Dia dos Avós: quando é e 7 dicas para sua loja investir na data!

O Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho no Brasil, é uma data que vem ganhando cada vez mais importância no calendário comercial do país. 

Afinal, conforme a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), há um crescimento promissor e consistente das vendas em julho ao longo dos anos, variando de 2% a 10%.

Pode até parecer pouco, mas  segundo a Federação da Câmara Dirigente dos Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS), isso evidencia o interesse dos consumidores em presentear estas figuras tão especiais e o potencial da data para o varejo.

Portanto, é uma ótima oportunidade a ser explorada no e-commerce, pois os números ainda não são tão expressivos quanto em outras datas comemorativas, justamente pela falta de divulgação e marketing.

Então, aproveite esse momento para aumentar suas vendas, fortalecer o relacionamento com os seus clientes e fidelizá-los! Leia e confira dicas para aproveitar ao máximo essa data!

Qual a origem e importância do Dia dos Avós?

O Dia dos Avós surgiu primeiramente em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, considerados os avós de Jesus Cristo, conforme a tradição católica.

Sendo assim, no século XX, o dia 26 de julho foi escolhido pelo Papa Paulo VI para homenagear ambos os santos. 

No entanto, uma portuguesa chamada Ana Elisa do Couto (1926-2007), avó de 4 netas e 2 netos, lutou durante anos para que a data se tornasse reconhecida como Dia dos Avós. 

Placa em homenagem a Dona Ana Elisa do Couto
Placa em homenagem à Dona Ana Elisa do Couto.

A data não é um consenso mundial, o Brasil seguiu Portugal na escolha do Dia dos Avós, mas em outros países acontece em outros momentos, confira:

  • Itália: 02 de outubro;
  • Estados Unidos: primeiro domingo de setembro; 
  • Reino Unido: primeiro domingo de outubro; 
  • França: Dia das Vovós (primeiro domingo de março) e o Dia dos Vovôs (primeiro domingo de outubro);
  • Estônia: segundo domingo de outubro;
  • Austrália: primeiro domingo de novembro; 
  • Canadá: 25 de outubro.

Por que o Dia dos Avós tem baixo apelo comercial?

Diferente do Dia das Mães e o Dia dos Pais, o Dia dos Avós é uma tradição mais recente no Brasil e o viés comercial ainda é relativamente baixo quando comparado ao apelo emocional.

Sendo assim, isso talvez explique porquê o simbolismo supera o costume de presentear os avós afinal a data não está enraizada na cultura popular e o afeto acaba valendo mais do que bens materiais.

Entretanto, os avós desempenham um papel fundamental na vida das famílias, são considerados pilares de sabedoria, amor e apoio, transmitindo valores e experiências para as novas gerações.

Por isso, um dia dedicado a eles, se configura como um momento propício para aquecer as vendas nas lojas virtuais. Porém, por que isso ainda não acontece? 

De acordo com o superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, em matéria publicada na BBC:

“Uma das possíveis razões é que se trata de uma data no final do mês. Depois do dia 15, o brasileiro geralmente está com menos dinheiro, e isso se agrava em momento de crise. As principais datas comerciais são na primeira metade do mês. Black Friday e Natal são exceções, mas, por outro lado, se beneficiam das parcelas do 13º salário – e por isso são tão benéficas para o varejo”, aponta.

Além disso, a proximidade entre Dia dos Avós e o Dia dos Pais, evento consolidado no comércio traz desafios para os empreendedores, porém, grandes oportunidades também. 

Como driblar essas dificuldades?

Ao investir em estratégias de marketing e promoções direcionadas, as lojas virtuais podem aproveitar esse período para impulsionar o negócio e fidelizar clientes.

Afinal, a população brasileira está envelhecendo, o que significa que há cada vez mais avós prontos para serem presenteados e homenageados em seu dia.

Segundo o IBGE, houve melhora na qualidade e expectativa de vida, então o número de avós não para de crescer e a data tem tudo para ter grande relevância no e-commerce!

No entanto, como ainda há poucos dados sobre a data, conhecer seu público-alvo é fundamental, pois o perfil dos avós é bem diverso e nem todos estão na terceira idade.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, as lojas virtuais devem se preparar com antecedência e implementar estratégias eficazes. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC-RJ), em 2020, a intenção dos consumidores era gastar, em média, R$ 113,90.

Desse modo, a expectativa era movimentar R$ 718 milhões no estado do Rio de Janeiro. Os principais presentes apontados pelos entrevistados foram:

  • Cesta de café da manhã: 18,1%;
  • Flores: 9,4%;
  • Smartphones e tablets: 6,5%;
  • Perfumes e cosméticos: 5,6%;
  • Roupas: 4,3%;
  • Livros e porta-retratos: 3,4% cada;
  • Calçados, bolsas e acessórios: 2,7% ;
  • Joias e bijuterias: 0,7%.

Além disso, o mercado vem se adequando, oferecendo presentes específicos para os avós, como experiências (viagens, jantares), produtos voltados para o bem-estar e hobbies.

Confira algumas dicas para implementar na sua loja virtual!

7 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Avós em 2024

  1. Crie uma vitrine temática;
  2. Personalize a experiência de compra;
  3. Faça promoções especiais;
  4. Invista em marketing digital;
  5. Aqueça as vendas para o Dia dos Pais;
  6. Venda produtos e serviços específicos para avós;
  7. Parcerias com influenciadores digitais.

