As avaliações de clientes desempenham um papel fundamental nas vendas no e-commerce, pois trazem um senso de segurança para clientes que ainda não conhecem a qualidade dos produtos e serviços ofertados pela loja virtual.

Agora, lojistas que divulgam seus produtos no Mercado Shops têm a possibilidade de recolher avaliações usando o Lily Reviews. Neste artigo, você vai entender a importância das avaliações e como começar a usar o Lily na sua loja. Boa leitura!

Importância das avaliações

As avaliações são um dos principais pilares para a decisão de compra do cliente por um fator instintivo: a prova social. Desde o início dos tempos, os seres humanos buscam a aprovação de outros seres humanos naquilo que pretendem fazer. Buscam referência de qualidade, seja para experimentar um prato novo ou a compra de um produto.

No e-commerce isso é ainda mais importante, as avaliações atuam como uma espécie de termômetro da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Isso porque os clientes não tem como atestar a qualidade dos produtos antes de tê-los em mãos. Sendo assim, a compra é mais arriscada do que em lojas físicas, por exemplo.

Segundo um levantamento da Opinion Box, mais de 70% dos consumidores buscam avaliações antes de comprar um novo produto e afirmam que elas impactam em sua decisão. Para 45%, as avaliações impactam muito.

De acordo com o mesmo levantamento, os principais motivos que levam os clientes a olharem as avaliações são:

  • Para ver a qualidade do produto (53%);
  • Para ver se o produto realmente se parece com o anunciado (51%);
  • Para ver o material do produto (35%);
  • Para ver se o produto chega rápido/dentro do prazo (31%);
  • Para ver o tamanho/caimento dos produtos (30%).

Mas se engana quem pensa que as avaliações são frutíferas apenas para os clientes. Para os lojistas, as avaliações servem de feedback a respeito do serviço prestado e deixam claro quais os pontos fortes da loja e quais podem melhorar.

Observando atentamente os apontamentos dos clientes, é possível refinar a experiência do cliente a ponto dela ser um grande diferencial.

Como adicionar avaliações no Mercado Shops

O Mercado Shops é a plataforma de e-commerce do Mercado Livre, um dos líderes da América Latina. Por meio dessa plataforma é possível criar uma loja virtual gratuitamente e divulgar os produtos tanto na loja quanto no site do mercado livre.

O Mercado Livre, por sua vez, é um marketplace. Ou seja, existem diversos vendedores divulgando seus produtos ali e, muitas vezes, concorrendo entre si. Por isso, a possibilidade de elaborar uma loja virtual própria é um tanto vantajosa.

Ainda assim, a falta de avaliações era um problema que alguns lojistas enfrentavam no Mercado Shops. Mas esse não precisa ser o cenário da sua loja virtual. Agora, o Mercado Shops integra com o Lily Reviews, o aplicativo de avaliações mais completo do mercado.

Ao integrar as duas plataformas, a sua loja terá:

  • espaço para avaliações com textos, fotos e vídeos;
  • espaço para o cliente deixar suas perguntas na página do produto;
  • possibilidade de gerar cupons de desconto para quem avaliar;
  • personalização das avaliações;
  • selo de compra verificada para transmitir mais confiança;
  • e muito mais!

Para fazer a integração do Lily reviews com o Mercado Shops, siga os passos abaixo:

  1. acesse a página oficial do Lily Reviews e faça seu cadastro;
  2. Faça o login na conta;
  3. No menu lateral esquerdo, vá até a aba integrações em configurações;
  4. Localize o mercado shops e clique em conectar;
  5. siga os passos pedidos.

Pronto! Agora é só recolher avaliações e multiplicar suas vendas.

Leia também: Mercado Shops: atendimento ao cliente e pós-vendas

Como incentivar avaliações dos clientes

Para incentivar avaliações dos clientes no Mercado Shops, algumas estratégias são fundamentais. Veja algumas dicas que podem fazer a diferença:

Envie solicitações automáticas: Logo após o recebimento do pedido, envie uma mensagem automática solicitando uma avaliação. Isso pode ser feito por e-mail ou SMS, ou ainda pelo próprio Mercado Shops, caso tenha configurado a integração com o Lily Reviews.

Ofereça recompensas: Incentive os clientes a deixarem avaliações oferecendo cupons de desconto ou pequenas recompensas. Essa estratégia, além de atrair mais avaliações, pode estimular compras futuras.

Facilite o processo de avaliação: Garanta que o processo de avaliação seja simples e intuitivo, sem muitos passos. O cliente deve conseguir avaliar com apenas alguns cliques.

Destacar a importância da opinião deles: Informe ao cliente o quanto a opinião dele é importante para você e para outros consumidores, reforçando a ideia de que ele pode ajudar outras pessoas a fazerem boas compras.

Use lembretes amigáveis: Caso o cliente não avalie logo após a compra, envie um lembrete amigável após alguns dias. Isso pode dar uma nova oportunidade para ele compartilhar sua experiência.

Comece hoje mesmo a recolher avaliações na sua loja virtual. Experimente o Lily Reviews gratuitamente.