi criado em 2003 e é celebrado anualmente em 15 de setembro e ao longo do tempo, a data especial ganhou campanhas como o Mês dos Clientes.

Posicionado entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, setembro é um período perfeito para lojistas virtuais focarem em estratégias de fidelidade e aumento de vendas. 

Sendo assim, o foco é homenagear e dedicar uma semana ou o mês inteiro para quem já está em sua base de compradores, aproveitando para estreitar laços.

Nesse contexto, a diferença entre “consumidor” e “cliente” é importante, pois, enquanto o consumidor pode ser qualquer pessoa que compra um produto ou serviço, o cliente é aquele que já tem um relacionamento com a marca

Portanto, o Mês do Cliente visa fortalecer essa relação, oferecendo benefícios exclusivos e também uma experiência personalizada. Vamos explorar dicas práticas e ideias criativas para alavancar o seu negócio agora! Boa leitura!

Qual é o Mês dos Clientes?

Setembro foi escolhido para ser o Mês dos Clientes por ser um período geralmente mais calmo no varejo. Após grandes datas comerciais como o Dia dos Pais, muitas lojas se preparam para a alta demanda do final de ano. 

Contudo, a criação do Dia do Cliente no dia 15 de setembro trouxe uma nova dinâmica para esse mês, que antecede outra data relevante: o Dia das Crianças. 

Por isso, a ideia foi impulsionada pela necessidade de movimentar o comércio nesse intervalo, oferecendo aos clientes a chance de serem valorizados e recompensados.

De acordo com dados da Nuvemshop, em 2023 a Semana do Cliente, entre os dias 10 e 16 de setembro, impulsionou o faturamento de pequenas e médias empresas (PMEs) digitais para R$ 72,5 milhões, um acréscimo de 21,5% em relação a 2022. 

Além disso, a quantidade de pedidos subiu 23%, e o número de produtos vendidos cresceu 28%. Dessa forma, setembro se consolidou como um mês promissor e lucrativo para o e-commerce.

Com o uso de ferramentas como Botão Zap, que oferece atendimento ágil via WhatsApp, e o SAK, que ajuda a recuperar carrinhos abandonados, os lojistas podem aproveitar ainda mais esse período para aumentar suas conversões.

O que fazer no Mês do Cliente?

O Mês dos Clientes é uma excelente oportunidade para oferecer promoções exclusivas e personalizadas. 

Como cada loja virtual possui um ICP, persona e público-alvo específicos, é importante adaptar as estratégias de acordo com o perfil de seus clientes. Veja algumas sugestões para diferentes nichos:

Moda

O segmento de moda é um dos que mais se beneficiam do Mês dos Clientes, portanto, produtos que costumam ter alta saída podem atrair mais compradores.

Os dados de 2023 mostram que esse setor faturou R$ 26 milhões em 2023, sendo vestidos longos e camisetas os itens mais vendidos. 

Sendo assim, uma boa ideia é oferecer combos de produtos populares, com descontos progressivos. 

Utilize o aplicativo Automagico para cadastrar produtos em massa na sua loja virtual e otimizar sua campanha. Saiba como isso é possível:

Saúde e Beleza

Kits promocionais, brindes exclusivos ou frete grátis para compras acima de determinado valor funcionam muito bem para este segmento que faturou R$ 6,5 milhões em 2023, durante a Semana do Cliente. 

Você pode utilizar o app Cheguei para avisar seus clientes quando os produtos favoritos estiverem de volta ao estoque, maximizando o impacto das campanhas, incluindo um botão de avise-me quando chegar. Veja como:

Casa & Jardim

O crescimento desse segmento foi de 52% em 2023, um aumento significativo. Oferecer cupons de desconto para compras futuras ou produtos complementares pode incentivar novas compras. 

Além disso, apps como o Rastreio.net ajudam a manter o cliente informado sobre as etapas do processo de entrega, criando uma experiência de pós-venda mais tranquila. Veja:

Portanto, perceba que apostar em promoções diversificadas, personalizadas para seu público-alvo, é a chave para maximizar o potencial de vendas durante esse mês.

Quando é a Semana do Cliente 2024?

A Semana do Cliente em 2024 ocorrerá entre os dias 9 e 15 de setembro, ou seja, é essencial planejar suas ações de marketing para garantir o máximo de engajamento

Muitas lojas aproveitam essa semana para lançar descontos mais agressivos, realizar campanhas específicas para garantir uma boa performance de vendas

e ampliar o relacionamento com seus clientes.

Utilize o Botão Zap para adicionar um botão de WhatsApp inteligente à sua loja, facilitando o atendimento e oferecendo um suporte rápido e direto aos clientes que têm dúvidas relacionadas a determinado produto. Saiba como:

Além disso, com apps como Landing Page, você pode criar páginas personalizadas para suas ofertas especiais, sem precisar de nenhum conhecimento técnico. 

Desse modo, fica mais fácil criar campanhas direcionadas para cada público com páginas de alta conversão em menos de 10 minutos. Veja:

O que postar na Semana do Cliente?

A criação de conteúdos atrativos e relevantes é fundamental para impulsionar as vendas durante a Semana e o Mês do Cliente. 

Sendo assim, utilize as redes sociais como Instagram, TikTok e grupos de WhatsApp para contar histórias e engajar seus clientes. Algumas ideias inspiradoras são:

  • Stories com perguntas e respostas: tire as dúvidas dos seus clientes sobre os produtos e promoções;
  • Lives com influenciadores: convide influenciadores do seu nicho para participar de lives e apresentar os seus produtos;
  • Desafios e concursos: crie desafios divertidos e ofereça prêmios para os participantes;
  • Histórias de clientes: compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos. Isso ajuda a humanizar a sua marca e gerar mais confiança.

