Hoje em dia, não há quem não tenha ao menos um aparelho smartphone. Existem diversas opções no mercado, cada uma com uma funcionalidade mais avançada. Ainda assim, a Apple destaca-se como a preferida dos consumidores.
A chave desse sucesso vai além da superioridade técnica. Envolve uma estratégia de marketing focada na construção de uma marca de luxo, inovação e experiência do cliente.
A Apple não apenas vende produtos, mas um estilo de vida exclusivo. Quem tem Apple faz parte de um grupo vip, com status. Neste artigo, vamos ver algumas das estratégias usadas pela Apple que você pode reproduzir no seu negócio.
O smartphone preferido dos consumidores
Os smartphones ocupam grande parte da nossa vida. Steve Jobs, um dos principais responsáveis pela tecnologia que temos hoje e cofundador da Apple, tinha o sonho de tornar os computadores uma extensão dos humanos.
Podemos dizer que Jobs atingiu seu objetivo. Afinal, é difícil pensar como seria a nossa vida sem esses aparelhos que usamos desde as coisas mais simples até a realização de atividades mais complexas.
Existe uma grande variedade de aparelhos no mercado. Todos os anos são lançados novos smartphones, de diversas marcas e com funcionalidades cada vez mais avançadas.
Porém, uma marca em específico é a preferida dos consumidores. Estamos falando da Apple. Ainda que com um preço bastante elevado, a marca é símbolo de status para quem possui e objeto de desejo para quem precisa se contentar com outros softwares.
Segundo dados da consultoria Omdia, o iPhone 14 Pro Max foi o modelo de smartphone mais vendido no mundo entre janeiro e junho de 2023, com 26,5 milhões de unidades enviadas.
Como se não fosse o suficiente, as três posições seguintes também são ocupadas pela Apple: iPhone 14 Pro (21 milhões), iPhone 14 (16,5 milhões) e iPhone 13 (15,5 milhões). O iPhone 11, de 2019, ficou em décimo lugar na lista, com 6,9 milhões de unidades.
Há quem diga que o software da Apple não é o melhor do mercado quando comparado com outros smartphones. Outros dizem que as únicas diferenças entre uma versão e outra são os milhares de reais cobrados.
Mas por que então a Apple desperta tanto o desejo dos consumidores?
O segredo está na construção de marca
A Apple é uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo, e sua estratégia de marketing é um dos principais fatores que contribuem para isso. A empresa investe pesadamente em marketing, e suas estratégias são focadas em criar uma imagem de marca de luxo, inovação e exclusividade.
Algumas das ações usadas pela Apple incluem:
Criação de uma imagem de marca forte: A Apple é conhecida por sua imagem de marca de luxo, inovação e exclusividade. A empresa investe pesadamente em marketing para criar e manter essa imagem. Por exemplo, a Apple usa campanhas publicitárias criativas e bem-sucedidas, além de um design de produto elegante e minimalista.
Foco na inovação: A Apple é conhecida por sua inovação. A empresa sempre está lançando novos produtos e serviços que são considerados inovadores e disruptivos. Isso ajuda a manter a empresa relevante e atraente para os consumidores.
Experiência do cliente: A Apple oferece uma experiência de cliente de alta qualidade. A empresa tem lojas físicas elegantes e convidativas, além de um atendimento ao cliente eficiente e atencioso. Isso ajuda a criar uma conexão emocional com os clientes e a fidelizá-los.
Produtos de qualidade: Em termos técnicos, o software da Apple é geralmente considerado superior aos demais aparelhos. A empresa investe pesado em pesquisa e desenvolvimento, e seus produtos são conhecidos por seu desempenho, estabilidade e segurança.
Estratégias da Apple para usar na loja virtual
Construção de Branding
A Apple é uma empresa com um Branding forte. Seus aparelhos são objetos de status e os possui quem pode. A empresa não muda seu discurso para vender mais iPhones.
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Qualidade dos produtos
Os aparelhos da Apple possuem ótima qualidade. Os softwares funcionam bem e os usuários conseguem usar seu smartphone sem grandes preocupações com travamentos.
Além disso, a Apple possui um dos softwares mais seguros para os usuários. Em uma época em que o vazamento e uso indevido de dados é uma preocupação, esse é um excelente ponto para a Apple.
Experiência acima da média
A experiência do cliente é um fator fundamental para sua fidelização. De acordo com uma pesquisa realizada pela 121 Labs, 75% dos consumidores estão dispostos a pagar até 10% a mais caso a experiência do cliente seja positiva.
A pesquisa também mostrou que 51,2% dos consumidores afirmaram que não se importariam em pagar mais caro por um produto desde que tivessem uma experiência de compra melhor com a marca.
Sendo assim oferecer uma experiência ao cliente acima da média vai fazer a sua loja virtual se destacar entre a concorrência e conquistar o coração dos consumidores.
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