1. Crie uma vitrine temática

Decore seu site ou loja virtual com elementos que representem os avós, como fotos de famílias, frases carinhosas e produtos relacionados à data.

Pois, isso ajudará a criar um clima acolhedor e convidativo para os clientes. Uma boa ideia é usar o aplicativo Landing Page para fazer páginas de alta conversão em poucos minutos. Veja como:

Além disso, invista na identidade visual e utilize cores vibrantes e imagens que transmitam alegria e afeto.

Lembre-se que o seu site deve ser intuitivo, fácil de navegar e oferecer um processo de compra seguro e eficiente, evitando o abandono de carrinhos.

Aproveite e leia também: Mensagem para cliente que não finalizou a compra online: dicas e exemplos

2. Personalize a experiência de compra

Crie categorias específicas de produtos para os avós, ofereça opções de embalagem e entrega para presentes, além de cartões com mensagens personalizadas. 

Dessa forma, você mostrará aos seus clientes que se preocupa com eles e com a experiência de compra

Então, uma boa ideia é utilizar ferramentas de segmentação para oferecer produtos relevantes para cada cliente e permitir que eles criem listas de desejo com o app Super Favoritos:

Ofereça um atendimento humanizado e impecável, tirando dúvidas e ajudando os clientes a escolherem o presente perfeito.

3. Faça promoções especiais

Descontos, frete grátis e brindes são sempre bem-vindos, especialmente em datas comemorativas, não é mesmo? 

Sendo assim, crie promoções exclusivas para o Dia dos Avós e divulgue-as em seus canais de comunicação. Você pode agendar todos os descontos com o app Promoção Agendada:

Além disso, você pode oferecer frete grátis, brindes ou descontos progressivos em compras acima de um determinado valor, usando o aplicativo Brinde no Carrinho, desenvolvido pela Empreender:

4. Invista em marketing digital

Utilize as redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas de marketing digital para divulgar seus produtos e promoções. 

Portanto, crie posts criativos e interativos para atrair a atenção do seu público e anúncios direcionados para o Dia dos Avós nas principais plataformas de publicidade online, como Google Ads e Facebook Ads.

O app 365 Artes é um banco de imagens para lojas virtuais repleto de centenas de criativos editáveis no Canva gratuito, para atualizar sua loja e redes sociais. Veja:

Outro ponto importante é produzir conteúdo relevante para o Dia dos Avós em seu blog, redes sociais e canal do YouTube, como dicas de presentes e histórias emocionantes. Veja alguns exemplos:

  • Dicas de presentes para avós: sugestões de produtos que sejam úteis, divertidos ou emocionantes para eles;
  • Histórias inspiradoras sobre a relação entre avós e netos: compartilhe histórias que emocionem e motivem o público;
  • Dicas de atividades para fazer com os avós: sugestões de atividades que podem ser feitas em família, como jogos, passeios e culinária.

5. Aqueça as vendas para o Dia dos Pais

O Dia dos Avós também pode ser uma ótima oportunidade para aquecer as vendas para o Dia dos Pais, que acontece em agosto. Aproveite para divulgar produtos que podem ser presentes para ambos os pais.

Além disso, considere ampliar o seu público-alvo, pois o Dia dos Avós não se limita apenas aos avós biológicos. 

Sendo assim, inclua em sua comunicação também tios, padrinhos, avós de coração e outras figuras que representam a figura do avô para seus clientes.

6. Venda produtos e serviços específicos para avós

Além dos presentes tradicionais, como roupas, perfumes e acessórios, ofereça também produtos e serviços que facilitam a vida dos avós, como:

  • Livros, e-books ou audiobooks: saúde, bem-estar, finanças, viagens;
  • Cursos online: tecnologia, culinária, jardinagem;
  • Pacotes de viagem: cruzeiros, resorts com infraestrutura adaptada, etc;
  • Serviços de assistência domiciliar: limpeza, cuidados com a saúde, companhia, etc.

É interessante pensar em alternativas para os produtos físicos, uma vez que existem avós antenados, independente da idade. Então, considere vender infoprodutos em sua loja usando o app Dijital:

Aproveite e leia também: Audiobook: o que é, como fazer e vender online para ganhar dinheiro

7. Parcerias com influenciadores digitais

Faça parcerias estratégicas com influencers que tenham um público-alvo semelhante ao seu, pois, eles podem divulgar seus produtos e serviços para seus seguidores, aumentando o alcance da sua marca.

Sendo assim, pense em contratar influenciadores e criar campanhas com as suas promoções para o Dia dos Avós. O app Ovni é perfeito para isso, pois conecta lojistas e digital influencers:

Aproveite e leia também: Como contratar um influenciador? 10 dicas para lojistas virtuais

Vale a pena investir no Dia dos Avós?

O Dia dos Avós, apesar de ter um apelo comercial menor que outras datas comemorativas, apresenta um grande potencial de crescimento, então: sim, vale a pena!

Ao entender o público-alvo e inovar nas opções de presentes, o comércio pode lucrar e, ao mesmo tempo, contribuir para fortalecer os laços familiares.

Corre que ainda dá tempo colocar em prática essas dicas! Conheça melhor os apps da Empreender!