O fim do ano geralmente traz muitas reflexões para os empreendedores. Afinal, esse é o momento de fazer um balanço entre o que deu certo ou errado, avaliar melhorias nas estratégias e planejar os desafios para o futuro próximo.
Segundo dados da pesquisa Retail X, o comércio eletrônico brasileiro teve o maior crescimento da America Latina em 2022, com uma receita de US$ 49,2 bilhões, demonstrando um crescimento nas vendas de US$ 8,1 bilhões em relação ao ano anterior.
Por essa razão, trouxemos este artigo falando sobre as principais tendências para o e-commerce em 2023. Leia e observe as oportunidades que pode aplicar ao seu negócio nos próximos anos.
Dados do e-commerce no Brasil e América Latina em 2022
As compras online já fazem parte da realidade dos brasileiros mais conectados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela NielsenIQ|Ebit, atualmente, existem 49,8 milhões de compradores online no Brasil.
Na América Latina, a taxa vem crescendo eminentemente por algumas razões, como: o aumento da população jovem e com expertise em tecnologia, a transformação digital, o acesso à internet e avanço no uso de smartphones em toda a região. Continue lendo para conhecer aspectos relevantes do assunto.
As categorias que tiveram maior variação na quantidade de pedidos virtuais entre 2021 e 2022 são:
- Alimentos e Bebidas (128%)
- Perfumaria e Cosméticos (24%)
- Bebês e Cia (17%)
- Saúde (15%).
Os dados sobre quem realiza pedidos no e-commerce brasileiro, revelam que as mulheres representam 56,9% e os homens, 54,3% do público.
Segundo pesquisa realizada pela Compre&Confie, as categorias mais consumidas pelas mulheres são: moda, acessórios, entretenimento, artigos para o lar, móveis, construção, decoração e telefonia.
Em comparação ao público feminino, os homens têm um volume maior de gastos, conforme o relatório Webshoppers, entretanto, as mulheres compram mais itens.
Quanto a preferência de dispositivo para efetuar as compras online, quase metade dos consumidores brasileiros (48%) preferem o celular do que o desktop. A sua loja virtual está preparada para essa demanda crescente, usando layouts responsivos ou desenvolvendo aplicativos?
As vendas do mobile commerce têm previsões para aumentar em 126%, atingindo a marca de US$ 52 bilhões até 2025. Não fique de fora, e conheça as principais tendências para o e-commerce em 2023.
Principais tendências para o e-commerce em 2023
No próximo ano as redes sociais vão continuar ditando as regras na internet, por isso, os empreendedores vão perceber que as principais tendências para o e-commerce em 2023, incluem essas ferramentas. Confira a seguir.
1 – Social selling
Se conectar e engajar os leads ou clientes potenciais, expandir a presença da sua marca e consequentemente, alavancar as vendas é o que chamamos de social selling, ou venda social.
Sendo assim, podemos dizer que essa estratégia, é o processo de criar relacionamentos e vendas através das redes sociais. Isso significa que os negócios online podem usar plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e TikTok para essa finalidade.
Além de utilizar as funcionalidades nativas das redes sociais, é possível incorporar os conteúdos postados em sua loja virtual com o aplicativo Widget, seja algo produzido pela própria marca ou em parceria com os influenciadores digitais – a próxima tendência que iremos abordar.
2 – Marketing de Influência
Os influenciadores digitais são a profissão do momento e ganham bastante vantagem por conta das tendências de social selling e social commerce.
Cada seguidor pode ser um fã da sua marca e contratar um digital influencer, pode ajudar a sua loja virtual a conseguir mais engajamento e principalmente, mais vendas. Segundo pesquisa da YouPix:
- 76% das pessoas compram o que os influenciadores recomendam;
- 69% das lembranças de anúncios vêm de ações publicitárias de influencers, em contrapartida, 36% vem dos anúncios tradicionais.
O Brasil está em segundo lugar no mundo, atrás apenas dos EUA, em termos de atividade das marcas no marketing de influência, de acordo com a Hype Auditor. Desse modo, claramente há um potencial em explorar essa estratégia no país.
Se a ainda não sabe como encontrar influenciadores para divulgar os produtos da sua loja, o Ovni é uma plataforma que pode auxiliar nessa tarefa. A nossa dica é: aproveite ao máximo as redes sociais para aumentar o poder de convencimento perante o seu público.
3 – Social commerce
O social commerce ou comércio social é bastante popular no continente asiático, principalmente por conta dos gigantes AliExpress e Shopee, e habilita as plataformas de redes sociais a venderem os produtos e serviços.
A principal diferença entre o social selling e o social commerce, é que a venda social é uma estratégia de relacionamento que vai além das redes sociais e o comércio social é um modelo de e-commerce.
Vale ressaltar que o social commerce é uma tendência que vem ganhando força mundialmente, com previsão de faturamento de US$ 1,29 trilhão em 2023, representando cerca de 20% das vendas globais do e-commerce.
