Ainda hoje, existem empresas que não investem em tráfego pago, pois não acreditam ou não entendem suas vantagens. Mas a verdade é que a mídia paga pode trazer resultados muito relevantes.
Caso você não saiba o que é tráfego pago, acompanhe esse texto até o fim para entender mais sobre o assunto.
O que é tráfego pago
O tráfego pago é uma das diversas estratégias do marketing digital amplamente usada por empresas de qualquer porte, principalmente quando estão iniciando no mercado, a fim de ganhar visibilidade na área.
O tráfego ou mídia paga é a forma de investir em plataformas para que seu conteúdo seja mostrado em destaque para o público desejado. Ou seja, ele pode levar o usuário até a página da sua marca ou produto, através de anúncios.
Diferentemente do tráfego orgânico, que não depende de investimento financeiro, necessário apenas o conhecimento de outras ferramentas como SEO, por exemplo, a gestão de tráfego pago nas redes sociais só funciona com o pagamento da campanha.
Vantagens do tráfego pago
Para que você conheça as principais vantagens do tráfego pago, preparamos uma lista com diversas informações. Veja:
Visibilidade
O primeiro objetivo do tráfego pago é aumentar a visibilidade do negócio e gerar reconhecimento do produto vendido ou serviço prestado. Após essa primeira campanha, a gestão do tráfego se dará a partir do público que foi construído para transformá-los em clientes.
Campanhas específicas
Os investimentos em mídia paga não precisam ser feitos a todo momento, ou seja, é possível ser mais efetivo fazendo campanhas pontuais a fim de gerar um bom retorno. Entre as possibilidades estão os lançamentos de novos produtos, promoções atraentes, campanhas em datas comemorativas, etc
Conversão
O tráfego pago impacta diretamente na taxa de conversão quando atinge os clientes em potencial, ou seja, atinge os leads que estão terminando o funil de vendas. A ideia é sempre entregar a solução certa para a busca dos usuários.
Pouco investimento
Muitos acreditam que para investir em mídia paga é necessário alto valor, mas a verdade é que é possível iniciar uma campanha com pouco dinheiro. É você quem vai definir a duração (diário, mensal ou semanal) e quanto deseja investir. No Facebook Ads, por exemplo, você pode começar investindo apenas 1 dólar por dia e o mesmo se aplica em outras plataformas.
Aplicação simples
Essa é outra grande vantagem de investir em tráfego pago: não é necessário nenhum terceiro para iniciar uma campanha, pois as principais plataformas e ferramentas são simples e fáceis de entender. Basta você se cadastrar na plataforma, configurar uma conta, definir uma estratégia e criar seus anúncios.
Métricas mensuráveis
O acompanhamento das métricas no tráfego pago é praticamente em tempo real, portanto é possível fazer alterações e mudanças de estratégias conforme vai conseguindo resultados. Esses ajustes permitem que a empresa mantenha a busca pelos objetivos definidos.
Quando usar tráfego pago
Geralmente o tráfego pago pode ser utilizado para as seguintes questões:
- Lançar produtos;
- Fazer promoções específicas;
- Divulgar um conteúdo relevante
- Gerar interesse em novos clientes;
- Posicionar a marca.
O tráfego pago no Google, por exemplo, é utilizado no início da empresa a fim de ter mais visibilidade e, dessa forma, entrar no mercado em busca de clientes.
Plataformas para tráfego pago
Atualmente existem muitas plataformas que oferecem a opção de criar anúncios em diversas redes sociais. É essencial que você entenda qual a finalidade de cada rede social e identifique onde o seu público alvo está. Conheça algumas:
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta mais utilizada para iniciar anúncios nos mecanismos de busca do Google. Nela, é possível segmentar o público atingido pela região, gênero, faixa etária etc. Além disso, a própria plataforma realiza testes na publicação para saber a efetividade e qualidade da campanha.
YouTube Ads
Quando a publicidade se baseia em vídeos, o Youtube é a melhor plataforma para realizar uma estratégia de tráfego pago. Com o Youtube Ads é possível criar e divulgar anúncios dentro dos vídeos apresentados na plataforma. Quanto mais eficiente o anúncio, melhor o posicionamento do negócio.
Facebook Ads
O Facebook Ads permite a criação de anúncios com fotos, textos ou vídeos que serão divulgados no Facebook. Ela também tem diversas opções para segmentar o anúncio.
Instagram Ads
Assim como o Facebook Ads, o Instagram Ads permite criar campanhas dentro do Instagram de diversas formas. É fundamental para atingir um público jovem e altamente engajado nas redes sociais.
TikTok Ads
O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo. Nela, os anúncios são criados com vídeos de 5 segundos a 1 minuto, podendo iniciar campanhas com 50 dólares por dia.
O tráfego pago, evidentemente, é uma estratégia fundamental para empresas que buscam resultados no meio digital. Mas vale lembrar que não existe uma ferramenta perfeita, o certo é você testar algumas opções e entender qual funciona melhor para seu negócio e seu público.