A Shein, um dos maiores e-commerces de moda do mundo, conquistou seu sucesso por meio de estratégias de marketing inteligentes. Estas táticas não apenas impulsionam as vendas, mas também mantêm a marca na mente dos consumidores, oferecendo lições valiosas para outras lojas virtuais.

Nesse artigo, vamos explorar as melhores técnicas de marketing usadas pela Shein e que podem ser aplicadas na sua loja virtual. Boa leitura!

Público-alvo bem definido

A Shein é uma loja virtual do ramo de moda e beleza que tem como foco mulheres jovens e antenadas nas tendências do mercado. Toda a comunicação da marca tem o objetivo de atingir esse público-alvo.

Um público-alvo bem definido  permite que as marcas criem ações pensadas na melhor forma de agradar esse público em específico.

Marcas genéricas que querem atingir todos os públicos, acabam não chamando a atenção de ninguém. São esquecíveis. Seu diferencial acaba sendo o apelo ao preço baixo, quase exclusivamente.

Naming inteligente

A escolha do nome da loja virtual é extremamente importante. Faz parte do branding e da identidade da marca, é a forma como as pessoas vão se referir ao e-commerce e lembrar dele.

Um nome tem a capacidade de chamar atenção do público, transmitir credibilidade e profissionalismo ou amadorismo. Fazer a marca ser percebida como premium ou barata.

Bons nomes devem ser simples e memoráveis, além de fazer sentido para o público-alvo da marca.

Quando falamos da Shein, o naming da marca cumpre muito bem o seu propósito. A nomenclatura Shein é uma junção das palavras em inglês she (ela) + in (por dentro). “Ela por dentro”, quando traduzido para português.

Um nome que expressa exatamente quem é o público-alvo da marca. Mulheres jovens e antenadas, que estão por dentro das tendências.

Saiba mais: Como escolher um nome para loja virtual

Cupons de desconto

Uma das estratégias de marketing mais usadas pela Shein é a distribuição de cupons de desconto na loja. Porém, os cupons não são disponibilizados de forma aleatória.

A loja oferece um valor de desconto a cada valor gasto. Por exemplo, “receba R$10,00 off em compras acima de R$99,00.”

Como já dissemos anteriormente no blog, cupons de desconto são um grande impulsionador de vendas. O valor abatido faz com que os clientes sintam que estão em vantagem e comprem mais.

Essa estratégia é bastante eficaz para aumentar o valor do ticket médio. Além disso, o incentivo a atingir determinado valor faz com os usuários passem mais tempo navegando pela loja.

Promoções

Promoções de vendas são ações realizadas por uma marca/loja feitas com o intuito de impulsionar as vendas de um produto ou serviço em um determinado período de tempo. 

As promoções de vendas, assim como os cupons de desconto, são um dos maiores impulsionadores de vendas.

Para se ter uma ideia do impacto do abatimento de preços dos produtos, segundo uma pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros e 93% dos consumidores pechincham na hora da compra.

Além disso, em um levantamento elaborado pela MKT House em parceria com o Portal da Promo, 97% dos participantes alegaram que gostam de participar de promoções.

A Shein, sabendo do retorno positivo das promoções, frequentemente realiza ações promocionais em seu site. Existe até mesmo uma aba específica para os produtos em liquidação.

Personalização de navegação 

A personalização de navegação em site é o processo de adaptar a experiência do usuário de acordo com as suas necessidades e preferências. 

Geralmente, é feita com base em dados de navegação e histórico de compras dos usuários. Esse rastreamento é feito por cookies e pixels.

Uma navegação personalizada possibilita que os usuários tenham produtos de seu interesse sendo recomendados, ao invés de itens aleatórios. Isso garante que eles passem mais tempo no site, além de aumentar as chances de compra e recompra. 

Banner rotativo

Banners são imagens usadas em sites com o objetivo de chamar a atenção do usuário para promover algo. No e-commerce, são usados para divulgar promoções, lançamentos de novos produtos, eventos especiais, etc.

Geralmente são projetadas na página inicial do site ou em pontos estratégicos para capturar a atenção do visitante.

Os banners rotativos, também conhecidos como banners carrossel ou slides, cumprem, basicamente, a mesma função. A diferença é que são compostos por várias imagens que são exibidas alternadamente.

A vantagem de usar banners rotativos no e-commerce é que é possível transmitir diversas mensagens aos clientes utilizando o mesmo espaço. Com a animação o site ganha mais vida e a navegação se torna mais dinâmica para o usuário.

Ao visitar o site da Shein, você encontra essa estratégia de marketing sendo muito bem explorada.

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Investimento em tráfego pago

Uma das grandes vantagens dos anúncios online é que eles podem ser altamente personalizados para os usuários. Os gerenciadores de anúncios usam dados que permitem uma segmentação eficaz.

Por meio de anúncios, é possível atrair novos clientes que possuem interesse no segmento da marca, fazer ações de remarketing, incentivar a recompra e muito mais.

A Shein faz uso do tráfego pago como forma de atrair mais clientes. Basta uma rápida visita na loja e você notará a quantidade de anúncios aparecendo nas redes sociais.

Algumas pesquisas sugerem que os usuários precisam ser impactados por anúncios entre seis e oito vezes até decidirem pela compra. Por isso, essa estratégia é muito eficaz.

É uma forma de lembrar o usuário que aquele produto que ele demonstrou interesse está esperando por ele.

Além disso, a Shein promove produtos semelhantes aos que o usuário mostrou interesse, o que aumenta as taxas de recompra na loja. 

Programa de afiliados

Assim como a Amazon, a Shein possui um programa de afiliados da loja. Os adeptos ao programa recebem um link exclusivo para divulgar em sites e redes sociais e recebem uma comissão a cada venda realizada pelo link.

Essa estratégia de marketing é eficaz para aumentar o alcance e a divulgação da marca. Com os afiliados, a Shein possui uma rede de pessoas divulgando seus produtos praticamente de graça.

Para os afiliados, divulgar os produtos é uma forma de conseguir renda extra. Além disso, é um grande incentivo para pequenos influenciadores que estão dando seus primeiros passos na internet.

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Com essas estratégias de marketing, a Shein mantém uma base de clientes fiéis e engajados, além de manter seu nome na mente dos clientes e clientes em potencial. 

Todas essas estratégias podem ser aplicadas na sua loja virtual e a Empreender é sua melhor parceira nisso. Conheça nossos produtos.