O e-mail marketing é uma das ferramentas de divulgação mais tradicionais que existem no mercado.
Com toda a evolução da tecnologia nos últimos anos e a possibilidade de mesmo os pequenos empreendedores acessarem ferramentas avançadas e bastante eficientes para sua estratégia de marketing, muitas pessoas julgam o e-mail marketing como algo ultrapassado.
Mas a verdade é que essa ainda é uma das melhores estratégias que podem ser aplicadas para multiplicar as vendas do negócio.
Nesse artigo você vai descobrir se ainda vale a pena investir no e-mail marketing e cinco formas de usar as listas de e-mail para aumentar as vendas no e-commerce. Boa leitura!
Ainda vale a pena investir no e-mail marketing?
De acordo com uma pesquisa da Experian, as empresas que usam e-mail marketing têm um retorno sobre o investimento (ROI) de 4200%. Isso significa que, para cada dólar gasto em e-mail marketing, as empresas ganham US$ 42 em vendas.
Para se ter uma ideia, os anúncios possuem um ROI médio de 200%. Há uma série de razões pelas quais o e-mail marketing pode ter um ROI mais alto do que os anúncios, sendo algumas delas:
- Os e-mails são mais direcionados do que os anúncios: Quando você envia um e-mail, você pode segmentá-lo para um público específico, com base em seus interesses, localização e comportamento de navegação. Isso significa que seus e-mails têm mais probabilidade de ser abertos e lidos por pessoas que estão interessadas em seus produtos ou serviços;
- Os e-mails são mais pessoais do que os anúncios: Quando você envia um e-mail, você pode usar o nome do destinatário e falar diretamente com ele. Isso ajuda a construir relacionamentos com seus clientes e pode levar a mais vendas no futuro;
- Os e-mails são mais memoráveis do que os anúncios: Quando você vê um anúncio, provavelmente o esquecerá em alguns minutos. No entanto, quando você recebe um e-mail, é mais provável que o lembre e até o salve para referência futura. Isso significa que os e-mails podem ter um impacto mais duradouro em seus clientes.
Como usar o email marketing no e-commerce?
Geração de leads qualificados
Um lead qualificado é um potencial cliente que demonstrou interesse em seus produtos ou serviços. Eles podem ter visitado seu site, se inscrito em sua lista de e-mail ou até mesmo entrado em contato com você para fazer uma consulta. Os leads qualificados são importantes porque têm mais probabilidade de comprar de você do que os leads não qualificados.
Existem várias vantagens em ter uma lista de leads qualificados, como:
- a loja virtual pode se comunicar com eles com mais frequência e de forma mais direcionada. Isso pode ajudá-lo a construir relacionamentos com eles e aumentar sua conscientização sobre seus produtos ou serviços;
- é possível usar sua lista para gerar leads adicionais. Por exemplo, você pode enviar e-mails para sua lista oferecendo descontos ou brindes em troca de informações de contato;
- o lojista pode usar sua lista para segmentar seus anúncios. Isso significa que você pode mostrar seus anúncios para pessoas que estão mais propensas a estar interessadas em seus produtos ou serviços.
Leia também: Formas de criar uma lista de leads qualificados
Segmentação de listas
A segmentação de listas é o processo de dividir os assinantes da sua lista de email em grupos com base em interesses, comportamento ou outras características. Isso permite que você envie e-mails mais relevantes e personalizados para cada grupo, o que pode aumentar a taxa de abertura, clique e conversão.
No e-commerce, a segmentação de listas pode ser usada para:
- Enviar ofertas e promoções personalizadas para clientes que estão mais propensos a estar interessados nelas;
- Criar sequências de e-mail de boas-vindas para novos clientes;
- Enviar lembretes de abandono de carrinho para clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra;
- Enviar e-mails de aniversário para clientes fiéis;
- Enviar pesquisas de satisfação para clientes;
- Enviar e-mails de remarketing para clientes que visitaram seu site, mas não realizaram nenhuma ação.
Conteúdo baseado no funil de vendas
Na maioria das vezes, o consumidor não vai comprar um produto assim que vê a oferta. Alguns estudos mostram que é preciso que o cliente seja impactado de seis a oito vezes por um anúncio até ser convencido da compra.
O funil de vendas é uma representação visual do processo pelo qual um cliente passa ao decidir comprar um produto ou serviço. Ele é dividido, tradicionalmente, em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
O topo do funil é onde os clientes estão cientes de um problema ou necessidade, mas não estão necessariamente procurando uma solução. O meio do funil é onde os clientes estão começando a pesquisar soluções e comparar opções. O fundo do funil é onde os clientes estão prontos para comprar.
Enviar e-mails estrategicamente pensados na etapa do funil que o consumidor se encontra ajuda a loja virtual a conduzi-lo pela jornada de compra e aumenta as chances de conversão sem ofertas invasivas.
Aqui estão algumas dicas para enviar e-mails com conteúdos baseados no funil de vendas:
- No topo do funil, você deve focar em criar conteúdo que seja informativo e educativo. Isso pode incluir artigos, vídeos, infográficos, e-books, etc. O objetivo é ajudar seus clientes a entender melhor o problema ou necessidade que eles estão enfrentando.
- No meio do funil, você deve focar em criar conteúdo que seja mais persuasivo. Isso pode incluir depoimentos de clientes, comparações de produtos, garantia de satisfação, etc. O objetivo é ajudar seus clientes a decidir se sua solução é a certa para eles.
- No fundo do funil, você deve focar em criar conteúdo que seja diretamente relacionado à sua oferta. Isso pode incluir descontos, ofertas especiais, promoções, etc. O objetivo é incentivar seus clientes a comprar de você.
Newsletter
A newsletter é uma estratégia de marketing que usa o e-mail para construir relacionamento mais próximo com clientes e potenciais clientes por meio de conteúdos exclusivos enviados periodicamente.
Apesar de ser aplicada no e-mail, o foco da newsletter não é enviar ofertas e promoções e sim a entrega de um conteúdo que agregue valor ao usuário.
Uma das vantagens de ter uma newsletter é que é uma forma mais barata de se comunicar com o público e aumentar o valor da marca, enquanto estabelece uma relação mais próxima.
Além disso, as pessoas que se cadastraram para receber os e-mails, fizeram por realmente ter interesse em receber o seu conteúdo. Sendo assim, as taxas de abertura do e-mail são bem maiores e elas estão receptivas ao que você tem a dizer.
Outra vantagem de possuir uma newsletter no seu e-commerce é o aumento de tráfego do site. Escrever textos que direcionam o leitor à sua loja atrai mais visitantes, e mais visitantes significa mais conversão.
Leia também: Newsletter para e-commerce: como aumentar as vendas usando o e-mail
Ofertas personalizadas
Enviar ofertas personalizadas por e-mail é uma excelente forma de aumentar as vendas do e-commerce. Mas é preciso ter cuidado para fazer com estratégia. O ideal é que as mensagens sejam enviadas para usuários no fundo do funil.
Algumas opções de clientes para enviar mensagens personalizadas são:
- Clientes que já compraram na loja;
- Clientes que compra com recorrência;
- Clientes que demonstraram interesse em algum produto mas não finalizaram a compra;
- Usuários que passaram por uma estratégia de aumento de consciência.
Essas são algumas dicas de como usar o e-mail marketing para aumentar as vendas no e-commerce. Veja também o nosso artigo sobre como fidelizar clientes com o pós-vendas.