Com o aplicativo 365 Artes você tem acesso a um banco de imagem para lojas virtuais com centenas de criativos editáveis no Canva para atualizar suas plataformas e site. Veja como funciona:

Agora, para ficar ainda melhor, trouxemos algumas ideias de postagens que podem ser adaptadas para suas redes sociais. Continue lendo e confira:

Instagram

Crie reels com tutoriais de como usar seus produtos, faça lives com perguntas e respostas e utilize os stories para divulgar promoções e novidades.

Além disso, lembre de demonstrar para o cliente que ele faz parte da história da sua loja. Então, use depoimentos reais de consumidores e aproveite o Widget Instagram para incorporar vídeos e posts diretamente na sua loja. 

TikTok

Crie vídeos curtos e divertidos mostrando os produtos mais vendidos e como eles podem ser usados no dia a dia, além disso utilize hashtags relevantes e participe de desafios da plataforma.

Com o aplicativo Widget TikTok é possível incorporar esses vídeos em sua loja e incentivar compras imediatas.

Grupos de WhatsApp

Crie uma comunidade de clientes usando o WhatsLy, enviando cupons exclusivos para seus grupos e oferecendo vantagens únicas para quem está mais próximo da sua marca.

Com esse app é possível gerenciar grupos e enviar mensagens em massa, criando um senso de comunidade e exclusividade. Saiba mais sobre o app:

Aproveite também para divulgar promoções e novidades, envie mensagens personalizadas para seus clientes mais fiéis.

YouTube

Para lojas que trabalham com produtos mais complexos ou personalizados, o video marketing pode ser uma excelente forma de educar o cliente. 

Então, crie vídeos mais longos como unboxing de reviews de produtos, tutoriais e dicas, utilize cards e telas finais para direcionar o tráfego orgânico para o seu site.

Afinal, vídeos de demonstração de produtos tendem a gerar mais confiança no consumidor, assim como podem ser utilizados para aumentar a autoridade da marca.

Por isso, contratar um influenciador digital com o aplicativo Ovni é uma alternativa bastante confiável e segura para os lojistas virtuais. Veja como é simples:

Além disso, histórias de sucesso de clientes também são poderosas. Utilize o Lily Reviews para coletar feedbacks e depoimentos, transformando clientes satisfeitos em embaixadores da sua marca. 

Mostre, por exemplo, como um cliente usou seu produto para solucionar um problema, com uma narrativa para engajar e inspirar confiança em novos compradores.

Com o Lily Reviews é possível solicitar avaliações automaticamente e ainda oferecer cupons de desconto para os clientes que fizerem reviews. Saiba mais:

Como homenagear um cliente?

Para homenagear seus melhores clientes durante o Mês dos Clientes, aposte em ações de fidelização e reconhecimento para reforçar o vínculo com seu público. 

As homenagens podem ser feitas de diversas formas, como o envio de cupons de desconto, brindes digitais (infoprodutos ou acesso a conteúdos exclusivos) e até mesmo frete grátis para a próxima compra.

Outra ideia interessante é criar um Clube de Fidelidade, onde os clientes acumulam pontos a cada compra, podendo trocar por benefícios. 

Você também pode usar o app Landing Page para personalizar uma thank you page, agradecendo pela compra de forma calorosa e fazer uma oferta exclusiva.

Realize concursos nas redes sociais ou dentro de grupos de clientes, oferecendo produtos como prêmios ou descontos em compras para criar um buzz marketing em torno da sua marca.

Pequenos gestos, como um e-mail de agradecimento ou cupons para a próxima compra, podem fazer grande diferença na experiência do cliente e demonstram sua consideração e respeito. 

Aplicar o gatilho de recompensa com brindes personalizados, físicos ou digitais também pode ser uma boa ideia. Para entender o motivo, leia o próximo tópico.

Por que é importante dar brinde aos clientes?

Oferecer brindes aos clientes é uma das estratégias mais eficazes para cativar e fidelizar o público. 

No Mês dos Clientes, um simples presente pode fazer toda a diferença no relacionamento entre a marca e o consumidor. 

Brindes físicos, como amostras de produtos, ou digitais, como cupons e acesso a conteúdos exclusivos, criam um sentimento de reciprocidade, estimulando novas compras.

Para e-commerces, brindes digitais podem ser infoprodutos, e-books e white paper, ou até mesmo acesso a vídeos e tutoriais. 

Outra opção é fornecer frete grátis, que, de acordo com dados de 2023, representou cerca de 28% das vendas durante a Semana do Cliente. 

O app Brinde no Carrinho, desenvolvido pela Empreender, pode ser útil em todos esses contextos. Conheça melhor a ferramenta, assistindo o vídeo abaixo:

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Homenagear um cliente vai muito além de oferecer um desconto. É preciso criar uma experiência única e memorável, que faça com que o cliente se sinta especial e valorizado.

E para te ajudar a criar uma experiência ainda mais completa para os seus clientes, conheça o Empreender Plus:

Portanto, perceba que para te ajudar a implementar todas essas ideias e otimizar suas vendas durante o mês do cliente, essa é a solução perfeita! 

Com mais de 20 apps à sua disposição, você poderá personalizar sua loja virtual, automatizar processos e oferecer uma experiência de compra única.

O Empreender Plus é confiável e, você terá todas as ferramentas necessárias para aumentar suas vendas durante setembro e nas outras épocas do ano.

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