Se você possui uma loja virtual, já deve estar familiarizado com a importância de estar presente nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca. As boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) são uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico da sua loja virtual, e as avaliações podem ajudar nisso.
Os mecanismos de buscas levam diversos fatores em consideração para avaliar quais os sites mais relevantes para aparecer nos primeiros resultados. Alguns desses fatores incluem a descrição dos produtos, fotos dos produtos, URL amigável e as avaliações.
Nesse artigo, você vai entender o que é SEO e porque e qual sua importância para a loja virtual, além de descobrir a importância das avaliações na otimização da sua loja virtual. Boa leitura!
O que é SEO e sua importância para loja virtual
Você já imaginou ter uma loja virtual incrível, com produtos de alta qualidade, preços excelentes mas ficar escondido nas profundezas da internet? Sem cliques, sem vendas,sem conversão… É para evitar esse tipo de situação que entra o SEO.
SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias e técnicas que têm como objetivo melhorar a visibilidade e o tráfego orgânico da sua loja virtual nos motores de busca, como o Google.
Mas por que isso é tão importante? Simplesmente porque a maioria das pessoas recorre aos motores de busca para encontrar o que desejam comprar. E estar bem posicionado nos resultados de pesquisa é a chave para atrair um fluxo constante de visitantes qualificados para a sua loja.
Afinal, vamos ser sinceros: quem tem tempo ou paciência para ficar navegando nas páginas de resultados? Geralmente, os usuários clicam nos primeiros resultados, confiando que eles sejam os mais relevantes e confiáveis.
Por isso a importância de uma boa posição nos resultados de pesquisa. Quanto mais alta a sua loja aparecer, maiores são as chances de ser notada pelos clientes em potencial. E isso se traduz em mais visitas, mais oportunidades de venda e, é claro, mais sucesso para o seu negócio!
Portanto, não subestime o poder do SEO. Ele é o caminho para levar a sua loja virtual ao topo e conquistar a atenção do seu público-alvo. Está pronto para subir nos rankings de busca e colher os frutos do tráfego orgânico? Então continue lendo e descubra como as avaliações podem impulsionar o seu SEO de forma surpreendente!
O papel das avaliações no SEO
Você já parou para pensar como as opiniões dos clientes podem influenciar o sucesso da sua loja virtual? Pois é, além de impactar diretamente a reputação do seu negócio, as avaliações também desempenham um papel crucial no SEO, o segredo por trás da visibilidade online!
As avaliações dos clientes têm o poder de impulsionar o seu SEO de forma extraordinária. Quando os consumidores deixam suas opiniões sobre os produtos, eles estão criando conteúdo valioso para o seu site.
Imagine só: cada avaliação é uma nova oportunidade de inclusão de palavras-chave relevantes nas páginas de produto da sua loja. Isso ajuda a melhorar a relevância do seu site para os motores de busca e aumenta as chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.
Mas não é só isso! O EQI, um estudo renomado sobre a qualidade do e-commerce, revelou que as avaliações possuem um peso significativo no SEO. O rating score, que é a nota média atribuída pelos consumidores, e o review score, que é o número de comentários sobre o produto, são fatores relevantes considerados na classificação dos sites nos resultados de pesquisa.
Quanto mais avaliações positivas e comentários autênticos você tiver, mais chances terá de conquistar uma posição privilegiada nos rankings. Afinal, o Google valoriza a experiência dos usuários e considera a confiança transmitida pelas avaliações como um indicador de qualidade.
O importância das avaliações para o consumidor
As avaliações dos clientes são fundamentais na decisão de compra. Estudos apontam que mais de 80% dos consumidores buscam pelos comentários de outros clientes antes de comprar. Além disso, 97% buscam saber se a empresa é realmente confiável.
Um estudo realizado em 2019 pelo E-commerce Quality Index mostrou que as avaliações tem um papel fundamental para mostrar para os consumidores que o e-commerce é de qualidade.
O índice EQI avalia cinco critérios presentes nas páginas de produto:
- rating score – nota média do produto avaliada pelos consumidores;
- description score – número de palavras encontradas no campo de descrição do produto;
- review score – número de comentários sobre o produto na página,
- image score – número de imagens presentes na página;
- search score – nota média baseada no número de caracteres no título e se o produto está cadastrado em alguma categoria no site.
E adivinha só: as avaliações têm um papel fundamental nessa avaliação! De acordo com o EQI, as avaliações (ratings) e os comentários (reviews) são considerados, junto com as descrições, respectivamente, o primeiro e o terceiro fator mais relevantes.
As avaliações e os comentários fornecem uma fonte autêntica e imparcial de informações sobre os produtos e a experiência de compra. Eles ajudam os consumidores a terem uma visão realista dos produtos e a formarem expectativas mais precisas antes de efetuar uma compra.
Além disso, o EQI também destaca a importância da quantidade de avaliações e comentários. Quanto mais feedbacks positivos você tiver, maior será a percepção de confiabilidade e qualidade por parte dos consumidores. E isso não só influencia a decisão de compra, mas também pode impactar positivamente o posicionamento da sua loja nos resultados de pesquisa.
Como adicionar avaliações na loja virtual
O Lily Reviews é a solução perfeita para gerenciar as avaliações dos clientes na sua loja virtual. Com suas diversas funcionalidades, ele facilita a coleta e a exibição de avaliações autênticas dos seus produtos, fortalecendo a confiança dos consumidores e impulsionando as vendas.
Uma das principais funcionalidades do Lily Reviews é a possibilidade de coletar avaliações com textos, fotos, vídeos e até links para o TikTok. Isso significa que seus clientes podem compartilhar suas experiências de forma completa e envolvente, enriquecendo as avaliações e fornecendo informações valiosas para outros consumidores.
Além disso, o Lily Reviews permite que você adicione um carrossel de avaliações diretamente na página inicial do e-commerce, tornando as avaliações visíveis para todos os visitantes. Essa transparência demonstra que a sua loja se preocupa com a opinião dos clientes e está comprometida em oferecer a melhor experiência de compra.
Para adicionar o Lily Reviews à sua loja virtual, o processo é simples e rápido. Veja como fazer no vídeo abaixo:
No canal oficial da Empreender no YouTube, você encontra tutoriais específicos de cada plataforma de e-commerce.
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