Tudo que você precisa saber antes de comprar uma máquina de sublimação

Conheça no post de hoje tudo sobre máquina de sublimação

É indispensável hoje agradar o cliente, seja com bônus, brinde, desconto, um bom atendimento, pagamento facilitado e principalmente bom preço. A concorrência está muito grande em todos os setores e somente sendo o diferencial para poder se sobressair no mercado.

São diversas marcas e empresas que lutam diariamente para serem as bem mais vistas, porém essa função não é nada fácil, pois exige tempo, dedicação e investimento. Mas quando fazemos algo por amor, não há fronteiras, nos dedicamos inteiramente e exclusivamente.

Com o crescimento desenfreado dos e-commerce nos últimos 10 anos, o segmento se transformou em o principal canal de venda para muitas empresas que já possuíam loja física.

Sem falar nos novos empreendimentos que surgiram especificamente para trabalhar com o mundo virtual, e com isso a máquina de sublimação ganhou mais espaço.

Mas, o que fazer em um mercado de tamanha concorrência, onde cada empresa faz dedicações incríveis para obter o sucesso?

Ou como entrar nesse mercado, por onde começar, o que fazer, indústria, atacado ou varejo?

Calma nós temos uma valiosa dica!

O tradicional sempre é venda certa no mercado!

Industria, atacado ou varejo? Faça os três! 

Sim! Isso mesmo! Você pode fazer algo que estará presente nos três pilares comerciais, ser indústria, atacado e varejista. Parece loucura não é mesmo?

Mas todo aquele que sonha é chamado de louco! Ok, vou deixar de segredo e vou lhe explicar.

História:

Tudo começou lá em Roma, longe certo? Os romanos utilizavam uma túnica dupla, uma peça única, que se pensando bem talvez facilitasse muito a nossa vida! Essa peça que ficava por baixo era chamada de Camisia, sempre branca, de linho e protegia essa túnica de transpiração, uma ideia de roupa de baixo.

Podemos considerar a Camisia a tataravó das modernas camisetas, por volta do século XIX (19).

As roupas das crianças eram uma cópia fiel das roupas adultas, como uma roupa de boneca, afinal a imagem e semelhança era base para a educação. Porém neste século surgiram as T-Shirts que começaram a revolucionar o conceito e o mercado de vestimentas.

Mas foi em 1908 que elas surgiram com força. O exército americano começou a utilizar as tais peças por facilitar muito no campo de batalha e serem mais fresquinhas. Eita calor!

Como sempre camisetas foram sinônimo de roupa por baixo não seria da noite para o dia que essa ideia deixaria de existir. Não tinha internet naquela época para viralizar!

Clark Gable

Então só por volta de 1940 que um galã de filme chamado Clark Gable resolveu sensualizar sem ser vulgar e tirou sua camisa, as moças foram a loucura. Mas havia algo que chocou a todos! Surpreendeu o mundo, não havia nada por baixo, “Oh my god!”

Virou notícia, bem mais devagar que nos dias de hoje, é claro, mas aos poucos o borbulho foi se espalhando pelo país e o mundo, sua atitude mostrou a tendência que já estava se criando a quase 30 anos.

Mostrou que o apetrecho poderia ser uso como peça principal e não mais como roupa de baixo!

Então revistas começaram a publicar fotos, novas propagandas surgiram, modelos, atores, o exército tinha implantado a nova moda. Até um presidente que se candidatava na época lançou camisetas de propaganda, e pronto estava implantada no mundo a novidade!

O que a História tem haver com meu negócio?

E por que esse momento histórico? Para lhe explicar o que disse frases acima!

Você pode com a tecnologia de hoje, ter facilidade dos ecommerce, ser fabricante, atacado e varejista!

Sublimação de camisetas! Um dos negócios mais lucrativos desde sempre, a tradição sempre está viva, a sublimação está em alta no mercado, e não apenas com as camisetas, canecas, squeeze, bonés e tudo que uma prensa pode fazer!

Como? Eu vou lhe explicar! Quando terminar esse texto você estará pronto para desenvolver seu novo e lucrativo negócio!

Escolha seu nicho! Quem é meu Cliente?

Não adianta atirar para todo lado! Aproveitando que falamos de exército posso te afirmar que quando você cria focos, você realiza de parte em parte.

Assim é no mercado, nada adianta você ter diversas mídias para a divulgação de seu trabalho se você não alimenta com um bom conteúdo.

Você pode criar dicas ou sugestões, mas o ideal seria investir em um profissional freelancer, um redator web. Você encontra um facilmente em sites ou poderá fazer o download da versão mobile.

Os aplicativos de freelancer disponibilizam a criação de projetos e a solicitação de orçamento. O ideal é você oferecer um valor pré fixado por artigo, assim você controla seus gastos.

