A melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce é garantindo que as informações sejam precisas e completas. Isso inclui detalhes como nome do produto, descrição, preço, imagens de alta qualidade, variações, categorias apropriadas, quantidade no estoque etc.
É notável que esse é um processo bastante demorado, não é mesmo? Afinal, dezenas de produtos precisam ser incluídos na sua loja virtual e todos devem conter os elementos mencionados acima.
Sendo assim, é bastante vantajoso usar ferramentas automatizadas para ganhar tempo, excluindo a necessidade de cadastrar ou alterar manualmente item por item. Continue lendo para acompanhar nossas dicas.
Principais maneiras de cadastrar produtos no e-commerce
A maioria das lojas virtuais cadastram produtos através de sistemas de gerenciamento de estoque ou de vendas. Esses canais permitem que o seu negócio atualize as informações à medida em que os produtos são vendidos ou novos estoques são adquiridos.
Além disso, algumas empresas também podem usar planilhas e/ou outros métodos manuais para controlar as mercadorias armazenadas, entretanto, essa não é a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce.
Estamos falando isso porque os erros humanos são muito comuns quando ferramentas de automação não são utilizadas, conforme mencionamos diversas vezes em nosso blog.
Afinal, os funcionários podem se confundir, registrar entradas e saídas erroneamente ou calcular a quantidade de itens disponíveis de maneira incorreta, causando diversos problemas como, por exemplo, a venda de produtos fora do estoque.
Outras desvantagens em não automatizar processos logísticos no e-commerce, incluem:
- Falta de precisão: o controle manual do estoque pode não ser tão preciso quanto o controle automatizado, provocando dificuldade no cadastro dos produtos;
- Demora na atualização de dados: atualizar manualmente o estoque pode ser um processo demorado e trabalhoso;
- Dificuldade em controlar o movimento do estoque: pode ser difícil acompanhar o movimento do estoque, especialmente quando se trata de grandes quantidades de itens ou quando o estoque está em constante mudança;
- Falta de visibilidade: o controle manual do estoque pode não fornecer uma visão geral do estoque, tornando difícil tomar decisões informadas sobre compras e vendas.
Uma das opções mais comuns de adicionar itens nas principais plataformas de comércio eletrônico são as planilhas e embora sejam ferramentas acessíveis e fáceis de usar, não podem ser consideradas a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce. Continue lendo e entenda os motivos.
Planilhas de controle de estoque: vantagens e desvantagens no e-commerce
Uma planilha no formato CSV (Comma Separated Values) pode ser uma boa opção para o controle de estoque de um e-commerce, pois é fácil de importar e exportar para outros sistemas e são compatíveis com diversos programas, como o Microsoft Excel ou Google Sheets. Geralmente esses arquivos incluem informações como:
- Nome do produto: para identificar o item.
- SKU (Stock Keeping Unit): para rastrear o estoque de cada item.
- Quantidade em estoque: para saber quantos itens estão disponíveis para venda.
- Preço de compra: para calcular o lucro bruto.
- Preço de venda: para mostrar o preço final para o cliente.
- Data de entrada: para saber quando o item foi adicionado ao estoque.
- Data de saída: para saber quando o item foi vendido.
- Fornecedor: para saber de quem foi comprado o item.
- Categoria: para organizar o estoque e facilitar a busca.
No entanto, é importante lembrar que as planilhas só são eficazes se forem mantidas atualizadas regularmente. Caso contrário, podem ocorrer os problemas citados quando abordamos as desvantagens em não automatizar processos logísticos no e-commerce.
De fato é um processo trabalhoso, mas é importante garantir que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos e que os dados estejam formatados corretamente.
Vale ressaltar que as planilhas podem ser um pouco limitadas em termos de capacidade de análise e relatórios. Essa é a razão pela qual muitas lojas virtuais optam por sistemas de gestão de estoque mais avançados, conforme o seu negócio cresce e se torna mais complexo.
Nós indicamos o uso de ferramentas automatizadas para cadastro massivo dos produtos ou alteração nas variações, fazendo integração com o sistema que hospeda a sua loja virtual, para garantir que os produtos sejam incluídos rapidamente e com precisão. Essa é a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce.
Qual a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce
Certamente a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce é aquela que atende as demandas do seu negócio. Nesse sentido, o mais importante é poupar o seu tempo e da sua equipe, por isso as automações são as alternativas mais recomendadas!
Além das planilhas, existem outras maneiras de cadastrar produtos em massa, como as ferramentas de automação.
Por esse motivo, a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce é usando o Automágico, aplicativo desenvolvido pela Empreender, compatível com as principais plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, Cartpanda, Yampi e Shopify. Veja como o app funciona:
Usando essa ferramenta, sobra mais tempo para se atentar aos detalhes, prevenindo erros, criando descrições mais precisas e mais autênticas, entre outras vantagens competitivas. O mais importante é conseguir um espaço na agenda para definir essas estratégias.
Independentemente da sua escolha, é importante ter certeza de que todos os dados estão corretos e completos antes de importar os produtos. Caso contrário, a automação pode causar os mesmos problemas do cadastro manual.
Acesse www.automagico.com.br e experimente agora mesmo a melhor forma de cadastrar produtos no e-commerce!