O atendimento ao cliente é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no e-commerce. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam um atendimento de qualidade, independentemente do canal de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk em 2022, 92% dos consumidores afirmam que uma experiência positiva de atendimento ao cliente aumenta a probabilidade de eles fazerem outra compra. Por outro lado, 61% dos clientes recorreriam a um concorrente após uma experiência ruim.

Oferecer um atendimento de qualidade é essencial para atrair e manter os clientes na loja virtual. O SAK é uma das ferramentas de atendimento ao cliente mais completas do mercado.

Neste artigo, explicamos a importância do atendimento ao cliente e como integrar o SAK com o Mercado Shops.

Importância do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos pilares mais importantes para o sucesso de um e-commerce. Os clientes valorizam a experiência com a marca mais do que seus preços e descontos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk em 2022, 92% dos consumidores afirmam que uma experiência positiva de atendimento ao cliente aumenta a probabilidade de eles fazerem outra compra. Por outro lado, 61% dos clientes recorreriam a um concorrente após uma experiência ruim.

Esses dados deixam claro a importância de investir em um bom atendimento. Não apenas para atrair novos clientes, mas também para reter os antigos.

No mercado digital, existem diversas ferramentas disponíveis pensadas para tornar a condução do negócio simples e eficiente.

Funcionalidades do SAK no Mercado Shops

Quando falamos de e-commerce, o SAK é uma das ferramentas mais completas para o atendimento ao cliente. São diversas funcionalidades pensadas para cada momento da jornada de Compras.

Atualmente, no Mercado Shops o SAK tem disponível as funcionalidades de atendimento ao cliente e pós-vendas. Vamos entender um pouco melhor cada uma dessas funções a seguir.

Atendimento ao cliente

A experiência do cliente é definida como a percepção que um cliente tem de uma empresa ou de seus produtos ou serviços. Ela é influenciada por uma série de fatores, como a qualidade do produto ou serviço, o atendimento ao cliente, a facilidade de navegação no site ou aplicativo, e a política de trocas e devoluções.

Uma experiência de cliente positiva pode levar a uma série de benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da satisfação dos clientes: clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente e indicar a empresa para outras pessoas;
  • Redução da taxa de churn: clientes satisfeitos são menos propensos a desistir da empresa;
  • Aumento das vendas: clientes satisfeitos são mais propensos a gastar mais dinheiro com a empresa.

Quando falamos de atendimento ao cliente, os consumidores esperam respostas rápidas às suas dúvidas e solicitações. O atendimento deve ser feito de forma profissional e atenciosa.

Leia também: Principais erros no atendimento ao cliente e como evitá-los

Pós vendas

O pós-venda é o conjunto de ações realizadas pelo e-commerce após a venda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o cliente e proporcionar a melhor experiência. Faz parte da etapa de fidelização do cliente no funil de vendas do e-commerce. 

O sucesso dessa estratégia é capaz de definir se o cliente vai continuar comprando de você ou se nunca mais vai voltar. Parafraseando Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter clientes antigos.

Ainda assim, uma pesquisa do Sebrae mostrou que 85% das empresas brasileiras nunca contataram o consumidor após uma compra. Além disso, 70% das marcas entrevistadas sequer têm o cadastro dos clientes. 

Como integrar o SAK com o Mercado Shops

Para fazer a integração do SAK com o Mercado Shops, siga os passos apresentados no vídeo abaixo:

Depois de integrar o SAK com a sua loja virtual no Mercado Shops, os seus clientes terão o melhor atendimento possível. Não perca mais tempo, experimente o SAK gratuitamente.