Bem depois de pensado nisso, antes de falarmos sobre tudo que você precisa saber sobre uma máquina de sublimação, é necessário e importantíssimo você saber quem é seu cliente, para quem você irá oferecer seu portfólio de produtos.

Primeiramente você escolherá quais produtos que irá produzir( falaremos disso mais à frente ok?). Você deve montar sua lista, com fotos e valores, excelentes descrições, pois quanto mais você descrever mais o seu consumidor terá confiança em comprar.

Pense que sua descrição deve ser de tamanha perfeição que o cliente deve ter a sensação que não está apenas lendo sobre o produto, mas tendo a sensação de que está com ele, como ele é, isso lhe dará muita credibilidade.

É como descrever um sorvete de morango e o cliente ter a sensação de que já está sentindo o sabor.

Crie um e commerce

Você pode criar um e-commerce, hoje temos excelente plataformas para criação de lojas virtuais, como o Wix e o Shopify.

Você pode também criar um blog e um perfil no facebook, mas se lembre que o perfil é pessoal, não use o nome de sua empresa, é bem provável que você pode ter problemas futuros.

Crie também uma fanpage para sua empresa, é importantíssimo também criar um CNPJ da categoria MEI, assim você poderá ter ainda mais credibilidade para vender para qualquer cliente.

O custo mensal é baixo, por volta de R$50,00, assim você investe pouco mais investe em credibilidade.

máquina de sublimação por mais que seja de maneira física e não visual pode ser vantajosa.

Canais de comunicação para profissionais de sublimação

Para atender melhor o seu cliente, crie um canal de comunicação, o WhatsApp está em alta, mas sinta-se à vontade para utilizar o que mais lhe deixa confortável.

Os clientes de hoje gostam de tirar muitas dúvidas, ver muitas fotos do produto e saber de suas garantias, e esse canal facilita muito.

E além do mais ninguém mais pede cartão de visita, sempre vem a frase que já está forte; “Ele tem Whats?”

Estude o mercado! Qual a necessidade do nicho (grupo, clientes) que escolhi?

Imagine, o jovem entrando na igreja, com seus fones de ouvido vermelhos, com seus olhos pendurados na camiseta meia aberta, com uma sacola branca de mercado. Ele vem balançando a cabeça, parece escutar algum tipo de rock. Ele para a frente do altar, o padre ainda não chegou, mas os fiéis estão ali, então ele abre um sorriso, tira seu fone e pede a palavra;

“Meus amigos e amigas, estou aqui humildemente, pois sou vendedor, e preciso sustentar minha família…”

Até esse momento as senhoras e senhores estão um pouco comovidos, como sempre acontece quando os vendedores utilizam dessa técnica de “contar uma história triste! ”

E Ele segue;

“Queria lhes oferecer meu produto, ele é da melhor qualidade, e eu tenho certeza, que vocês irão ajudar esse humilde vendedor que só pede auxílio. Eu gostaria de lhe oferecer essa garrafa de whisky! ”

NÃO! Não preciso nem continuar essa história, é óbvio que há algo errado nessa venda, o rapaz está completamente equivocado do local e as pessoas que escolheu para vender.

Mas por mais absurda que pareça essa história ela é muito verdadeira, pois hoje o mundo está cheio de pessoas vendendo as coisas certas nos lugares errados.

A dica que podemos lhe dar é escolha o nicho, as pessoas, o local que você irá vender seus produtos, se são canecas, ou almofadas para mães grávidas, se são camisetas de bandas, se são copos para festas.

O portfólio é enorme, então sabendo isso vamos para a compra da máquina de sublimação!

Compre sua máquina de sublimação!

A primeira coisa que olhamos para a camiseta, quando vamos escolher uma, é a sua beleza, suas cores e sua imagem, se estiver em inglês, dificilmente alguém lê o que está escrito.

Então você deve se preocupar com a qualidade da estampa. Pois ela é o seu principal material de propaganda. Então o investimento com uma máquina de sublimação não seria de maneira alguma um desperdício.

Você deve se preocupar muito com o seu estudo, as técnicas para a produção devem ser mantra para você, pois conhecendo muito de sua máquina você que irá dominá-la.

Se encontra muitos cursos e vídeos na internet explicando e ensinando como fazer, não deixe a ideia de; “eu sei como se faz! ”.

Teste muito tudo o que você aprender, afinal a qualidade do seu serviço irá garantir que seu cliente volte a comprar. Fidelização é importantíssimo!

Você deve escolher que tipo de serviço irá querer prestar, se você quer produzir em grande escala, aí então usaria a sublimação com calandra.

