
Você quer saber quais são as principais tendências de marketing digital para lojas virtuais em 2025? Então, saiba que chegou ao lugar certo!
Conforme dados da Intersect, 65,1% dos brasileiros compram mais online do que presencialmente, o maior índice da América Latina e muito acima da média regional de 40,5%. Por isso, o seu negócio não pode ficar de fora das novidades!
Inteligência artificial, economia da atenção, desinfluência, conteúdo gerado pelo usuário… são alguns dos movimentos que já estão ditando o futuro. Continue lendo e saiba como usar tudo isso ao seu favor.
Quais são as principais tendências de marketing para o e-commerce? [2025]
- Inteligência artificial (IA)
- Economia da atenção
- Mobile first (Dispositivos móveis primeiro)
- Micro influenciadores e des-influência
- Conteúdo gerado pelo usuário e re-influência
- Dropshipping
1. Inteligência artificial (IA)
A inteligência artificial generativa ainda traz certa desconfiança, tanto por parte dos consumidores quanto dos profissionais de Marketing.
No entanto, a tecnologia vem sendo adotada em diversos contextos e por isso, é uma das principais tendências de marketing digital para lojas virtuais
Conforme o estudo Kantar Media Reactions 2024, 43% dos consumidores dizem que não confiam em anúncios gerados por IA, mas 59% dos profissionais estão animados com essa novidade.
Essa é apenas uma das possibilidades entre o universo de ferramentas disponíveis. Por exemplo, é possível otimizar o tempo e a produtividade de muitas maneiras:
- Criando descrições de produtos;
- Implementando chatbots;
- Desenvolvendo FAQs;
- Elaborando funil de vendas com inteligência artificial;
- Geração de textos para diversos fins, incluindo e-mail, landing page, redes sociais, etc.
Aliada às automações para e-commerce, a IA já está presente em algumas soluções da Empreender, para facilitar a vida dos lojistas.
Vale a pena conferir o Automagico para cadastro automático de produtos (em massa) e o SAK, aplicativo que permite a criação de FAQs, assim como o atendimento com chatbot e múltiplos atendentes.
Aproveite e leia também: Como usar o ChatGPT nas vendas online? Dicas, exemplos e prompts
2. Economia da atenção
Com a quantidade de informações e estímulos que recebemos diariamente, captar e manter a atenção do consumidor é um desafio cada vez maior.
Essa é a essência da economia da atenção, um conceito que se tornou central no marketing digital em 2025.
Por isso, as marcas precisam ser mais inteligentes do que nunca para se conectar com sucesso a um público receptivo.
Segundo os dados do Marketing Trends da Kantar, os maiores impulsionadores da receptividade de anúncios são:
- Humor para os Baby Boomers (1946-1964) e a Geração X (1965-1980);
- Humor e boa música, igualmente relevantes para a Geração Y (1981-1996);
- Música para a Geração Z (1997-2012).
Vamos analisar mais detalhadamente cada geração? Os Baby Boomers valorizam o humor mais tradicional, com séries de comédia e personagens caricatos.
Por sua vez, marcada por um senso de ironia e cinismo, a Geração X se identifica com humor mais sarcástico e autodepreciativo.
A Geração Y, ou Millennials, cresceu com a internet e as redes sociais, o que influenciou muito seu senso de humor.
Memes, vídeos virais e humor mais leve e autoconsciente são características marcantes. Além disso, a música, para essa geração, é uma trilha sonora para a vida, com plataformas de streaming facilitando o acesso a diversos gêneros e artistas.
Por fim, a Geração Z é a mais conectada digitalmente e a música faz parte do seu dia a dia. Plataformas como TikTok e Spotify moldaram seus hábitos de consumo musical, com playlists personalizadas e a constante descoberta de novos artistas.
Dessa maneira, para eles, o humor é rápido, visual e muitas vezes irônico, com memes e vídeos curtos dominando as redes sociais.
Entender isso é importante, pois conforme o Kantar Media Reactions, as campanhas são sete vezes mais impactantes entre um público receptivo, ou seja, aqueles que estão mais propensos a se engajar com a mensagem da marca.
E isso ocorre seja através de curtidas, compartilhamentos, comentários ou, mais importante, através da tomada de ação desejada (como realizar uma compra, se inscrever em um serviço, etc.).
3. Mobile first (Dispositivos móveis primeiro)
Conforme o Relatório Setores E-commerce no Brasil, divulgado pela agência Conversion, os sites e aplicativos de lojas virtuais, tiveram 32,1 bilhões de acessos nos últimos 12 meses.
Além disso, o estudo revela que mais de 77% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares em dezembro de 2024.
Por isso, é importante adotar o mobile first e investir em páginas responsivas, ou seja, que se adaptem a qualquer formato de tela.
Nesse contexto, é interessante usar o aplicativo Landing Page, que possui diversos modelos prontos para serem personalizados conforme a identidade visual e os objetivos de cada marca.
Com essa ferramenta é possível criar diversos tipos de páginas prontas para dispositivos móveis, incluindo páginas de venda, de captura, de agradecimento e mais, apenas arrastando e soltando.
4. Micro influenciadores e des-influência
Os macro influenciadores e celebridades, aqueles que possuem mais seguidores e cobram mais caro por publi, estão perdendo espaço e credibilidade entre o público que os acompanha e os contratantes.