Sendo assim, o próximo ano promete ser um bom para o desenvolvimento do social commerce no Brasil. Afinal, as redes sociais como TikTok, YouTube e WhatsApp estão investindo muito em ferramentas voltadas ao comércio no país.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que a maioria dos brasileiros já usa as redes sociais para buscar produtos. Sua loja virtual está pronta para oferecer uma nova e melhor experiência de compra aos seus clientes?
4 – Live shopping ou live commerce
O live commerce é uma tendência para o e-commerce em 2023, porque tem uma audiência qualificada, um ponto fundamental para quem trabalha com vendas. A conversão no e-commerce tradicional é de apenas 2% enquanto no live commerce chega a 30%, segundo dados da Mimo Sales.
O consumidor brasileiro, famoso por aderir facilmente às redes sociais, comprar quase tudo por meio de uma transmissão ao vivo. As empresas nacionais têm tentado repetir o sucesso da China, onde as vendas de live shopping devem chegar a US$ 423 bilhões.
As lives podem ocorrer em um site ou uma rede social da marca, que utiliza um influenciador digital ou um vendedor para demonstrar os produtos e os seus benefícios, oferecendo condições exclusivas, como descontos especiais, para quem está acompanhando a transmissão.
A finalização da compra geralmente exige poucos cliques e o link pode direcionar o usuário tanto para outro site quanto para o e-commerce da sua marca. Essa é uma grande oportunidade de negócio para os lojistas virtuais.
Atualmente não há dúvidas de que o live commerce veio para ficar, mas a tecnologia é algo que ainda não está bem estabelecido, de modo a construir um modelo único e interessante tanto para os vendedores quanto para clientes.
Continue lendo para conhecer outras tendências para o e-commerce em 2023.
5 – Infoprodutos
Os infoprodutos também são uma grande aposta para o próximo ano. Já pensou em comercializá-los em sua loja virtual? O aplicativo Dijital permite que você faça isso.
Desse modo, é possível vender o seu conhecimento ou entregar brindes aos seus clientes. As soluções digitais como cursos, e-books e videoaulas estão cada vez mais populares e passaram a ser bem mais aceitas após a pandemia.
Conforme pesquisa da Connect Soluções Digitais, diariamente mais de 4 mil novos infoprodutos são inseridos nas principais plataformas de serviços do tipo, como a Hotmart, Eduzz e Monetizze.
Educar o público consumidor é uma tendência que não deve sair de moda nas estratégias do marketing digital. Então, aproveite para aliar ao seu negócio a capacitação daqueles interessados em assuntos específicos.
6 – Dropshipping
A venda sem estoque tem atraído cada vez mais pessoas, tanto pela possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e abrir um negócio online com pouco ou nenhum investimento, quanto pela chance de conseguir uma renda extra. Esse é o seu caso?
Saiba que conhecer fornecedores de confiança é essencial para manter a qualidade nas suas entregas, afinal, é da sua loja que o cliente está comprando. Em nosso blog já mencionamos uma série de dicas sobre o assunto.
Certamente investir em plataformas especializadas em dropshipping é a melhor opção para os empreendedores que não querem ter dor de cabeça. Por isso, recomendamos o Dropi, um aplicativo que conecta centenas de fornecedores nacionais e internacionais confiáveis aos lojistas virtuais que trabalham ou querem atuar nesse modelo de negócio.
Uma tendência no e-commerce que pode favorecer o dropshipping, é o crescimento das compras virtuais em plataformas que aceitam bem a venda sem estoque, como o AliExpress. Mais da metade (54%) dos brasileiros que fazem compras online usam aplicativos ou sites de lojas estrangeiras. De acordo com pesquisas, os líderes de venda no país são:
- Shopee (42%);
- Aliexpress (34%);
- Amazon (31%);
- Shein (16%);
- Wish (7%).
Além disso, não podemos deixar de mencionar que o Dropi também é uma opção para quem quer escalar as vendas e se transformar em um fornecedor nacional de dropshipping.
Vale a pena conhecer e apostar nessa tendência, assim como pode ser uma grande aliada na venda de produtos sob demanda, como falaremos a seguir.
7 – Impressão sob demanda
A sustentabilidade é um assunto em alta, devido à possibilidade de ocorrer extinção e/ou escassez de recursos naturais, sendo assim, afeta diretamente a moda. Dessa maneira, uma alternativa inteligente encontrada pelos empreendedores, é trabalhar com produtos sob demanda, para diminuir o desperdício de insumos.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por essa razão, o mercado de itens personalizados também ganhou bastante espaço. A impressão sob demanda serve para unir e atender essa demanda eminente.
Nós indicamos a Montink aos empreendedores que desejam atuar no mercado de print on demand. A Montink é uma plataforma que permite criar uma loja virtual com inteligência artificial e é completamente compatível com o dropshipping nacional ou internacional, pois tem filial no Brasil e EUA.
Veja no vídeo abaixo, como é simples fazer impressão sob demanda com a Montink:
Conte com a Empreender para encontrar soluções inovadoras para o seu negócio! Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as tendências para o e-commerce em 2023.