O comércio eletrônico tornou o mundo um grande shopping onde pessoas de todos os lugares têm acesso a milhões de lojas virtuais dos mais diversos segmentos. Isso possibilitou que as marcas alcançassem um número muito maior de clientes. Porém, a concorrência também aumentou.
Antigamente, os vendedores de lojas comuns competiam com estabelecimentos localizados na mesma região. Hoje, se você tem um e-commerce você está concorrendo com pessoas de diversas partes do mundo.
Sendo assim, é fundamental encontrar maneiras de se diferenciar para chamar a atenção do seu público-alvo e fidelizar os clientes. Afinal, ter clientes fiéis custa mais barato que conquistar novos clientes o tempo inteiro.
Nesse artigo você vai encontrar formas de lidar com a alta concorrência no e-commerce. Boa leitura!
Conheça sua concorrência
Conhecer a concorrência significa estar atento aos passos que eles estão dando com o próprio negócio. Quais estratégias estão usando, como se comunicam com o público, quais os pontos fortes e fracos, etc.
Dessa forma, é possível identificar pontos cegos na sua própria loja virtual e adaptar as suas estratégias.
É importante lembrar que vigiar a concorrência não significa copiar seus passos, mas estar atento ao seu nicho de atuação.
Invista na qualidade do atendimento
O atendimento ao cliente é um dos principais pilares para o sucesso do e-commerce. Muito além de prestar um bom serviço, o que torna uma marca memorável para o ciente é como ele se sentiu durante a experiência de compra.
O atendimento é o lugar para onde os clientes recorrem quando passam por algum problema ou tem dúvidas sobre algo específico. Fazê-los se sentirem ouvidos e respeitados é a chave para garantir uma experiência satisfatória.
Algumas pesquisas mostram que um atendimento ruim é decisivo para o cliente trocar a empresa por uma concorrente. Ainda assim, muitas lojas virtuais (e outros segmentos) ainda pecam nessa área que é tão essencial.
Para ficar de fora da lista de empresas que decepcionaram os clientes e oferecer um atendimento completo, você pode contar o SAK.
O SAK é o aplicativo da Empreender ideal para a sua loja virtual. Por meio do SAK é possível:
- enviar mensagens diretamente para o WhatsApp do cliente;
- criar equipes de atendimento remotas com apenas um número;
- enviar mensagens automáticas;
- gerenciar listas de leads e muito mais.
Adicionando Avaliações de Produtos
A prova social é fundamental para o sucesso do seu negócio. Os clientes desejam saber o que outras pessoas pensam sobre seus produtos antes de fazer uma compra. Com o Lily, você pode facilmente adicionar avaliações aos produtos da sua loja virtual.
As avaliações funcionam como provas sociais, reduzindo a incerteza que os clientes podem sentir ao comprar online. Quando os clientes veem avaliações positivas de outros compradores, eles se sentem mais seguros e confiantes para seguir em frente com a compra.
Com o Lily Reviews os clientes podem deixar seu feedback sobre a loja e o produto, adicionar fotos e vídeos para demonstrar a qualidade do objeto e, até mesmo, incluir o link para vídeos no TikTok.
Rastreio.net para Manter os Clientes Informados
Outro aspecto crítico do atendimento ao cliente é a comunicação eficaz, especialmente quando se trata do status dos pedidos. Ninguém gosta de se sentir no escuro após fazer uma compra online.
O Rastreio.net automatiza o processo de notificação de status de pedidos para seus clientes. Ele rastreia as informações de entrega em tempo real e envia atualizações automáticas aos clientes via e-mail, WhatsApp e SMS sempre que houver uma mudança no status do pacote.
Isso significa que seus clientes são mantidos informados a cada passo do caminho, desde o processamento do pedido até a entrega.
Saiba mais: Rastreio de encomendas: Qual a importância para a loja virtual
Ofereça uma experiência personalizada
Oferecer uma experiência ao cliente personalizada vai tornar a experiência na sua loja virtual muito mais agradável para o consumidor. A seguir, veja algumas dicas de como fazer isso.
1. Segmentação de Clientes
Uma maneira eficaz de começar a personalização é por meio da segmentação de clientes. Use ferramentas de análise de dados para agrupar seus clientes com base em seus hábitos de compra, preferências de produtos, localização geográfica e outros fatores relevantes.
Entender melhor o seu público ajuda a criar campanhas de marketing direcionadas e recomendações de produtos que sejam relevantes para cada grupo de clientes, considerando seu estágio na jornada de compras.
Saiba mais: Como usar estratégias de segmentação no e-commerce
2. Recomendações de Produtos Personalizadas
Os algoritmos de recomendação de produtos são uma ferramenta poderosa para personalizar a experiência do cliente. Ao rastrear o comportamento de compra de um cliente, você pode oferecer sugestões de produtos complementares.
Essa estratégia é conhecida como cross selling e é amplamente utilizada pela Amazon, tendo participação bastante relevante nas porcentagens de lucro da gigante do e-commerce.
3. Envio de Mensagens Personalizadas
A personalização também se estende às comunicações por mensagens. Em vez de enviar mensagens genéricas para sua lista de leads crie segmentos com base nas preferências e no histórico de compra dos clientes.
Use o nome do cliente em suas comunicações e forneça ofertas exclusivas ou cupons personalizados. O SAK, da Empreender, pode ajudar a automatizar esse processo, tornando mais fácil criar e enviar mensagens personalizadas.