
Se você quer aprender como colocar depoimentos na Shopify, entende que essa estratégia traz credibilidade para sua loja e consequentemente aumenta as vendas.
Dois estudos recentes da Gartner analisaram o comportamento dos consumidores e revelaram o peso que avaliações e comentários têm na decisão de compra.
A Pesquisa de Comportamento de Compra de Software de 2024 mostrou que 98% dos consumidores consideram avaliações essenciais antes de comprar.
Enquanto isso, o Guia para Coleta de Avaliações apontou que os compradores analisam, em média, 10 avaliações antes de tomar uma decisão.
A partir desses estudos, podemos entender melhor por que reviews são tão importantes e como usá-las estrategicamente na sua loja virtual. Neste artigo, você vai descobrir isso e muito mais! Boa leitura!
Como coletar e exibir depoimentos na Shopify?
A Shopify possui diversos aplicativos que ajudam a coletar e exibir depoimentos automaticamente na página do produto.
No entanto, um dos mais recomendados para lojistas brasileiros é o Lily Reviews, que permite que seus clientes deixem avaliações em texto, foto e vídeo, até mesmo do TikTok.
O Lily Reviews também tem integração com o WhatsApp através do aplicativo SAK, permitindo que você peça avaliações de forma automática.
Além disso, ele oferece cupons de desconto para incentivar os clientes a deixarem comentários, o que aumenta ainda mais o número de depoimentos.
Confira o tutorial ensinando como colocar depoimentos na Shopify, através da integração com o Lily Reviews:
- Acesse seu painel administrativo na Shopify;
- Selecione “Configuração”;
- Clique em “Apps e Canais de Vendas”;
- Selecione “Desenvolver Apps”;
- Clique em “Permitir o desenvolvimento de apps personalizados”;
- Selecione “Criar App”;
- Dê um nome, sugestão “Lily Reviews”, e confirme a criação;
- Clique em “Configurar escopos da API Admin”;
- Selecione as opções de “Produtos”, “Listagem de produtos”, “Pedidos”, “Clientes”, “Descontos”, “Tags de Script”, “Rascunhos de pedido”, “Serviços de processamento de pedidos”;
- Clique em “Salvar”;
- Selecione “Instalar app”;
- Vá em “Credenciais da API”;
- Copie o Token, Chave de API e Chave Secreta;
- Acesse o menu integrações no Lily;
- Clique em “Lily”;
- Cole o Token, Chave de API e Chave Secreta;
- Selecione “Conectar”.
Para ficar ainda mais fácil, o passo a passo completo também está disponível no vídeo abaixo:
Como ativar avaliações na Shopify e conquistar mais comentários?
Se ter avaliações é essencial para aumentar as vendas, garantir que a sua loja receba um fluxo constante de depoimentos relevantes é o próximo passo. As pesquisas apontam algumas práticas fundamentais para isso:
Automatize o pedido de avaliações
Segundo o Review Collection Guide, o melhor momento para pedir uma avaliação é de 3 a 7 dias após a entrega. Isso garante que o cliente teve tempo para testar o produto, mas ainda está com a experiência fresca na memória.
O Lily Reviews é uma ferramenta que automatiza esses pedidos, garantindo que sua loja receba avaliações constantes sem que você precise lembrar de pedir.
Ofereça benefícios para quem avaliar
Um dos motivos pelos quais muitos clientes não deixam avaliações é a falta de recompensas. Nos Estados Unidos, por exemplo, um levantamento da Statista apontou que mais de 70% dos entrevistados preencheria pesquisas de feedback pela segunda vez apenas para receber incentivos.
Entretanto, é importante garantir que essas avaliações sejam autênticas. Em vez de recompensar apenas quem deixa avaliações positivas, incentive qualquer tipo de feedback honesto.
Facilite o processo de avaliação
Se o cliente precisa acessar várias páginas ou preencher formulários longos, ele pode desistir de deixar um depoimento, pois conforme a Statista, mais de 53% dos entrevistados afirmou que preencheria uma segunda pesquisa de feedback se o processo fosse fácil.
Sendo assim, o ideal é que fluxo seja rápido e simples, com um botão direto na página de produto ou um link enviado automaticamente.
Importe depoimentos de outras plataformas
Você sabia que se já vendeu em marketplaces como Shopee, pode aproveitar os depoimentos que já recebeu nessa plataforma? Pois é!
O Lily Reviews permite importar essas avaliações automaticamente, garantindo que sua loja Shopify já comece com credibilidade.
Por que os depoimentos são essenciais para vender mais?
O consumidor digital é desconfiado por natureza. Sem poder tocar no produto ou ver pessoalmente, ele depende das opiniões de outros clientes para tomar a decisão de compra.
Afinal, a maior barreira para um consumidor online é a incerteza de saber se o produto é de qualidade, se vai chegar no prazo ou se loja é confiável.
Nesse contexto, o Review Collection Guide destacou os principais fatores que os consumidores mais valorizam nas avaliações:
- Atualidade: 92% dos consumidores confiam mais em avaliações feitas nos últimos 12 meses;
- Detalhamento: 54% preferem avaliações que mencionam pontos positivos e negativos;
- Verificação: 66% dão mais credibilidade a avaliações autenticadas por terceiros, pois percebem que são legítimas e não manipuladas pela marca.
- Distribuição equilibrada de notas: 42% dos consumidores analisam a relação entre avaliações positivas e negativas antes de tomar uma decisão.
Além disso, segundo a Statista, 62% dos consumidores estão preocupados com a IA que se faz passar por indivíduos para fornecer depoimentos falsos/ enganosos.
Isso significa que não basta ter avaliações genéricas ou antigas. Para que elas realmente impulsionem as vendas, precisam ser recentes, detalhadas e confiáveis.
O que faz uma avaliação ser boa?
Não basta só um “Gostei” ou “Ótimo produto”. Avaliações mais detalhadas fazem toda a diferença e aumentam ainda mais a confiança, pois os clientes querem saber:
- Os prós e contras do produto: o que a pessoa mais gostou? O que poderia melhorar?
- Se o produto é como na foto: a cor, o tamanho e a qualidade são realmente como descritos?
- A experiência de compra: o produto chegou rápido? A loja atendeu bem?
Além disso, muitas pessoas confiam mais em avaliações que trazem fotos e vídeos reais do produto, pois isso dá uma noção muito melhor de como ele realmente é.
Não perca vendas por falta de avaliações!
Agora que você sabe como colocar depoimentos na Shopify, importância e razões para fazer isso, não perca tempo e comece a implementar essa estratégia na sua loja.
Afinal, avaliações são um dos fatores mais importantes para convencer um cliente a comprar, além de ajudarem a construir credibilidade e melhorar seu posicionamento no Google.
O Lily Reviews está totalmente alinhado com as tendências apontadas nas pesquisas. Ele permite que lojistas coletem e exibam avaliações de clientes em diversos formatos. Além disso, oferece recursos estratégicos para aumentar conversões:
- Solicitação automática de avaliações via e-mail e WhatsApp (integrado com SAK);
- Cupons de desconto para incentivadores, o que pode aumentar a taxa de feedback positivo;
- Importação de avaliações do Google Meu Negócio e Shopee, ampliando a prova social;
- Personalização completa das avaliações, para manter a identidade visual da loja;
- Perguntas e Respostas (Q&A), permitindo que lojistas respondam dúvidas publicamente e reforcem a credibilidade.
Se você quer uma solução prática e eficiente, o Lily Reviews facilita todo o processo, desde a coleta até a exibição dos depoimentos, aumentando a quantidade de vendas da sua loja. Instale agora e transforme avaliações em vendas!