Se você não quer perder vendas nem clientes, deve aprender os erros para evitar na Black Friday e campanhas promocionais.
Afinal, datas como essa movimentam e aquecem o e-commerce, por isso, para aproveitar essa oportunidade é necessário se preparar muito antes do evento.
Neste texto, vamos abordar erros comuns para evitar na Black Friday, ao evitá-los, você poderá aumentar suas chances de sucesso e conquistar novos clientes.
Boa leitura!
Conheça 7 erros para não cometer na Black Friday e campanhas promocionais
- Não planejar com antecedência;
- Oferecer descontos fracos ou falsos;
- Não divulgar a campanha nos canais certos;
- Não ter estoque suficiente;
- Ter um site lento ou instável;
- Não acompanhar os resultados da campanha.
1. Não planejar com antecedência
O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer campanha promocional, inclusive os erros para evitar na Black Friday podem ser previstos através disso.
Sendo assim, antes de começar a divulgar sua campanha, certifique-se de ter definido seus objetivos, identificado seu público-alvo e elaborado um cronograma de ações.
Objetivos
O que você deseja alcançar com sua campanha? Aumentar as vendas? Fidelizar clientes?
Lançar novos produtos? Definir seus objetivos com clareza o ajudará a tomar as decisões certas ao longo do processo.
Público-alvo
Quem você deseja atingir com sua campanha? Pense nas características demográficas, comportamentais e psicográfica dos seus clientes ideais.
Portanto, conhecer seu público-alvo o ajudará a criar ofertas e mensagens que sejam relevantes para eles.
Cronograma
Quando sua campanha começará e terminará? Quanto tempo você terá para divulgar suas ofertas? Ter um cronograma definido o ajudará a se organizar e evitar atrasos.
2. Oferecer descontos fracos ou falsos
Os clientes esperam descontos significativos na Black Friday. Se seus descontos não forem competitivos, você perderá oportunidades de vendas.
Sendo assim, não adianta oferecer apenas os descontos que você oferece durante o ano, não é mesmo?
Crie ofertas exclusivas para a Black Friday para atrair novos clientes e fidelizar os clientes existentes.
Além disso, seja transparente sobre os termos e condições de suas promoções, para que os clientes saibam exatamente o que estão recebendo e quais são as regras.
Confira outras dicas:
Análise de mercado
Faça uma análise de mercado para saber quais são os descontos praticados por seus concorrentes.
Assim, você poderá oferecer descontos que sejam atraentes para os clientes, mas que também sejam viáveis para o seu negócio.
Cálculo da demanda
Faça um cálculo da demanda esperada para a sua campanha, desse modo, você garante que seus descontos sejam suficientes para atrair clientes.
Porém, que eles não sejam tão grandes a ponto de prejudicar sua margem de lucro e faturamento.
3. Não divulgar a campanha nos canais certos
Para que sua campanha seja bem-sucedida, você precisa divulgá-la nos canais certos. Isso significa atingir seu público-alvo e gerar interesse nas suas ofertas.
Sendo assim, identifique quais canais de marketing são mais eficazes para o seu negócio.
Você pode utilizar canais online, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, ou canais offline, como anúncios em revistas e jornais, por exemplo.
Além disso, produza conteúdo relevante e atraente para o seu público-alvo, pois sso ajudará a gerar interesse nas suas ofertas e atrair clientes para o seu site.
Saiba Como contratar um influenciador? 10 dicas para lojistas virtuais.
4. Não ter estoque suficiente
É importante ter um estoque suficiente para atender à demanda da Black Friday e campanhas promocionais, incluindo a Cyber Monday.
Afinal, se você não tiver produtos suficientes para vender, você não somente perderá vendas, como também clientes.
Portanto, faça uma análise das vendas anteriores para estimar a demanda e previsão para a sua campanha.
Assim, você poderá garantir que terá um estoque suficiente para atender a todos os pedidos, caso contrário, coloque um botão automático de “avise-me quando chegar”.
Além disso, mantenha um estoque mínimo de produtos que são populares ou que você espera que sejam populares durante a Black Friday, para evitar prejuízos.
Se você trabalha com fornecedores externos, faça pedidos antecipados para garantir que você tenha os produtos em estoque para a Black Friday.
5. Ter um site lento ou instável
Um site lento ou instável pode causar frustração nos clientes e levar a perdas de vendas.
Por isso, realize testes de performance para garantir que seu site esteja funcionando corretamente e que possa suportar o aumento do tráfego.
Faça melhorias técnicas para torná-lo mais rápido e estável. Isso pode incluir a otimização das imagens, a redução do tamanho dos arquivos e o uso de um servidor mais potente.
Leia também: Cupom de boas-vindas: como e quando oferecer aos seus clientes
6. Não oferecer um bom atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas é ainda mais importante na Black Friday e campanhas promocionais, como o Dia das Mães.
Desse modo, se certifique de que sua equipe de atendimento ao cliente está apta para lidar com o aumento do volume de solicitações durante a Black Friday. Foque em:
- Resolução rápida de problemas: esteja preparado para resolver os problemas dos clientes rapidamente e de forma amigável;
- Atendimento personalizado: oferte um atendimento personalizado e amigável para que os clientes tenham uma experiência positiva com sua loja.
Leia também: 6 pilares do CX para usar no atendimento pelo WhatsApp
7. Não acompanhar os resultados da campanha
Por fim, um dos erros para evitar na Black Friday é não monitorar o andamento e resultado da campanha.
Porém, é importante fazer isso para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Veja algumas dicas:
- Acompanhe as vendas, o tráfego do site, as taxas de conversão e os comentários dos clientes para entender o que está impulsionando as vendas e o que não está;
- Observe os resultados dos seus canais de marketing para entender quais estão gerando mais tráfego e vendas;
- Verifique o custo da sua campanha para garantir que ela esteja gerando lucro;
- Monitore os comentários dos clientes para identificar áreas de melhoria.
Leia também: 6 passos para reduzir o custo de aquisição do cliente no e-commerce
BFCM: Evento online para aprender erros para evitar na Black Friday e como aumentar as vendas
Ao evitar os erros mencionados neste artigo, você aumentará as chances de sucesso da sua Black Friday e em outras campanhas promocionais.
Além disso, oferecer cupons, descontos progressivos ou frete grátis é uma ótima maneira de incentivar os clientes a comprarem ainda mais.
Você quer estar bem preparado para aproveitar ao máximo a Black Friday e aumentar as vendas da sua loja virtual? Participe do evento online BFCM e descubra o que funciona!