O dropshipping é um modelo de negócios atrativo devido às suas vantagens, tanto para o lojista quanto para o fornecedor. Mas o mercado digital é muito maior que isso, sendo os infoprodutos uma grande potência. Pensando nisso, a Empreender lançou o Drop Digital.
O Drop Digital permite a comercialização de produtos digitais em lojas virtuais de forma semelhante ao dropshipping de produtos físicos. Os fornecedores disponibilizam seu material e os lojistas vendem da forma que preferirem.
Neste artigo, você vai entender o que é o Drop Digital, os motivos pelos quais você deveria ser um fornecedor de infoprodutos e o passo a passo para tornar-se um. Boa leitura!
O que é o Drop Digital
O Drop Digital é um aplicativo que permite que lojistas vendam produtos digitais produzidos por outras pessoas em seu e-commerce. Funciona de forma similar ao dropshipping, mas com produtos digitais.
Dropshipping é a modalidade de e-commerce na qual os lojistas divulgam produtos de fornecedores em uma loja virtual ou landing page, e quando a venda é efetuada o fornecedor fica responsável por fazer o envio ao cliente.
A modalidade se tornou popular devido às suas vantagens para ambas as partes. Centenas de empreendedores se tornaram milionários com a venda de produtos sem estoque. Agora, o dropshipping evoluiu e a Empreender está lançando no mercado o dropshipping digital.
Dentro do Drop Digital, os fornecedores podem disponibilizar produtos digitais em um marketplace exclusivo e os lojistas importam e revendem esses produtos em seus e-commerces.
Funciona da seguinte forma:
- o lojista carrega seu produto digital no marketplace;
- estipula um preço para os lojistas;
- os lojistas importam para seus e-commerces;
- o consumidor adquire o produto;
- o fornecedor recebe o valor estipulado mediante PIX do lojista;
- o lojista fica com a diferença entre o preço do fornecedor e o valor cobrado ao cliente.
Agora que você entende como o Drop Digital funciona, vamos explorar os principais motivos para se tornar um fornecedor dessa plataforma.
Leia também: Por que começar a vender produtos digitais
Motivos para ser fornecedor do Drop Digital
Custos mais baixos
Uma das principais vantagens de ser um fornecedor de dropshipping digital é a redução de custos. Quando falamos do dropshipping tradicional, é preciso pensar em custos de produção, armazenamento de produtos, embalagens, logística, etc.
No dropshipping digital as coisas são mais simples. O fornecedor precisa apenas de uma unidade do produto que será distribuída digitalmente para todas as pessoas que comprarem.
Vendas em escala
Uma das vantagens das vendas online é que elas potencializam o alcance da loja virtual. É possível criar uma loja virtual em uma cidade do interior e ainda assim, atingir pessoas do outro lado do mundo.
Essa facilidade digital torna a maioria dos negócios online escaláveis. Contudo, os produtos digitais possuem uma vantagem a mais: eles não precisam ser produzidos em massa.
Isso significa que os lucros das vendas de produtos digitais têm a possibilidade de serem muito maiores que o dos produtos físicos.
Milhares de lojistas divulgando seu produto
Quando um lojista importa um produto para a loja virtual, toda parte de marketing e vendas fica por conta dele. Ele se encarrega de fazer o produto chegar às pessoas, despertar seu interesse e conduzi-las pela jornada de compras.
Cada lojista se torna um ponto de promoção, ampliando a visibilidade do seu produto sem custos adicionais de marketing. É como se você tivesse um exército de vendedores ao seu dispor, sem se preocupar em pagá-los.
Agilidade no pagamento
Outra vantagem de ser fornecedor de Drop Digital é que, quando a venda é efetuada, os lojistas fazem o pagamento para os fornecedores mediante Pix. Dessa forma, o dinheiro cai automaticamente na conta do fornecedor, com mais segurança e agilidade.
Maior controle de qualidade
Por fim, a digitalização dos produtos permite um controle rigoroso e contínuo da qualidade, já que ajustes e atualizações podem ser realizados de maneira imediata e sem a necessidade de recall ou reposição física.
Além disso, produtos físicos passam por muitas mãos até chegar no cliente final. Durante esse processo, é possível que haja danos nos produtos por descuido de alguém, extravio de encomendas e outros problemas que fogem do controle do fornecedor.
Quando isso acontece, o cliente pode se sentir insatisfeito e isso impacta negativamente nas vendas dos produtos. Em contrapartida nos produtos digitais, o cliente recebe sua compra automaticamente na plataforma da loja virtual, sem risco de danos causados por terceiros.
Compreendidos os benefícios, veja agora o passo a passo para se tornar um fornecedor do Drop Digital.
Passo a passo para ser fornecedor do Drop Digital
Faça o cadastro no aplicativo
O primeiro passo para ser um fornecedor de produtos digitais é fazer o cadastro na plataforma. Para isso, acesse a página do Drop Digital ou entre pelo Empreender Plus.
Criar um curso
No aba “Meus Cursos” no menu lateral esquerdo é onde você adiciona novos produtos e visualiza os que já foram adicionados, além de ver o status (se foi aprovado, reprovado, etc), o código, SKU, avaliações, data de criação e data de atualização.
No menu “meus cursos” clique no botão ‘Criar Curso”. Você será redirecionado para uma página onde deve definir as configurações básicas. São elas:
- imagem do curso;
- nome do curso;
- descrição do curso;
- objetivos do curso;
- localização;
- nível;
- categoria;
- tempo de disponibilidade para venda;
- tempo de acesso;
- precificação.
Antes de salvar as alterações, é necessário adicionar um módulo no curso. Para isso, vá no menu ao lado das configurações e clique em “adicionar uma aula”. Nesta parte, você pode adicionar atividades, arquivos, definir como amostra, etc. Feito isso, você pode publicar o seu curso.
Após publicado, o curso será enviado para análise e a equipe do Drop Digital vai aprovar ou reprovar sua publicação no marketplace. Isto pode levar até 3 dias úteis.
Veja no vídeo abaixo como funciona o Drop digital para fornecedores:
Subir e-book
Além de cursos, você pode disponibilizar e-books no marketplace do Drop Digital. O processo de cadastro do e-book é igual ao dos cursos. A diferença é que você deve carregar o arquivo ao invés de uma aula.
Veja o passo a passo completo no vídeo abaixo.
Meu produto foi vendido. E agora?
Quando o produto digital é vendido por um lojista, o pagamento efetuado pelo cliente fica disponível no gateway de pagamentos do lojista. O valor não é repassado automaticamente.
A liberação do acesso ao produto para o cliente só acontece quando o lojista efetuar o pagamento para o fornecedor via pix, como mostra o vídeo a seguir:
Viu como vender produtos digitais online é simples? Você não precisa se preocupar em aparecer ou divulgar os produtos, os lojistas fazem esse trabalho por você. Basta criar um produto que atenda ao seu público-alvo e colher os benefícios. Entre para o Drop Digital.