As imagens dos produtos são um dos elementos mais importantes para as vendas do e-commerce. É por meio das imagens que os consumidores analisam as características dos produtos, como formatos, tamanhos, detalhes, etc.
As fotos são tão importantes para as vendas que cerca de 85% dos consumidores desistem de comprar em um site se este não apresentar fotos dos produtos. O que não é de se espantar devido ao alto número de golpes online.
Neste artigo você vai ver o que são as fotos dos produtos no e-commerce, quais suas principais características, como tirar boas fotos sozinho e onde conseguir imagens caso a sua loja seja de dropshipping.
O que é fotografia para e-commerce?
O comércio eletrônico está em constante crescimento. Milhões de consumidores já são adeptos à prática de comprar online há alguns anos, outros iniciaram na modalidade depois da pandemia e não pretendem parar.
Fazer compras em lojas online possui muitas vantagens quando comparamos com as compras em lojas físicas. Algumas dessas vantagens incluem:
- Comodidade de comprar sem sair de casa;
- Possibilidade de comparar diversas lojas em pouco tempo;
- Acesso à lojas de qualquer lugar do país e do exterior;
- Vantagens como cupons de desconto, frete grátis, recomendações personalizadas, etc.
Porém, as compras online também possuem algumas desvantagens. Uma das principais é que o cliente não tem acesso ao produto em tempo real para analisar suas características e qualidade.
Por isso, é essencial que os lojistas busquem maneiras de aproximar ao máximo a experiência online da experiência em lojas físicas.
As melhores maneiras de fazer é investir em uma boa descrição dos produtos, contendo os principais detalhes técnicos além de usar recursos de persuasão para tornar o produto mais atraente.
Além disso, boas fotos dando ênfase aos detalhes do produto ajudam o usuário a visualizar melhor como é o objeto, de qual material ele é constituído, qual seu tamanho, etc.
Outros recursos para melhorar a experiência do usuário com a visualização do produto podem ser utilizados, como as tecnologias de realidade aumentada, o que permite que o usuário visualize por inteligência artificial como o item interage com o ambiente.
Qual é a importância das imagens em um e-commerce
As imagens no e-commerce desempenham um papel fundamental para a realização das vendas.
Segundo um estudo realizado pelo E-commerce Quality Index analisou os principais fatores que tornam uma loja virtual atraente e confiável para os consumidores. Os 5 principais critérios são:
- rating score – nota média do produto avaliada pelos consumidores;
- description score – número de palavras encontradas no campo de descrição do produto;
- review score – número de comentários sobre o produto na página,
- image score – número de imagens presentes na página;
- search score – nota média baseada no número de caracteres no título e se o produto está cadastrado em alguma categoria no site.
Como mostra o estudo, as imagens são fundamentais na decisão de compra do cliente. Segundo um levantamento do EQI, 85% dos consumidores não comprariam de um site que não mostra as imagens do produto.
Sendo assim, negligenciar as fotos do produto deixando de postar, postando poucas ou de baixa qualidade não deve ser uma opção.
Quais as características principais da fotografia para e-commerce?
As imagens do e-commerce possuem uma função clara: mostrar o produto da melhor forma possível para o cliente, sanando suas dúvidas para efetuar a venda. Sua composição deve possibilitar que o objetivo seja alcançado.
As fotos dos produtos exibidas no e-commerce não possuem as mesmas características das fotos feitas para as redes sociais ou para anúncios, por exemplo.
As imagens da página do produto tem como principais características:
- Alta qualidade: É fundamental que as imagens do produto possuam uma boa resolução e nitidez. Dessa forma o cliente consegue observar melhor os detalhes do produto, além de transmitir profissionalismo.
- Fundo neutro ou transparente: O fundo da imagem deve ser neutro ou removido (fundo transparente) para que o produto seja o foco principal e não haja distrações.
- Múltiplas perspectivas: É recomendável que existam diversas imagens demonstrando o produto por diferentes perspectivas e ângulos. isso permite que o cliente tenha uma visão completa do produto.
- Cores precisas: É muito importante que as imagens demonstrem as cores de forma fiel ao produto físico, evitando surpresas desagradáveis na entrega. Ainda assim, é importante salientar que a iluminação do ambiente e as telas dos dispositivos podem causar alteração na percepção das cores. Por isso, inclua esse aviso na página.
- Tamanho adequado: As imagens devem ser dimensionadas corretamente para que carreguem rapidamente e se ajustem bem aos diferentes dispositivos, como computadores e smartphones.
- Foco nos detalhes relevantes: As fotos devem destacar os detalhes mais importantes do produto, mostrando seus atributos e características distintivas.
- Contexto apropriado: Em alguns casos, como itens de decoração, pode ser útil mostrar o produto em contexto, demonstrando como ele é usado ou apresentando sua escala em relação a outros objetos.
- Consistência visual: Além de tornar a experiência do cliente mais satisfatória, as imagens escolhidas ajudam na construção da identidade da loja virtual. Por isso, mantenha um estilo padrão de fotos em todos os produtos.