No qual a imagem é colocada em um cilindro que ficará sublimando um rolo de tecido, você pode atender a serviços contratados ou até mesmo contratar facções de costura para montar suas camisetas já sublimadas.

Ou você pode pensar em um trabalho mais exclusivo e utilizar a sublimação por prensa, que faz uma unidade por vez. Ou utilizar do transfer que é de rápida produção mas pouca durabilidade.

Mas não se esqueça que a escolha da máquina de sublimação é fundamental para seu negócio.

Máquina de Sublimação:  Prensa, 3D, calandra ou transfer laser

Lembra quando você estava brincando com seus amigos e amigas e exibia aquela sonhada camiseta de personagem? Era o sucesso entre as crianças. O tão grandioso exemplo de como causar inveja alheia

Porém sempre um amigo seu gritava “ Está caindo o olho do seu boneco! ” E lhe presenteava com uma sonora e larga gargalhada!

Sim aconteceu e não foram poucas vezes, a máquina de sublimação Transfer Laser é uma sublimação digamos que “colada”, o processo é mais ou menos assim, você precisa de uma impressora a laser que usa a tinta em pó, o famoso tonner.

Você precisa de uma papel especial para a impressão, você imprime a imagem que deseja e com a pressão, temperatura e tempo.

Praticamente cola sobre o tecido a imagem, porém ela não é durável, pois ela está somente na superfície do tecido ela pode sair quando a força que a uniu acabar.

O que faz essa força de colagem acabar pode ser a água ou detergente quando é lavada, o sol.

O certo é que ela não disponibiliza um bom tempo de duração e poderá vir acontecer dos olhos, bocas, e até toda imagem do seu personagem irem por água abaixo!

O transfer está inserido na maioria das máquinas de sublimação, pois ela é uma técnica.

Já em canecas você pode passar uma resina especial para o fim, então essa resina irá segurar por muito mais tempo a estampa.

Mas para outros materiais como boné e almofadas, o processo e resultado é o mesmo.

Utilize-se o transfer para copos de festa, pois trata-se de um produto para pouco tempo de uso.

Você nunca se perguntou, como pode ter tantas camisetas de futebol? Ou tantas outras iguaizinhas na loja?

Sublimação Calandra

As camisetas esportivas eram diferentes das demais pareciam de outro mundo, mas o segredo está na fabricação, a sublimação por calandra, são grandes máquinas com enormes cilindros.

Onde você irá colocar um rolo inteiro de tecido, a imagem ficará no cilindro sublimando repetidas vezes.

Digamos que é a produção em escala, para referências, grandes empresas esportivas a utilizam, criando assim grandes quantidades.

Ela é bem mais cara que a prensa, seu valor pode chegar até 6x mais, portanto se você quer investir nesse ramo há grandes nichos para vendas, basta você escolher qual será seu público.

Prensa Sublimática

E a tradicional prensa sublimática, faz camisetas, bonés, xícaras, almofadas, copos para festas…

A produção é mais exclusiva, então é ideal para os itens personalizáveis, um investimento mais baixo, porém mais artesanal.

Hoje já existe sublimações em 3D, são modernas, lindas e estão atraindo o público jovem, principalmente fãs de HQ.ois possuem incríveis imagens que mexem com o imaginário dos fãs.

Basta você escolher qual lhe agrada, o público que irá atender e quanto quer investir.

Não esquecendo que além da máquina de sublimação há outros investimentos como veremos a seguir, tecido, tintas, insumos.

Qual material posso sublimar?

Para quem apenas usa as roupas não tem noção da infinidade de tecidos que possuímos no mercado, para descobrir e se maravilhar você pode visitar uma casa de aviamentos, e verá a quantidade de tipos e cores, mas como escolher o certo?

O certo é dar certo! Quase todos os tecidos podem ser sublimados, mas há os que aceitam melhor a tinta e outros menos, antes de começar é importante saber a diferença;

Tecidos de fibras naturais

Tecidos sintéticos e fibras naturais, são os dois tipos de segmento que possuímos no mercado. Claro que a mistura de 2 ou mais tecidos criam novos conceitos.

Os tecidos naturais são Linho, Seda, Lã e Algodão, são os tecidos que todo mundo acha “macio” e confortável. São naturais então digamos que não tem nada parecido com plástico no meio. Assim esse tecido respira, não fica com cheiro ruim se secado a sombra.

Porém ele pode desbotar com o tempo e amassa com facilidade, tudo é questão do material, é natural.

Tecidos sintéticos

Já os tecidos sintéticos como Poliéster, Viscose, Acrílico são super-resistentes, e não amassam, porém não respiram e podem pegar fogo rapidamente.

Então quanto mais sintético for mais cuidado se deve ter em questão da temperatura e tempo da prensa para não passar do ponto e vir a queimar o tecido, é tecido industrial.

O indicado para a sublimação, seria de tecidos 100% poliéster. Ou material sintético, porém são aceitáveis composições com até 60% do material.

A sublimação significa que algo sólido sai do seu estado diretamente para o estado gasoso. Ou seja, esse processo de sublimação. Consiste em fixar a tinta no interior do tecido. Assim ele não se desprenderá.

Por ser um tecido mais resistente os sintéticos são os ideais para o processo. Já que os naturais podem não resistir e causar diversos problemas.

Você também irá personalizar canecas, azulejos, copos de acrílico e plástico. Mas para isso é necessário investir em uma resina catalisadora especial para sublimação.

Ela é transparente e irá auxiliar na fixação da imagem no material. Já que ele não é igual ao tecido, transpassado e sim sólido ele precisa de algo que fixe essa imagem, e esse algo é a resina, você encontra facilmente em casas de produtos artesanais, papelaria e até mesmo na internet.

Pronto agora você já sabe qual nicho ou público irá atender, qual tipo de máquina precisa investir e qual tecido é o ideal, mas como faço com as imagens?

O que faço para ter imagens para sublimar?

Agora que você já aprendeu quase tudo antes de comprar uma máquina de sublimação, estamos chegando na reta final, a imagem!

É muito importante você ter conhecimento de como funciona os programas de edição como o CorelDraw e Photoshop.

Podendo comprar um curso na internet ou assistir alguns vídeos gratuito. Se não tem experiência alguma com tratamento de imagens é essencial que se especialize ou até mesmo contrate um profissional freelancer para lhe auxiliar.

As imagens devem ter uma excelente qualidade, pois você não quer imagens feias e distorcidas, tirar o fundo de imagens, criar designs são ações iniciais em suas peças, por isso o auxílio de um profissional cairia muito bem para iniciar o seu novo negócio.

Não caia novamente no erro de achar que sabe como faz. Você estará gastando tempo e dinheiro, as suas vendas dependem da sua qualidade. E a propaganda de boca em boca ou de compartilhamento em compartilhamento é a melhor opção para o sucesso.

Se você trabalhar com e-commerce, a sua imagem é a sua propaganda. Então depois dos trabalhos concluídos tire boas fotos para poder mostrar aos seus clientes os belíssimos trabalhos realizados.

Imprimindo imagens para auxílio de uma máquina de sublimação

Para imprimir suas imagens você irá precisar de uma impressora a laser. Ela contém o tonner, nome dado para o recipiente onde contém uma certa tinta plástica em pó. O processo da impressão é parecido com a da sublimação a única diferença é que não existe a prensa. A impressora esquenta o pó que cola na folha.

A folha deve ser especial para isso, ela é bem mais cara que a folha comum. Um pacote de 50 folhas custa R$ 33,00. Dependendo da sua localidade o tonner pode custar entre R$100 e R$150 e a impressora possui 4 tonner.

O ideal é que sejam novos, pois a recarga pode causar dor de cabeça nas próximas impressões. Você deve contabilizar esse custo de acordo com sua produção.

A qualidade começa desde o início da produção, não esqueça que ela é uma das mais importantes consequências de seu trabalho. Os clientes não reclamam por pagar por qualidade. Mas estarão extremamente decepcionados por pagar caro por produtos de má qualidade.

Agora você já aprendeu tudo que precisa saber antes de comprar uma máquina de sublimação!

Seu projeto está aqui neste texto, diante de seus olhos, basta colocá-lo em prática. Não esqueça de escolher o público que deseja atender. Pois se não poderá comprar uma máquina de sublimação errada.

Muitas vezes na sua cidade terá saída para certo produto, mas há produtos que são os tradicionais. Como xícaras comemorativas, para os dias dos pais, dia das mães, para formandos.

Há também uma grande procura para artigos infantis, de bebês, recém-nascidos. Como almofadinhas personalizadas, bolsas, porta mamadeiras e até mesmo body com sublimação de desenhos.

As festas personalizadas também estão em alta, copos para formaturas ou aniversários de 15 anos. Empresas com festas no final de ano, investem nesse tipo de marketing. Não esquecendo na talvez maior e mais rentável área da sublimação: camisetas.

As camisetas para sublimação são sempre bem-vindas, principalmente para times de futebol.

Se souber fazer um bom trabalho poderá se tornar precursor dessa atividade na sua cidade.

Então não fique parado, siga os passos desse planejamento, observe a concorrência se ela existe ou não e busque também através da internet a venda em e-commerce. Os canais estão aí para serem utilizados.

Material de qualidade gera muito mais lucro, não venda gato por lebre. Assim você também estará contribuindo para um comércio justo e honesto! Mãos à obra e boas vendas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *