O dropshipping é um dos melhores caminhos para quem deseja empreender online e não tem como investir muito dinheiro. Construir uma loja virtual ou vender produtos avulsos sem estoque é uma forma barata e sem muitos riscos de começar que pode trazer excelentes resultados.
Essa modalidade de e-commerce ainda está em ascensão no Brasil, então apesar de existir muita gente apostando no dropshipping, poucas pessoas sabem como criar um negócio e, por isso, acabam desistindo em pouco tempo.
Nesse artigo, vamos falar o porquê você deveria apostar em fornecedores nacionais para a sua loja virtual.
O que é dropshipping
Dropshipping é um modelo de negócio online onde o empreendedor vende produtos sem estoque. O dropshipper atua como intermediário entre o fornecedor e o cliente.
No dropshipping existe a possibilidade de montar um e-commerce ou vender produtos avulsos com landing pages próprias para os produtos.
O trabalho de quem faz esse tipo de negócio é basicamente escolher quais produtos divulgar e criar ofertas. O processo de atendimento ao cliente também fica a cargo do vendedor de dropshipping.
Algumas das principais vantagens de escolher o dropshipping como modelo de negócio é que o lojista corre menos riscos que em um e-commerce tradicional. Se o consumidor não demonstra muito interesse em adquirir um produto e este não tem bons resultados nas vendas, basta retirar a mercadoria do catálogo e testar novas opções.
Como não há estoque, também não há prejuízo para o vendedor. O mesmo não acontece com lojistas de e-commerce tradicionais ou lojas físicas.
Diferença entre dropshipping nacional e internacional
O estilo de negócio é o mesmo no dropshipping nacional e internacional. A principal diferença entre os dois é que no dropshipping internacional o lojista importa produtos de fornecedores estrangeiros para vender no Brasil, enquanto no nacional, o fornecedor é brasileiro.
Na prática, a vantagem do dropshipping nacional é que o prazo de entrega é muito menor, além de facilitar a negociação com o fornecedor já que ambos falam a mesma língua.
Outro benefício de apostar no dropshipping nacional é que não é necessário converter o valor do produto do dólar para o real, o que compensa bastante financeiramente falando.
3 motivos para fazer dropshipping nacional
A seguir vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um dos benefícios de fazer dropshipping nacional.
Facilidade de negociação
Nas vendas com dropshipping, o vendedor age como um intermediário entre o fornecedor e o cliente. Isso significa que ele fica responsável por divulgar os produtos, fazer todas as estratégias de marketing, encontrar os clientes, realizar o atendimento e suporte e fechar as vendas. Com a venda fechada, ele avisa o fornecedor que fica responsável pela parte da logística de entrega.
Quando o fornecedor é nacional,o lojista tem a possibilidade de conversar com ele sem a barreira do idioma. Assim, ambos podem negociar com mais liberdade como as coisas vão funcionar.
Alguns fornecedores, por exemplo, aceitam customizar a embalagem do produto conforme o branding da loja virtual. Outras possibilidades são a inclusão de brindes, cartinhas de agradecimento e outras formas de surpreender e encantar o cliente na hora da entrega que não são possíveis quando o lojista não tem qualquer acesso ao produto.
Enfim, a negociação entre fornecedor e lojista fica a critério de ambos. Mas algumas ações visando a fidelização do cliente podem ser benéficas para todos os envolvidos, pois com uma base de clientes recorrentes na loja virtual, tanto o lojista quanto o fornecedor sairão no lucro.
Melhor custo benefício e entregas mais rápidas
O dropshipping é um modelo de negócio que não exige grandes investimentos financeiros, pois não exige a manutenção de um espaço físico e nem possui estoque. O dropshipping nacional é ainda mais vantajoso pois os fornecedores são brasileiros, logo, a entrega dos produtos tem um custo muito menor.
Por se tratar da mesma moeda, não é necessário converter o valor do produto de dólares para reais. Com a desvalorização do real, um produto que é barato em países como os Estados Unidos se torna bem caro quando convertido em real.
Outro fator relevante é que o lojista não precisa se preocupar com possíveis taxas alfandegárias, ou risco do produto ser extraviado no momento da importação.
Além de sair mais em conta, quando um consumidor compra um produto fornecido por brasileiros a encomenda chega em seu endereço em apenas alguns dias. Em compras internacionais, nas melhores hipóteses, o produto pode levar de 3 a 4 semanas para ser entregue, dependendo da localização do fornecedor e do cliente.
Quanto mais rápida for a entrega, mais satisfeito o cliente fica.
É um mercado em ascensão
O dropshipping é uma modalidade de e-commerce que ainda está amadurecendo no Brasil. Apesar de existir muita gente apostando no negócio, poucas pessoas sabem como construir uma marca para ter um negócio sólido e durável, com clientes recorrentes.
A forma de dropshipping mais popular ainda é a internacional, mas a Empreender está investindo com força total no dropnacional. Por isso, os assinantes do Dropi têm acesso a uma lista exclusiva de fornecedores nacionais dentro do aplicativo.
Alguns exemplos de fornecedores parceiros da Empreender são a Montink, para quem deseja criar uma loja de dropshipping nacional com print on demand, podendo ser o dono da própria marca e a LabEcom, um fornecedor nacional de jóias. A tendência é que nos próximos anos existam cada vez mais fornecedores nacionais.
Portanto, se você deseja ter uma loja de dropshipping não deixe de apostar em fornecedores nacionais. Para construir uma marca forte continue acompanhando os conteúdos do blog.