- Fotos adicionais de uso: Além das imagens do produto, incluir fotos de uso ou estilo de vida pode ajudar os clientes a visualizar como o item se encaixa em suas vidas.
- Zoom e interação: Oferecer recursos de zoom nas imagens para permitir que os clientes vejam os detalhes do produto mais de perto pode aumentar a confiança na compra.
Como tirar fotos de produtos para o e-commerce?
A melhor forma de conseguir fotos profissionais para os produtos do e-commerce é contratando um fotógrafo especialista na modalidade. Porém, isso pode ser inviável para a maioria dos pequenos empreendedores.
Segundo a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, mais de 70% das lojas de comércio eletrônico oferecem até dez produtos em seu catálogo. Sendo assim, fotografar os próprios produtos não é uma tarefa tão impossível quanto em grandes varejos.
Algumas dicas para tirar fotos de boas qualidade são:
- Escolha um bom equipamento: A escolha do equipamento é fundamental para garantir a qualidade das fotos. Use uma câmera digital com uma boa resolução ou até mesmo um smartphone moderno com uma câmera de alta qualidade.
- Iluminação adequada: A iluminação faz toda a diferença no resultado final das imagens. Procure uma iluminação natural suave ou utilize luzes externas, como softboxes ou iluminação LED, para evitar sombras indesejadas e destacar o produto.
- Fundo neutro ou branco: Nas imagens do e-commerce o foco deve estar no produto. Por isso, opte por um fundo neutro ou branco para que o produto seja o destaque das fotos. Use um pano branco ou um papel liso para criar um fundo limpo.
- Tripé: Use um tripé para evitar fotos tremidas e garantir estabilidade durante as fotos.
- Múltiplas perspectivas: Tire fotos do produto de vários ângulos e perspectivas para mostrar todos os detalhes.
- Foco e nitidez: Certifique-se de que o produto esteja nítido e bem focado nas fotos.
- Edição: Após tirar as fotos, faça uma edição básica para ajustar o brilho, contraste e cor, se necessário.
- Dimensões adequadas: Redimensione as imagens para se adequarem ao layout do seu site e carregarem rapidamente.
Onde conseguir imagens de produtos de dropshipping?
Caso não seja possível fotografar os produtos, como é o caso de lojas de dropshipping, por exemplo, existem algumas formas de conseguir imagens.
Se você trabalha com loja virtual sem estoque, solicite as imagens ao fornecedor ou reutilize as imagens da página do Aliexpress. No Dropi, os fornecedores já disponibilizam todas as imagens para uso.
Além disso, existem alguns bancos de imagens, gratuitos e pagos, onde você pode encontrar imagens para usar no seu e-commerce sem precisar se preocupar com direitos autorais.
Porém, é fundamental que as fotos sejam do mesmo produto. Caso haja alguma diferença, mencione para os clientes que se trata de uma imagem meramente ilustrativa.
Qual o tamanho ideal da imagem para e-commerce?
O tamanho ideal das imagens dos produtos pode variar de acordo com a plataforma de e-commerce. É recomendável que o lojista se informe sobre as melhores práticas da plataforma escolhida.
Caso você não saiba qual o tamanho utilizar na sua plataforma de e-commerce, o recomendado é usar as dimensões 640 x 480 pixels para imagens retangulares e 640 x 640 pixels para imagens quadradas.
Leia também: Guia: tamanho de imagens para Shopify
Qual formato de imagem usar no e-commerce?
Para e-commerce, o formato mais comum e recomendado para imagens é o JPEG (ou JPG). Existem algumas razões para isso:
Tamanho do arquivo: O formato JPEG é conhecido por ter uma boa relação entre qualidade de imagem e tamanho do arquivo. Isso permite que as imagens tenham uma boa qualidade visual sem ocupar muito espaço no servidor, tornando o carregamento do site mais rápido.
Compatibilidade: O formato JPEG é amplamente suportado por navegadores e dispositivos, o que garante que as imagens serão exibidas corretamente para a maioria dos usuários.
Compressão: O JPEG permite a aplicação de técnicas de compressão, que reduzem o tamanho do arquivo sem comprometer muito a qualidade da imagem. Isso é útil para otimizar o desempenho do site.
Suporte a cores: O formato JPEG suporta uma ampla gama de cores, tornando-o ideal para fotografias e imagens com muitas nuances de cores.
Enquanto o formato TIFF também é usado para imagens de alta qualidade e não perde informações por causa da compressão, ele tem arquivos muito maiores do que o JPEG, o que pode afetar o carregamento da página em um site de e-commerce. O formato ATC, por sua vez, não é tão amplamente suportado como o JPEG e o TIFF, o que pode resultar em problemas de visualização para alguns usuários.
Além de apresentar boas imagens nas páginas dos produtos do e-commerce, é fundamental ter imagens profissionais de alta qualidade nos anúncios, banners, redes sociais, etc.
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