Abrir em e-commerce de moda pode ser muito lucrativo, mas também é desafiador. As roupas estão entre os itens mais vendidos na internet, então o que representa um mar de oportunidades também é sinônimo de alta concorrência.

Sendo assim, buscar maneiras de se destacar é essencial para ter sucesso nesse segmento. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a importância do marketing para e-commerces de moda, além de dar algumas dicas de como se destacar. Boa leitura!

Por que investir no Marketing para e-commerce de moda é importante

O mercado da moda é altamente competitivo. Quando você tem uma loja de roupas online, você não está competindo apenas com outras lojas de roupas online. Está competindo com grandes marcas, lojas do mesmo segmento e, até mesmo lojas físicas.

Além de prestar um excelente serviço ao cliente, uma das melhores formas de se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais clientes é por meio da construção de uma marca forte.

As estratégias de marketing servem para impulsionar o negócio e atrair o cliente ideal.

Com a internet, criar campanhas de marketing ficou fácil e barato. É algo que está ao alcance de quase todas as pessoas. Porém, é preciso ser estratégico ao criar e veicular campanhas.

Sem um bom direcionamento e clareza a respeito das estratégias, existe o risco de todo o dinheiro investido em campanhas ser jogado no lixo. Em contrapartida, com as estratégias certas sendo bem executadas, é possível atrair o cliente ideal para o seu e-commerce de moda.

5 sacadas de marketing para e-commerce de moda

veja a seguir 5 dicas para fazer o seu e-commerce de moda atingir o público desejado e se destacar da concorrência.

Definição da persona

A persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Se assemelha ao público-alvo, porém é um pouco mais específica. O público alvo determina características genéricas (gênero, idade, localidade, enquanto a persona determina estilo de vida, valores, gostos, etc.

Definir a persona é fundamental para planejar as estratégias de vendas e direcionar a comunicação do negócio em todos os canais de contato com o cliente.

Para definir a persona do seu e-commerce de moda é importante responder as seguintes perguntas:

  1. Quem é o seu público-alvo?
  2. Qual a faixa etária da sua persona?
  3. Quais seus interesses e hobbies?
  4. Qual o gênero da sua persona?
  5. Quais desafios e problemas a sua persona enfrenta?
  6. Qual sua profissão?
  7. Quais são seus desejos?
  8. Quais os principais canais de comunicação que a sua persona utiliza?
  9. Possíveis objeções que essa persona pode ter ao comprar o produto?
  10. Quais são seus valores e crenças?

Posicionamento de marca

Com a persona definida é muito mais fácil planejar o posicionamento do e-commerce. A moda em especial é um nicho que conversa diretamente com o estilo de vida e valores do consumidor. 

As roupas que alguém escolhe usar tem um objetivo muito maior que apenas proteger o corpo do frio. Por meio da moda, as pessoas se expressam, reforçam seus valores e identidade.

A moda pode refletir o estado de espírito de uma pessoa. Por exemplo, cores vivas e estampas alegres podem transmitir uma sensação de felicidade e otimismo, enquanto tons mais escuros e roupas minimalistas podem refletir um estado de espírito mais reservado ou sofisticado.

A moda, muitas vezes, também é usada para se identificar com grupos ou tribos específicas. Pessoas que compartilham interesses comuns, como música, subculturas ou movimentos sociais, muitas vezes adotam um estilo de moda semelhante para mostrar sua afiliação e pertencimento.

Sendo assim, é importante que a marca demonstre que seus valores são semelhantes aos valores dos clientes.

Criação de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são uma das melhores formas de atrair consumidores para o e-commerce de moda. os brasileiros estão entre os usuários mais engajados nas redes sociais do mundo.

Atualmente, 75% dos consumidores utilizam as redes sociais como meio para pesquisar produtos, segundo um levantamento da Opinion Box.

Além disso, 57% dos usuários usam as próprias redes para finalizar as compras.

Isso significa que estar presente nas redes sociais é altamente importante para um e-commerce.

Porém, é importante salientar que os usuários estão nas redes sociais em busca, principalmente, de entretenimento. Portanto, a produção de conteúdo deve ser estrategicamente pensada para agradar ao público.

Conectando as suas redes sociais ao site da loja com o Widget , as melhores publicações podem ser exibidas na página inicial do site ou nas páginas do produto. 

Leia também: Como conectar as redes sociais a sua loja virtual.

Anúncios online

fazer anúncios é uma maneira de alcançar um público mais amplo e impulsionar o negócio rapidamente.

Por meio dos anúncios, é possível divulgar os produtos do e-commerce de moda para o público interessado de maneira muito eficaz.

Hoje, as ferramentas de gerenciamento de anúncios do Facebook, Google e TikTok, por exemplo, permitem que os criativos sejam segmentados para o público de interesse. 

Sendo assim, se o seu e-commerce de moda tiver como foco pessoas que gostam de peças alternativas e fora do comum, os anúncios podem ser programados para aparecer somente para essas pessoas.

Isso aumenta bastante as taxas de conversão, além de contribuir para o Brand Awareness (conhecimento de marca) do e-commerce. Ou seja, ainda que num primeiro momento a pessoa não compre um produto, a loja passa a ser algo do seu campo de conhecimento.

A partir desse momento, esse consumidor entrou no seu funil de vendas e está apto a ser conduzido pela jornada de compras.

Parceria com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas que detém alcance de público e relevância nas redes sociais. Embora o tipo mais popular de influenciador sejam os influencers lifestyle (pessoas que compartilham a própria rotina), existem influenciadores de diversos segmentos. 

Fazer parcerias com influenciadores é um prato cheio para e-commerces da moda. As redes sociais estão recheadas de influenciadores do nicho, com uma base de seguidores engajada.

É uma das melhores maneiras de conseguir divulgar os produtos e obter um grande alcance. Além disso, o público de influenciadores de moda confia bastante nas indicações e recomendações do perfil, o que pode ser muito positivo para a loja virtual. 

Contudo, para aumentar as chances de ter uma campanha bem sucedida é importante escolher influenciadores que se comuniquem com o mesmo público que a marca deseja atingir.

Para encontrar influenciadores digitais para divulgar a sua loja, conheça o OVNI, aplicativo que conecta lojistas e digital influencers.

No Widget você cria campanhas mostrando quais produtos deseja divulgar e o modelo de divulgação, e os influenciadores interessados entram em contato com você.