Longe vão os tempos em que os clientes olhavam para as montras visitando a loja fisicamente ou olhando para os artigos através da montra. Mas com tudo à nossa volta a transformar-se e a tornar-se digital, isso também ficou ultrapassado.

Hoje em dia, os consumidores navegam na web para visualizar e obter informações sobre os produtos. Esta é uma era de comércio eletrónico onde os produtos e serviços são vendidos online. O comércio eletrónico também libertou os clientes da gestão do tempo restante e do investimento de tempo na recolha e verificação do material de cada produto.

Podem visualizar rapidamente as suas imagens e ler as descrições dos produtos para visualizar todos os aspetos e aprender todas as informações sobre os mesmos. O comércio eletrónico não só aproveita o conteúdo visual sob a forma de imagens de produtos, como também capitaliza as suas outras formas, como vídeos curtos sobre descrições de produtos, infográficos, animações e narrativas visuais.

Mas se as imagens dos produtos são utilizadas para exibir o aspeto e os componentes dos produtos, qual o papel de outros conteúdos visuais no comércio eletrónico? Ou ajudam a aumentar as vendas ou as receitas? Se se está a questionar sobre estas questões, basta ler o artigo abaixo. Destacará os benefícios do uso de infográficos e narrativa visual para impulsionar as vendas do comércio eletrónico.

O Que São Infografias E Narrativa Visual

Os infográficos são dados concebidos graficamente para fornecer informações de forma instantânea e direta. Pode transmitir dados e procedimentos complexos de forma conveniente e convincente com a ajuda de infográficos.

Por outro lado, a narrativa visual é uma abordagem de marketing no comércio eletrónico que aproveita os meios visuais para contar histórias, evocar emoções e construir o envolvimento do utilizador. A narrativa visual pode ser obtida utilizando qualquer coisa, desde imagens, ilustrações, infográficos ou vídeos, e pode ser melhorada com gráficos, música, voz e outros tipos de áudio.

Benefícios Do Uso De Infografias E Narrativa Visual

  • Maior Envolvimento

Os infográficos e a narrativa visual aumentam o apelo visual, o que ajuda a aumentar o envolvimento do público. Os visitantes que chegam a um site de comércio eletrónico não estão ali para ler textos extensos, dando vibração à tese. Em vez disso, procuram um aspeto rápido do produto que os informe completamente sobre o mesmo.

Embora a fotografia do produto não seja suficiente para os informar sobre tudo sobre um produto, por vezes precisam de algum texto. Os infográficos, sejam eles criados para mencionar os componentes do produto ou um guia de como utilizá-lo, podem ajudar bastante na construção do seu engagement.

Da mesma forma, a narrativa visual através de qualquer multimédia pode ajudar a fornecer a informação necessária num estilo cativante, o que pode aborrecer o público se for feito através de meios baseados em texto.

A narrativa visual capta a atenção dos consumidores e transmite a respetiva mensagem com cores marcantes, tipos de letra proeminentes e designs apelativos. Como resultado, o público que não se entrega à leitura de informação textual compreende os pontos críticos e passa tempo suficiente na sua plataforma para construir engagement.

  • Melhor Retenção De Informações

A capacidade de atenção humana e a retenção da memória têm vindo a diminuir continuamente. Com os nossos cérebros ocupados com várias coisas ao mesmo tempo, tornou-se muito difícil memorizar cada informação com a qual interagimos. Embora apenas 20% do que lemos permaneça realmente na nossa mente, lembramo-nos de quase 80% do que experienciamos e vemos.

As representações visuais de dados, como infográficos e histórias visuais, ajudam os consumidores a recordar a informação durante longos períodos de tempo. Quando os clientes conseguem lembrar-se facilmente de detalhes sobre o produto ou marketing da marca, é mais provável que voltem ao seu website e comprem.

  • Melhore A Tomada De Decisões

Os recursos visuais, como infográficos e histórias, podem facilitar as decisões de compra dos consumidores. Como já foi abordado, os recursos visuais impactam fortemente a memória e a retenção de informação.

Pode levar a melhores escolhas, comparações e consideração de vantagens. Os infográficos podem apresentar factos, benefícios e comparações de forma clara e concisa para ajudar os consumidores na tomada de decisões.

A narrativa visual permite destacar exemplos de utilização e testemunhos da vida real, mostrando como as suas soluções resolvem problemas e atendem às necessidades dos clientes. Este nível de transparência e capacidade de identificação tem o potencial de persuadir os clientes a tomar decisões de compra informadas e confiantes.

  • Construa Confiança E Credibilidade

A confiança e a credibilidade de qualquer plataforma de comércio eletrónico ou site empresarial são os principais motivos pelos quais os clientes compram nele. Ninguém quer comprar nada de uma plataforma ou site não fidedigno e que não tenha uma boa reputação no mercado. A abordagem de storytelling visual permite que o comércio eletrónico aumente as vendas, construindo confiança e credibilidade.

Os proprietários de websites podem publicar a sua jornada de marca e testemunhos de clientes satisfeitos sob a forma de infográficos e histórias visuais. Quando outros consumidores os visualizam, isso reflete a autoridade e a fiabilidade da plataforma. Isto dá-lhes um motivo para comprar nestas plataformas e aumentar as vendas no comércio eletrónico.

Um fator importante que deve receber total atenção é a originalidade e autenticidade dos seus visuais. Se quiser conquistar a confiança dos clientes na sua plataforma, irá sempre criar os seus próprios infográficos ou contratar um profissional para a tarefa. Se copiar o trabalho de outras pessoas, isso poderá ter um impacto negativo nos seus esforços.

Por isso, garanta a originalidade dos seus infográficos antes de os publicar com uma ferramenta fiável de pesquisar imagem. Esta ferramenta informa se os seus infográficos ou outros dados visuais parecem semelhantes aos dos seus concorrentes. Assim, ao pesquisar imagens, pode verificar se o seu designer está a fornecer trabalhos originais ou duplicados de terceiros.

  • Maior Partilha Social

Os infográficos e outras formas de contar histórias visualmente envolventes podem ser partilhados de forma rápida e fácil em comparação com os blogues e artigos. Como o conteúdo visual tem maior probabilidade de gerar engagement (gostos, partilhas e comentários) do que as publicações baseadas em texto, são priorizados nas plataformas de redes sociais.

A criação de infográficos relevantes para os seus produtos permite que as empresas de comércio eletrónico alcancem um público mais vasto e atraiam mais potenciais clientes através das redes sociais.

Podem fornecer conteúdo útil, como guias de procedimentos, benefícios dos seus produtos e outros insights valiosos de uma forma narrativa que envolva o respetivo público, e acham que vale a pena partilhar. Isto aumenta as hipóteses de o seu conteúdo e o nome da plataforma de comércio eletrónico alcançarem o novo público e a probabilidade de estes comprarem no seu website.

Conclusão

O comércio eletrónico é um negócio em proliferação e com elevado potencial para aumentar as suas vendas. No entanto, vendas mais elevadas não são brincadeira de crianças; tem de se esforçar para tornar isso possível. Um fator significativo que pode desempenhar um papel útil para atingir este objetivo é o conteúdo visual. O artigo acima destacou como os infográficos e as histórias visuais podem ajudar a impulsionar as vendas no comércio eletrónico. Espero que inclua isto na sua estratégia de marketing e experimente uma diferença nas suas vendas e conversões.