Por isso, embora o perfil do influencer varie conforme o número de seguidores, vale ressaltar que essa não deve ser a métrica usada para fechar parcerias e sim a relevância dele para o seu nicho de mercado:
- Nano-influencers: 1–10 mil seguidores
- Micro-influencers: 10–100 mil seguidores
- Macro-influencers: 100 mil–1 milhão seguidores
- Mega-influencers: +1 milhão seguidores
O relatório The State of Influencer Marketing 2024: Benchmark Report, da Influencer Marketing Hub, destaca uma forte preferência das marcas por trabalhar com nano influenciadores (44%) e micro influenciadores (26%).
Além disso, o levantamento indica que as empresas estão mais preocupadas com fraudes envolvendo influenciadores e relatam um aumento no número de casos em comparação a 2023.
Para contratar um influenciador digital de forma mais segura, os lojistas virtuais podem usar uma plataforma específica para isso: o Ovni. Nela é possível fazer todo o acompanhamento da campanha, para melhorar a análise dos resultados obtidos.
Entretanto, é preciso ficar alerta a um movimento que vem ganhando força: a des-influência, produto da desconfiança dos consumidores em influencers que promovem produtos em posts patrocinados.
Segundo dados da LatAm Intersect Intelligence, 58,1% dos entrevistados disseram que confiavam nas publicidades de influenciadores em 2022 e o número caiu para 37,7% em 2024.
Os latino-americanos passam em média 3 horas e 34 minutos nas redes sociais diariamente, portanto explorar as possibilidades da mídia mais popular do continente é a estratégia mais adequada.
Desse modo, o cenário de creator economy gera constantemente novas tendências de marketing digital para lojas virtuais e deve crescer de US$ 250 bilhões em 2024 para US$ 480 bilhões em 2027, segundo a Kantar.
5. Conteúdo gerado pelo usuário e re-influência
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) pode ser a resposta para criar um ecossistema onde a criatividade, a autenticidade e o poder das redes sociais se unem para gerar valor para as marcas.
No relatório O futuro de consumo das redes sociais na América Latina, a Intersect mostra que 77% dos entrevistados preferem quando um usuário comum faz a avaliação de um produto/serviço – e não a própria empresa (15,4%) ou um influencer (7,6%).
Os dados da pesquisa apontam que anúncios com UGC alcançam taxa de cliques quatro vezes maior e custo por clique 50% menor que a média.
Essa é uma das razões pelas quais o marketing de influência vem sendo repaginado e ganhado novas correntes, como a desinfluência e a re-influência.
Afinal, a saturação do mercado e a controvérsia no comportamento de grandes influenciadores, não vem sendo bem vista nas redes sociais.
Dessa forma, na re-influência, o marketing boca a boca tem força novamente e as pessoas voltam a confiar na recomendação de amigos, familiares e conhecidos.
As marcas que se antecipam e percebem isso, saem na frente da concorrência. Portanto, oferecer recompensas ou benefícios para os clientes recomendarem produtos e serviços é uma estratégia bastante poderosa.
Exibir reviews nas páginas da sua loja virtual é igualmente importante, já que 83,4% dos brasileiros buscam avaliações de produtos de outros usuários, a maior porcentagem da América Latina.
Aqui, a dica é usar o aplicativo Lily Reviews para solicitar opiniões por e-mail e ainda disponibilizar um cupom de desconto como incentivo.
[Bônus] Dropshipping
O dropshipping não é necessariamente uma das tendências de marketing digital para lojas virtuais em 2025, mas não pode deixar de ser mencionado, pois é uma verdadeira mina de ouro para os empreendedores!
Em 2020, esse mercado já movimentava 128,6 bilhões de dólares e, segundo as previsões da Statista, pode chegar a 476,1 bilhões de dólares em 2026.
Isso significa que em apenas seis anos, o valor da venda online sem estoque pode quase quadruplicar, pois cada vez mais pessoas estão buscando oportunidades para ganhar dinheiro com a modalidade.
Em dúvida sobre o que vender? Conforme a Grand View Research, os principais
tipos de produto do mercado de dropshipping no Brasil são:
- Brinquedos, passatempos e DIY (Faça você mesmo);
- Móveis e Eletrodomésticos;
- Alimentação e Cuidados Pessoais;
- Eletrônicos e Mídia;
- Moda.
No Dropi, maior plataforma de dropshipping da América Latina, desenvolvida pela Empreender, é possível encontrar fornecedores confiáveis de diversos nichos, tanto nacionais quanto internacionais.
Aproveite e leia também: Produtos vencedores: quais escolher para vender na sua loja sem estoque?
Como colocar em prática essas tendências?
Para implementar essas tendências de marketing digital no seu e-commerce, o primeiro passo é priorizar o planejamento estratégico. Avalie quais dessas estratégias fazem sentido para o seu público e o estágio atual do seu negócio.
A inteligência artificial, a economia da atenção, o foco em dispositivos móveis, o poder dos micro influenciadores e o conteúdo gerado pelo usuário oferecem grandes possibilidades para se destacar.
Com as soluções do Empreender Plus, práticas e simples de implementação, você estará alinhado às demandas de um mercado cada vez mais digital e competitivo.
Colocar essas tendências na prática não é apenas seguir modismos, mas adaptar sua loja às expectativas do consumidor moderno, aumentando sua relevância.
Dê o primeiro passo hoje e aproveite todas as vantagens que a Empreender pode oferecer para sua loja! Conheça os aplicativos do Empreender Plus!