O Dia do Cliente é uma data comemorativa que tem como objetivo homenagear e reconhecer a importância dos clientes para o sucesso dos negócios. É uma ocasião para agradecer pela confiança depositada, reforçar os laços de fidelidade e, claro, impulsionar as vendas. 

Esse dia não apenas celebra a existência dos clientes, mas também destaca a relevância de mantê-los satisfeitos e engajados.

O Dia do Cliente é celebrado no Brasil em 15 de setembro. Essa data foi escolhida estrategicamente para fortalecer o relacionamento com os consumidores, já que antecede a Primavera e o Dia das Crianças. 

Com o clima mais ameno e a proximidade de outras datas festivas, o Dia do Cliente oferece uma boa oportunidade para atrair a atenção do público e direcioná-lo para sua loja virtual.

Agora que compreendemos o que é o Dia do Cliente e quando ele ocorre, vamos explorar por que essa data é tão importante para as lojas virtuais e como aproveitá-la ao máximo.

Por que aproveitar a data na loja virtual

As datas comemorativas são ocasiões muito propícias para impulsionar as vendas de um e-commerce. Nesses momentos, os clientes estão mais dispostos a aproveitar as promoções disponíveis.

Como já falamos por aqui, os consumidores brasileiros gostam muito de promoções.

Além disso, poucas coisas conquistam tanto o coração do cliente quanto sentir que ele é respeitado e valorizado por uma empresa. Produtos de qualidade, entregas rápidas e atendimento eficaz são excelentes, mas é o básico.

A forma como o cliente se sente após passar pela sua loja virtual é muito mais importante para a fidelização.

Como aproveitar o dia do cliente na loja virtual

O Dia do Cliente é uma das melhores datas comemorativas para encantar e fidelizar os clientes existentes, além de atrair novos para a loja virtual.

Existem muitas maneiras de criar ações que farão os consumidores se sentirem especiais nessa data que é dedicada exclusivamente para eles.

Nesse tópico vamos abordar algumas formas de aproveitar a data para atrair e encantar os clientes nessa data.

Cupons de desconto especiais

Os cupons de desconto são praticamente iscas naturais de clientes. De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros.

Em um outro levantamento elaborado pela MKT House em parceria com o Portal da Promo, 97% dos participantes alegaram que gostam de participar de promoções.

O sentimento do cliente de estar levando vantagem ao comprar algo é um grande impulsionador das vendas. 

Frete Grátis 

O frete desempenha um papel importante na decisão de compra, e por isso, merece atenção. Se você tem um e-commerce, provavelmente precisa lidar frequentemente com questões relacionadas ao abandono de carrinhos.

Segundo levantamentos e pesquisas realizadas na área, o valor do frete muito acima do esperado é o principal motivo para o cliente desistir da compra. Em alguns casos, a taxa da entrega supera até mesmo o preço do produto.

Não há como negar que isso é um tanto desanimador para os clientes. Em contrapartida, o benefício do frete grátis é tão eficaz quanto os cupons de desconto.

Quando o cliente não precisa pagar pela entrega, ele sente que está recebendo uma vantagem, o que ajuda a impulsionar as vendas.

Brindes

Entregar brindes surpresa para os clientes é uma forma de surpreendê-los positivamente no ato da entrega. 

Essa estratégia é conhecida como unboxing experience (experiência de desembalar) e tem como característica tornar o momento da entrega e abertura da encomenda mais memorável para o cliente.

É uma das grandes tendências do e-commerce e uma das melhores formas de fidelizar o cliente. 

Como planejar a campanha do dia do cliente para atrair mais leads

Planeje com antecedência

O planejamento é a chave para o sucesso de qualquer campanha. Comece o planejamento da campanha com pelo menos algumas semanas de antecedência. Dessa forma é possível elaborar uma estratégia sólida, preparar materiais de marketing e configurar todas as promoções especiais. 

Trabalhe a antecipação

A antecipação nada mais é que gerar expectativa nos consumidores sobre o que está por vir. É a mesma estratégia usada pelos cinemas para divulgar um filme, e pelas grandes marcas ao anunciar o lançamento de um produto.

Pode ser trabalhada no calendário de conteúdos do Instagram, nas mensagens de e-mail marketing, WhatsApp, nos anúncios online e até mesmo nos banners da loja virtual.

Anúncios online 

Promover anúncios online é uma forma de atingir um número maior de pessoas. Com a possibilidade de segmentar o tráfego desses anúncios, é possível impactar somente o público-alvo, tornando a campanha mais acertada.

Usar anúncios para divulgar as promoções do Dia do Cliente é uma boa estratégia tanto para impactar novos consumidores e, no futuro, fidelizar mais clientes, quanto para atingir os clientes ativos.

Nem todos os clientes estarão de olho nas atualizações das redes sociais da loja virtual ou nas mensagens de e-mail marketing. Fazer anúncios próprios para pessoas que já compraram na loja é uma forma de obter resultados sem precisar de várias etapas para a conversão.

No 365 Artes você encontra centenas de criativos e banners profissionais, completamente editáveis para usar nas suas campanhas. 

Landing Page de captura 

Os anúncios online tem o papel de chamar a atenção dos consumidores para a mensagem. Em seguida, eles são redirecionados para uma Landing Page.

A Landing Page é uma página que tem como objetivo gerar uma ação. Seja a compra de um produto ou o fornecimento de dados para contato. 

Nessa página, você pode explicar sobre a promoção do Dia do Cliente e pedir que ele preencha o formulário com nome, e-mail e WhatsApp para ser lembrado de aproveitar as ofertas.

Nutrição de leads e oferta 

Tendo os dados de contato do cliente, é possível enviar apenas o e-mail de lembrete das ofertas. Contudo, uma estratégia de nutrição de leads pode ser muito eficaz para potencializar os resultados da campanha.

Planeje uma estratégia de nutrição de leads que envolva os contatos capturados por meio da landing page. Isso pode incluir uma série de e-mails que oferecem mais informações sobre suas promoções, depoimentos de clientes satisfeitos ou conteúdo relevante relacionado aos produtos ou serviços que você oferece.

Além disso, o WhatsApp é uma excelente ferramenta de nutrição de leads. As mensagens podem ser enviadas diretamente para os clientes com o SAK, ou a loja virtual pode criar grupos para contato com o Whats.Ly.

Observação: é importante pedir a autorização do cliente para enviar mensagens por e-mail ou WhatsApp, segundo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.

Essas são algumas formas de aproveitar o Dia do Cliente na loja virtual. Em épocas comemorativas, as vendas tendem a subir. Se você deseja manter os novos clientes apaixonados pela sua marca, não deixe de conferir estratégias de pós-vendas para fidelizar os clientes.