Abrir uma loja virtual com estoque na internet é uma excelente maneira de começar a empreender. Os custos são menores que uma loja virtual física e a possibilidade de retorno é muito maior.
Mas para o negócio dar certo é preciso dar atenção a áreas como o atendimento ao cliente, identidade visual da loja, estratégias de vendas, gerenciamento de estoque, etc.
Neste artigo, falamos um pouco sobre as vantagens de ter um e-commerce e listamos alguns dos melhores aplicativos para lojas virtuais com estoque. Para saber os melhores aplicativos para a sua loja virtual com estoque continue a leitura.
Vantagens do e-commerce
Já não é mais novidade que as compras online já se tornaram parte da rotina dos consumidores.
O setor passou por um crescimento acelerado com a chegada da pandemia em 2020, e hoje é um dos que mais crescem no país, mas já mostrava um processo de amadurecimento nos anos.
Isso significa que, assim como as pessoas passaram a enxergar os benefícios de fazer compras online, surgiu também uma grande oportunidade para novos empreendedores: vender (muito) pela internet.
Um dos benefícios das compras online é que não existe a mesma barreira geográfica que o comércio físico.
Se uma loja virtual está sendo gerenciada no lado norte do país, um consumidor que vive no sul pode fazer seus pedidos e receber as compras em alguns dias.
Para lojistas isso significa a abertura do leque de clientes que podem ser atingidos e para consumidores, significa acesso às melhores ofertas sem sair de casa.
O que são integrações de aplicativos
Quem escolhe abrir sua loja na internet não precisa mais se preocupar em construir um site do zero para exibir seus produtos.
Hoje já existem diversas plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, com os mais variados estilos. Cada uma com seus benefícios.
Porém, para um negócio funcionar, é necessário gerenciamento 360 graus. A internet tornou o comércio mais simples, mas isso não significa que seja fácil.
As plataformas de e-commerce atuam como o espaço onde uma loja física estaria hospedada. Por mais recursos que ofereçam ao lojista, ainda assim será necessário fazer algumas integrações de aplicativos para o negócio estar completo.
Mesmo que o lojista não precise se preocupar com o aluguel do espaço, por exemplo, ainda é necessário pensar em:
- Atendimento ao cliente
- Fornecedores de produtos
- Gerenciamento de estoque
- Logística de entregas
- Marketing da loja virtual
- Gerenciamento financeiro e muito mais.
Resumidamente, as integrações são aplicativos complementares que são adicionados na loja virtual.
Melhores aplicativos para lojas virtuais com estoque
Pensando na importância de integrar aplicativos para o melhor funcionamento do negócio, a seguir você encontra uma lista de aplicativos que não podem faltar em uma loja virtual com estoque.
1 – SAK
O SAK é o aplicativo ideal para oferecer atendimento ao cliente completo na loja virtual. Com esse app o lojista consegue recuperar carrinhos e boletos abandonados, oferecer suporte ao cliente, enviar mensagens personalizadas para o Whatsapp e muito mais.
Funcionalidades do SAK:
- Criar uma equipe de suporte ao cliente com apenas um número;
- Enviar mensagens automáticas;
- Enviar e-mails;
- Recuperar carrinhos abandonados;
- Fazer o lembrete do pagamento de boletos;
- Criar pop-ups para a loja virtual;
- Criar formulário de leads;
- Criar FAQs para a loja virtual.
Plataformas de e-commerce que integram com o SAK:
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Cartpanda;
- Yampi;
- Woocommerce;
- Loja Integrada;
- Tray;
- Wix;
- E-com Plus;
- Shoppub;
- Jet E-business;
- Dooca Commerce;
- Montink;
- BW Commerce;
- iSET;
- WBuy;
- Irroba;
- Jumpseller;
- Braip.
2 – Rastreio.net
O rastreio de encomendas é um dos serviços que não podem faltar em uma loja virtual, pois é por meio dele que o cliente se sente mais seguro em relação ao negócio.
A falta da possibilidade de rastrear as encomendas está entre as principais causas do abandono de carrinhos, um dos principais problemas enfrentados por quem vende produtos online.
Sendo assim, ter um sistema simples para o cliente acompanhar a entrega dos pedidos é fundamental para a loja virtual vender mais.
Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o Rastreio.net, um aplicativo onde o cliente pode acompanhar a entrega das encomendas e o lojista consegue acompanhar o status de todos os pedidos.
Funcionalidades do Rastreio.net:
- Cliente consegue acompanhar a entrega;
- O lojista gerencia os status do pedido, como: pago, não pago, em estrada, entregue, etc;
- Envio de mensagens personalizadas aos clientes;
- Ranking das melhores transportadoras.
Plataformas de e-commerce que integram com o Rastreio.net:
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Cartpanda;
- Woocommerce;
- E-com plus;
- Yampi;
- Tray.
Leia também: Fulfillment no e-commerce: como otimizar as entregas em lojas virtuais com estoque
3 – Lily Reviews
Não poderíamos deixar de falar do Lily Reviews, o aplicativo feito para adicionar avaliações e perguntas e respostas na loja virtual.
Se você já estudou pelo menos um pouco de marketing, sabe que as provas sociais são fundamentais para a efetivação de uma venda. Quando outras pessoas afirmam que algo é confiável, tendemos a confiar também.
No momento da compra, o cliente vai avaliar a loja virtual, pesquisar o que outras pessoas falam dela, se ele consegue atendimento, quais são os protocolos para trocas e devoluções.
Portanto, passar segurança para os consumidores é essencial. Essa é a função do Lily Reviews.
Funcionalidades do Lily reviews:
- Adiciona espaço para os clientes avaliarem os produtos;
- Possibilidade do cliente fazer perguntas ao lojista;
- Importação de avaliações de outros sites;
- Adicione avaliações na loja;
- Personalização das avaliações.
Plataformas de e-commerce que integram com o Lily Reviews
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Cartpanda;
- Loja integrada;
- Wix.
4 – 365 Artes
A identidade visual é um dos principais pilares da construção de Branding de uma loja virtual.
O Branding nada mais é que a forma que uma marca se comunica com o público. Refere-se ao estilo de comunicação, símbolos e elementos usados, cores, tipografia, etc.
Normalmente, a construção da identidade visual de uma marca é feita por um designer profissional e o serviço não é dos mais baratos (pelo menos, não os bons).
Para um pequeno empreendedor, esse gasto pode ser inviável, mas isso não significa que a loja virtual não possa usar elementos visuais profissionais.
O 365 Artes é um banco de imagens feito para lojas virtuais. Dentro dele, o lojista encontra centenas de imagens, selos e banners totalmente editáveis para usar na loja virtual.
É a ferramenta ideal para, além de estilizar a loja virtual, usar em datas comemorativas, promoções, lançamentos, etc.
Basta selecionar a imagem que deseja e adaptá-la ao estilo da loja virtual sem complicações, e sem a necessidade de contratar um especialista em design gráfico.
Funcionalidades do 365 Artes:
- Templates de imagens para e-commerce;
- Artes totalmente editáveis;
- Curso de como usar o Canva;
- Artes novas adicionadas diariamente.
Plataformas de e-commerce que integram com o 365 Artes:
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Cartpanda;
- Yampi;
- Woocommerce;
- Irroba.
5 – Automágico
O cadastro de produtos é uma das atividades que mais toma o tempo do lojista, porém é necessário.
Adicionar fotos, escrever descrição, colocar as características particulares do produto, precificar um a um, sem falhar… É muito trabalho!
O Automágico surgiu para acabar com esse problema. Com o aplicativo o lojista consegue cadastrar centenas de produtos de uma só vez, economiza tempo e consegue se dedicar mais a outras partes do negócio.
Basta criar um template para os produtos de uma determinada categoria, adicionar as informações que se repetem e ajustar apenas os detalhes necessários.
Para entender melhor como o aplicativo funciona, assista esse vídeo.
Funcionalidades do Automágico:
- Templates de produtos;
- Edição em massa;
- Adicione centenas de fotos de uma só vez.
Plataformas de e-commerce que integram com o Automágico:
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Yampi;
- Woocommerce;
- Loja integrada;
- Tray;
- Cartpanda;
- Wix;
- BW Commerce;
- WBuy;
- iSET.
Veja também: Como cadastrar produtos em massa na sua loja virtual
6 – Cheguei
Vender todos os produtos do estoque é ótimo. Isso significa que a loja está dando resultados, as estratégias de marketing estão se convertendo em vendas e, provavelmente, os clientes estão satisfeitos.
O problema é quando novos clientes buscam por um produto e ele não está mais disponível em estoque.
Se o cliente não encontrar na sua loja virtual o produto que está buscando, ele vai para a concorrência e você perde a venda.
Mas nem tudo está perdido. Quando um produto fica sem estoque, você pode adicionar uma lista de espera. Assim, o cliente interessado preenche seus dados para ser avisado quando o produto voltar ao estoque.
Isso funciona principalmente quando a loja virtual consegue fidelizar os clientes e eles sabem que vale a pena esperar devido ao atendimento acima da média e overdelivery da loja.
Para criar listas de espera, o Cheguei é o aplicativo ideal. Quando o cliente escolhe ser avisado do retorno do produto ao estoque, basta preencher os dados e ele receberá um e-mail assim que o tem for reposto.
Funcionalidades do Cheguei:
- Monitoramento do estoque;
- Adicione um botão “avise-me quando chegar na loja”;
- Personalize de acordo com a sua identidade visual.
Plataformas de e-commerce que integram com o Cheguei:
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Cartpanda;
- Woocommerce.
Esses são alguns dos melhores aplicativos para lojas virtuais com estoque. Aqui na Empreender você encontra diversos outros aplicativos com tudo que uma loja virtual de dropshipping ou com estoque precisa.
Você pode assinar os aplicativos individualmente ou criar combos personalizados com os apps ideais para o seu negócio. Não perca mais tempo e conheça o Empreender Plus agora mesmo.