O unboxing experience é uma estratégia de marketing utilizada pelos e-commerces para surpreender o cliente e tornar a experiência de desembalar o produto muito mais memorável.

Essa estratégia torna a experiência do cliente muito mais positiva e satisfatória e traz muitos benefícios para a loja virtual, como fidelização de clientes e divulgação orgânica da marca.

Nesse artigo você vai ver o que é unboxing experience, quais as vantagens de adotar essa prática no e-commerce e algumas ideias de como aplicar a estratégia hoje mesmo. Boa leitura!

O que é Unboxing experience

Unboxing Experience (experiência de tirar da caixa, em tradução livre), é a estratégia de proporcionar um elemento surpresa no momento em que o cliente abre um pedido.

Trata-se de uma estratégia de marketing que visa criar uma experiência memorável e emocional para o cliente durante esse processo. Isso envolve não apenas a embalagem física, mas também os materiais internos, a apresentação do produto e quaisquer elementos extras que possam surpreender e encantar o cliente. 

Uma experiência de desembalar bem projetada pode aumentar a satisfação do cliente, criar conexões emocionais com a marca e incentivar compartilhamentos nas redes sociais, contribuindo para a fidelização e o marketing boca a boca.

Quais as vantagens do Unboxing Experience

Aplicar estratégias de unboxing experience traz muitas vantagens para o e-commerce. Uma surpresa agradável é sempre uma experiência positiva para o cliente.

O cuidado aplicado nessa estratégia faz com que os clientes se sintam importantes e valorizados, afinal a loja se preocupou em proporcionar uma experiência marcante. Consequentemente, isso aumenta a satisfação e fidelização dos consumidores com a loja.

Confira a seguir algumas vantagens de aplicar o unboxing experience no seu e-commerce.

Experiência do cliente positiva

A experiência do cliente com a marca é um fator fundamental. Mais de 80% dos consumidores alegam que preferem pagar mais caro em produtos se a experiência for positiva. 

Ainda assim, grande parte das empresas não investem na experiência do cliente. 

O unboxing experience é uma forma de proporcionar uma boa experiência no ato da entrega (mas não é o único fator, é a cereja do bolo). 

Fortalecimento da marca

Nem todas as lojas virtuais investem em unboxing experience. Proporcionar uma experiência agradável e inesperada ao cliente desperta nele emoções positivas, o que torna a marca memorável.

Em tempos onde a concorrência está tão acirrada, ser memorável é essencial para fidelizar clientes e fazer mais vendas.

Avaliações positivas

As avaliações são fundamentais para o sucesso do e-commerce. A prova social é um dos gatilhos mais importantes na realização de vendas, pois os consumidores precisam saber que algo é confiável para se sentirem seguros ao comprar.

Alguns estudos mostram que mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página do produto e 97% buscam informações sobre a empresa na internet antes de se tornarem clientes.

Em contrapartida, quando a experiência é positiva 51% dos consumidores têm o hábito de deixar avaliações recomendando a loja ou o produto. Por isso o unboxing experience é um grande aliado do e-commerce.

Leia também: Use as avaliações na personalização da experiência do cliente

Recomendação para novos clientes

Quando os consumidores vivenciam uma experiência positiva é natural que eles compartilhem com outras pessoas e divulguem em suas redes sociais. Isso aumenta a visibilidade da marca e gera desejo em novos clientes.

Fidelização de clientes

Por fim, proporcionar uma boa experiência aos clientes por meio do unboxing experience é uma forma de fidelizar mais clientes. Isso porque quando um cliente se sente satisfeito com o serviço, dificilmente ele vai trocar a loja virtual por outra.

Ideias de Unboxing Experience

Nesse tópico vamos abordar algumas ideias de ações de unboxing experience que podem ser implementadas no e-commerce. Além das citadas aqui, você pode criar as próprias ideias, sempre pensando em algo que vai surpreender positivamente o seu público-alvo.

Embalagens personalizadas

Uma forma de surpreender o cliente com o unboxing experience é enviando embalagens personalizadas. Essa personalização pode ser feita tanto de acordo com o branding da marca, quanto segundo as preferências do cliente.

Para a segunda opção, a loja virtual pode incluir um campo personalizado na página do produto onde o cliente envia o arquivo que deseja ver impresso na embalagem.

Leia também: Como adicionar um campo personalizado na loja virtual

Recados escritos à mão

Recados escritos à mão são gestos bastante simples, mas que encantam a maioria dos consumidores. As cartinhas escritas à mão demonstram cuidado e dedicação por parte da loja, além de humanizar a experiência.

Cupons de desconto na embalagem

Oferecer um cupom de desconto como forma de agradecimento pela compra é uma forma de retribuir ao cliente pela confiança depositada na loja, além de impulsionar as taxas de recompra.

Brindes surpresas

Entregar brindes surpresas aos clientes é uma forma de impactá-los positivamente no momento da entrega. Para não errar nessa etapa, escolha entregar brindes complementares ao produto principal.

Seguindo as dicas deste artigo, a experiência dos seus clientes será muito positiva na sua loja virtual. Aproveite e leia também o texto 3 formas de pedir avaliações aos clientes.