Como contratar influenciadores para a sua marca ou loja virtual

Quais os melhores meios de divulgação para contratar influenciadores?

Mesmo não havendo um data exata sabe-se que no ano 600 a.c o teatro surgiu. Somente por volta do ano 60a.c o jornalismo, logo ali não é mesmo?

Mas por que escrevo essas informações? Exatamente para explicar a sua principal função, lhes informar! O teatro, o jornal, posteriormente, as revistas, as cartas, o rádio, os satélites, a televisão e hoje as mídias online. São nossos meios de saber das coisas, conhecer mais o mundo.

Hoje se sabe que uma criança de 10 anos tem mais acesso a informação do que Einstein tinha. Mas jamais faria cálculos como fez, pelo menos não aos dez anos de idade.

Sem nem falar no imperador Júlio César, mas certamente esse menino de dez anos não teria o conhecimento de guerra e governabilidade que possuía o imperador, mas afinal onde quero chegar com tanta história?  

Quero que você, sabendo de tudo isso, compreenda que você pode ter os melhores produtos. As melhores oportunidades, o melhor do melhor. Mas se alguém que influencia muito a sociedade não gostar ou gostar muito do que você tem, seu produto pode estar à beira da falência ou do sucesso!

Estamos no futuro, vivemos ela a cada instante, pois a velocidade que as informações chegam está incalculável, e hoje as mídias do último século perderam espaço para o digital, para o instantâneo.

Influência do mercado em suas compras diárias:

Não há mais como esperar o jornal da noite para descobrir o que está acontecendo e muito menos o impresso no outro dia.

Para fazer uma boa compra de um tênis não preciso sair andando pelo centro, ou saber o que estão achando do governo da minha cidade.

O mundo online instantaneamente se responsabiliza por proporcionar opiniões, todos darão opiniões, mas mudaram as suas quando escutar o influenciador!

Os responsáveis de hoje, dos resultados e consequências sobre qualquer coisa que cai na rede, são os influenciadores, como se fosse a coluna de opinião do jornal.

Portando com os meios de divulgação funcionando 24 horas, se você quer um lugar ao sol, um espaço de destaque na internet é preciso contratar um influenciador para sua marca.

Porém você nem sabia que ele existia e fica a pergunta no ar; como contratar influenciadores digitais? Eu já vou lhe responder!

O que é influência digital?

Com o surgimento da internet a influência televisiva perdeu força. Assim como o rádio, quando a televisão surgiu perdera também a influência.

Ela não se extingue, existe enquanto existir audiência, muitos escritores escreveram sobre o fim do mundo e até todos tiverem a certeza absoluta que nada pegou fogo por aqui, ficaram com receio de se ele realmente estava correto.

A muito tempo as famílias se reuniam à volta do rádio para escutar as rádios novelas. Essas informações mexiam com a criatividade do cidadão.

As moças sonhavam com galãs, os homens com aventuras, estamos dentro do mar da influência. Em todo setor de nossas vidas, a influência age para o bem ou para o mau.

“Não ande com esse rapaz meu filho ele é uma má influência!” Frase famosa de muitas mães para seus filhos, o mais puro exemplo de influência. Pois bem, vocês já abriram a mente para ver que a influência está por todo o canto, vamos observar no online.

A internet é a vida em forma digital, e os influenciadores surgiram com muita força nas redes sociais.

Essa influência se intensificou com plataformas de vídeo como youtube, troca de mensagens como o twitter e compartilhamento de vida social com facebook e instagram.

Nada foge da ideia da televisão, do ver, do telespectador. Mas só se tornou a mais poderosa ferramenta de comunicação, por que qualquer um pode tentar a sorte, qualquer um pode interagir, qualquer um pode se tornar um influenciador digital, basta uma câmera, boas pautas, sinceridade e coragem!

Se você está inserindo sua marca no mundo digital, através de diversos canais de venda. É importante você ter parceria com influenciadores digitais.

Astros e empresas famosas

Uma atitude que está em alta é a de que as empresas enviam “presentes” para os famosos da internet para ele fazerem “lives” ou publicarem em seus “stories” o presente que receberam.

É claro que o influenciador não chegou onde está à toa. Ele também trabalhou muito para isso e tem sim o intuito de ser um profissional.

Hoje no mercado já foi criado esse novo termo para os profissionais da influência digital. As faculdades e escolas de marketing abordam e muito sobre essa nova carreira.

Mas você deve estar se perguntando, como contratar influenciadores digitais? Calma, já estou chegando na cereja do bolo!

Como contratar influenciadores digitais?

É o famoso trabalho de caça talentos. Porém você não precisa percorrer centenas de quilômetros, e muito menos visitar diversos lugares ou até conversar com muitas pessoas para descobrir alguém.

Os influenciadores estão facilmente na mídia digital, blogs, canais no youtube principalmente, instagram, twitter entre outros muitos!

Sites especializados

Você também pode utilizar alguns sites especializados em garimpos como o Celebryts, Influency. Eles calculam a quantidade de seguidores nas redes sociais e de como ele interage com seu público e também faz a ponte direta com o influenciador.

Empresas também se utilizam de contratar atores e atrizes. Pois mesmo que eles não tenham um planejamento forte na internet ele são, digamos que, “conhecidos”.

Porém deve-se ter cuidado para essa escolha. Pois o momento pós contato com o público pode morrer. Pois os seguidores diários de um canal, seguem o canal religiosamente.

Enquanto um ator de televisão irá seguir sua vida, sem ser lembrado todos os dias. A não ser que ele possua um veículo de comunicação digital.

Deve-se ter também cuidado com o tipo de influenciador que irá escolher, o que ele apresenta em seu canal, um feedback de sua história na mídia, pois ele pode ser um influenciador para sua marca de um nicho que não interessa.

A relação de contratante e contratado deve ser muito clara e transparente, o ideal é que o influenciador para a sua marca ou loja virtual realmente conheça seu produto e talvez, se for um produto mais conhecido utilize por um tempo.

Pois a criação de vínculo emocional é mais importante que sorrir para a câmera e dizer que aquilo é bom!

Grandes marcas da nossa infância estão vivas até hoje e são consumidas com muito amor por toda a emoção que foi criada em cima dela.

O influenciador escolhido tem que ser mais que um propagandista e sim um consumidor que fará um depoimento sincero para seu público, isso é a influência saudável!

Mas aquela última pergunta grita no seu pensamento, “Mas como contratar um influenciador para sua marca? ” Ok! Vou lhe dizer.

Contratar influenciadores para sua marca

Busque um perfil que seja a cara de seu negócio. Que mostre para o público que o segue que usar seu produto realmente é maravilhoso.

Muito cuidado quando escolher mais de um influenciador digital. Pois você pode escolher três ou quatro e cada um com 3 milhões, mas a média entre eles é de 1 milhão. Ou seja, são todos de nichos parecidos e seguidos pelas mesmas pessoas. Então estude os nichos e os seus respectivos seguidores.

O mercado está em alta sim, mas você pode garimpar jovens influenciadores, de oportunidade para os que estão iniciando. Além de serem muito mais baratos, podem ter ideias e sentimentos inovadores por sua marca!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *