O Twitter é uma rede social com muita agilidade nas publicações se comparado a outras redes sociais. Os tweets são pequenas mensagens, de até 280 caracteres, similares aos antigos blogs, sobre qualquer tema.
Por ser uma rede social rápida e dinâmica, as postagens precisam ser ágeis, pois os assuntos entram e saem a todo momento.
O marketing e o Twitter
Existem algumas formas de interagir no Twitter que são interessantes para o marketing digital como: compartilhar postagens, favoritar tweets e responder a outros usuários.
O Twitter também é uma ferramenta importante para estratégias de marketing, por ser um canal interessante para empresas se posicionarem. Entretanto, a agência de marketing precisa estar atenta à presença da marca, pois demanda uma certa frequência de postagem.
Estratégias de marketing digital no Twitter
As postagens podem ser imagens, gifs ou vídeos. Todavia, as pessoas também buscam informações e notícias do momento para participarem do debate público e se posicionam sobre os temas abordados, gerando conexão e empatia com o público.
Inclusive, o Twitter empresas oferece recursos exclusivos para negócios, como área para anúncios com painel de dados e segmentação, por exemplo.
Passo a passo para criar um perfil no Twitter
Em primeiro lugar, acesse o site Twitter para Empresas e localize o botão “Entrar” no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em “Inscreva-se” e insira seu email para criar e acessar a conta. Assim que confirmada a inscrição, se atente ao preenchimento desses itens:
- Nome de usuário;
- Foto de perfil;
- Imagem de capa;
- Descrição da Bio.
Depois de criar seu perfil empresarial no Twitter Empresas, conquiste seus objetivos utilizando a plataforma de forma eficiente em seu negócio.
Como ter sucesso no Twitter
Para que sua empresa tenha sucesso no Twitter, nós preparamos 5 dicas essenciais. Veja:
Persona
Antes de pensar no conteúdo das postagens, o certo é ter em mente uma persona, ou seja, um perfil fictício representando o público a ser atingido. Com a persona definida, é possível planejar um conteúdo com linguagem e formato adequado ao cliente.
Conteúdo
Agora que conhece seu público e definiu sua persona, pode planejar o conteúdo seguindo um calendário editorial, com datas especiais, e demais assuntos relevantes para sua audiência.
Interação
Além das postagens programadas, é fundamental responder os tweets sobre sua empresa ou produto, a fim de gerar interação com seu público. Essa interação ajuda a posicionar seu negócio, conquistando retweets, por exemplo.
Hashtags
As hashtags são ferramentas importantes para aumentar o alcance e categorizar os posts estrategicamente, mas é preciso saber usá-las. Dessa forma, você pode evidenciar promoções, eventos, sorteios, além de atingir um público mais específico.
Monitoramento
Para saber se sua estratégia foi eficiente é necessário saber se os usuários falaram sobre sua empresa ou produto. Portanto, monitore os indicadores para entender seu posicionamento na plataforma. Além de poder seguir a concorrência e pessoas envolvidas com seu negócio.
Twitter Ads
O Twitter também é uma rede social que permite a divulgação de campanhas de marketing a partir da gestão de tráfego de posts patrocinados ou campanhas segmentadas, por exemplo, aumentando o alcance do seu negócio.
Aliando o tráfego pago com o tráfego orgânico você consegue vender um produto, conquistar mais seguidores e aumentar seu engajamento com o público, além de gerar leads e ampliar a divulgação da empresa e produtos.
Assim como em outras redes sociais, os anúncios pagos dependem do valor investido para acelerar e otimizar as campanhas criadas na plataforma. O Twitter Ads é a ferramenta gratuita que permite a criação de três formatos de anúncios:
Tweets promovidos
Nesse formato, os tweets funcionam da mesma forma como os publicados sem promoção nenhuma, mas alcançam inclusive usuários que não seguem a conta, sempre marcados com “Promovido”, podendo aparecer tanto na timeline quanto no resultado de uma busca.
Contas promovidas
As contas promovidas têm como objetivo ampliar o número de seguidores de um perfil. Nesse formato, é possível segmentar a campanha para atingir somente pessoas que podem ter interesse em seu negócio ou produto.
Assuntos promovidos
Esse é um formato para criar tendências impactantes que duram, geralmente, 24 horas. Eles aparecem na aba “Explorar” e em outras áreas da plataforma.
Como anunciar no Twitter
Os anúncios pelo Twitter Ads são feitos por meio de um sistema de leilão, ou seja, não existe um valor pré determinado para anunciar. São diferentes valores conforme o formato escolhido, combinando atratividade, segmentação e valor do lance.
O valor do lance é a quantia que o anunciante deseja pagar pela campanha, portanto, a campanha só tem início quando o anunciante definir a ação que será cobrada.
Além do clique em um link, existem outras ações que também podem ser utilizadas em campanhas como: impressões, interações, visualizações em vídeo entre outras.
Por fim, é fundamental incluir o twitter em sua estratégia de marketing digital nas redes sociais, pois segundo pesquisa 80% dos usuários já mencionaram alguma marca em seus tweets.