Grupo ou lista de transmissão: qual o melhor para o seu negócio?

Em 2022, o WhatsApp seguiu sendo um dos aplicativos mais usados no mundo inteiro, inclusive, houve um aumento na sua popularidade. Sendo assim, usar os recursos disponíveis, como grupo e lista de transmissão, oferece diversas vantagens para os empreendedores. Segundo pesquisa da MoneyTransfers, esta rede social obteve 41% de engajamento somente no primeiro trimestre

Diante dessas informações, leia este artigo para conferir as principais diferenças entre grupo ou lista de transmissão e descobra a melhor opção para o seu negócio!

Por que as empresas devem usar o WhatsApp vender e se comunicar com os clientes?

O WhatsApp foi fundado em 2009 e surgiu como uma alternativa às mensagens de texto (SMS). No Brasil, é o principal mensageiro há anos, ocupando o segundo lugar no ranking mundial de usuários do aplicativo. 

De acordo com dados da DataFolha, 94% dos internautas brasileiros têm conta em alguma rede social e o WhatsApp lidera com 92% das respostas, assim como também predomina em todas as classes sociais e regiões do país.

Um levantamento da Opinion Box concluiu que 80% dos entrevistados se comunicam com marcas e empresas através do WhatsApp e apenas 1% não acha essa opção adequada.  As principais finalidades desse relacionamento, são:

  • 56% – comprar produtos e serviços;
  • 53% – receber promoções;
  • 38% –  receber novidades e conteúdos.

Além disso, mais da metade dos entrevistados, 55%, revelaram que não se importam em receber publicidade no WhatsApp, desde que tenham fornecido o número para as empresas. 

Na contramão, um fato alarmante, é que muitas instituições ainda não estão respeitando a LGPD, pois 79% dos entrevistados afirmam já ter recebido mensagens e ofertas comerciais, sem autorização prévia, dentre os quais, 59%, respondem assim mesmo, caso se interessem pela proposta.

O grande trunfo do WhatsApp é a conexão direta que os usuários estabelecem entre si, seja por meio de conversas pessoais ou comerciais, grupo ou lista de transmissão. Além disso, a adição de novos recursos colaboram com o crescimento dessa rede social. 

Sendo assim, muitas oportunidades são agregadas ao comércio eletrônico. Continue lendo para conferir como vender pelo WhatsApp usando ferramentas do próprio aplicativo e funcionalidades de automação.

Grupo ou lista de transmissão: qual usar na sua loja virtual?

Conheça um pouco mais sobre duas ferramentas do WhatsApp que podem auxiliar a alavancar as vendas do seu negócio online: grupo ou lista de transmissão.

Grupo no WhatsApp

Os grupos são comunidades bem aceitas e utilizadas, afinal o brasileiro gosta da interação online, por essa razão, as redes sociais sempre fazem sucesso em nosso país.

Ainda conforme a pesquisa da Opinion Box que mencionamos anteriormente, foi revelado que a maioria dos entrevistados participa de grupos no WhatsApp. Os dados que nos interessam, apontam que:

  • 28% participa de grupos de promoções e descontos;
  • 27% participa de grupos de vendas de produtos;
  • 24% participa de grupos de empresas.

O WhatsApp permite a inclusão de até 256 participantes em cada grupo. Atualmente essa é uma desvantagem do recurso, pois acaba diminuindo as chances de alcançar mais clientes em potenciais simultaneamente. Afinal, sempre que um grupo atinge o limite estabelecido, outro tem que ser criado e assim por diante.

As características que podem ser personalizadas nos grupos são: nome de até 25 caracteres, descrição que pode conter links e outras informações, foto, incluir pessoas para administrar em conjunto e limitar as postagens apenas para administradores.

Justamente por entender a importância do WhatsApp tanto para o relacionamento com os clientes e leads, quanto para o aumento da conversão no e-commerce, a Empreender possui em seu portfólio, aplicativos que fazem integração com essa rede social, como o Whats.ly.

O Whats.ly é a melhor opção para quem está procurando uma ferramenta para criar grupos no WhatsApp automaticamente e sem limites. É ideal para lançamentos de produtos online, ofertas dropshipping, infoprodutos e qualquer estratégia de marketing digital. Veja como vender usando grupos de WhatsApp:

Continue lendo para aprender mais sobre os recursos do WhatsApp e decidir qual a melhor opção para o seu negócio: grupo ou lista de transmissão.

Lista de transmissão no WhatsApp

As listas de transmissão são um recurso do WhatsApp Business, bastante utilizado pelas empresas com as mesmas finalidades dos grupos. Entretanto, como as mensagens são disparadas individualmente aos contatos, é como se a conversa ocorresse no privado, sem gerar a sensação de comunidade.

Há semelhanças nas características das funcionalidades entre os dois recursos citados, pois também são permitidos apenas 256 contatos por lista de transmissão, que podem ser criadas manualmente de modo ilimitado. Vale ressaltar que ambos exigem cuidado não somente com os dados dos clientes e leads, como também de spam.

Afinal, entre as razões que levam as pessoas a saírem de grupos do WhatsApp, 74% dos entrevistados pela Opinion Box mencionam o alto volume de mensagens e 47% discussão com outros participantes. Sendo assim, permitir que apenas os administradores façam postagens, é uma alternativa para as empresas, ao invés de simplesmente desistirem desse recurso.

Agora que chegamos ao fim do texto, esperamos ter esclarecido que a melhor opção para vender usando o WhatsApp é aquela que atende as demandas do seu negócio, independente de ser grupo ou lista de transmissão! Se fizer sentido, por exemplo, por que não utilizar ambos?

Não esqueça que pode contar com o Whats.ly para criar grupos automaticamente, facilitando sua jornada de empreendedor. Clique e experimente essa ferramenta gratuitamente!