Nos últimos anos, o setor de e-commerce de casa e decoração viu o número de vendas aumentar significativamente por conta da pandemia e do isolamento social. Nesse período, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, com isso, aumentou o interesse em deixar o lar mais confortável e aconchegante.
Com a volta à normalidade é preciso que as lojas virtuais de casa e decoração busquem formas de despertar e manter o interesse dos consumidores. O marketing digital é um grande aliado nessa tarefa.
Por meio de ações de marketing é possível divulgar o e-commerce e fortalecer o branding da marca. Neste artigo, você vai ver 4 sacadas de marketing digital para e-commerce de casa e decoração.
Crescimento de e-commerce do setor de casa e decoração
Com o acontecimento da pandemia em 2020 e o isolamento social, grande parte dos consumidores que ainda não eram adeptos à prática, passaram a fazer compras online.
Devido ao contexto, alguns setores do e-commerce ficaram em maior evidência. É o caso da categoria Casa e Decoração, que teve um aumento de 300% nas vendas entre 2019 e 2021, segundo uma pesquisa feita pela Nuvemshop.
Com isso, o e-commerce se tornou um dos setores que mais crescem no país. Mesmo com o fim do isolamento, o comércio eletrônico segue aquecido e a previsão é que cresça ainda mais.
Para que empreendedores de lojas virtuais do setor de casa e decoração aproveitem esse momento fértil do comércio eletrônico, separamos 4 dicas de marketing digital para o nicho. Acompanhe!
5 dicas de marketing para e-commerce de casa e decoração
Aplicar estratégias de marketing digital é uma prática importante para empresas que desejam aumentar suas vendas rapidamente e fortalecer a própria marca. Por isso, abaixo você encontra sacadas de marketing digital para o setor de Casa e Decoração.
1. Escreva uma descrição detalhada dos produtos
A descrição é uma das partes mais importantes da página do produto. Ainda assim, muitas lojas virtuais não dão a devida atenção ao texto.
Além dos detalhes técnicos, como dimensões e material do objeto, na descrição é possível apresentar os benefícios do produto, além de dar sugestões de como ele pode ser usado.
É uma boa oportunidade para criar conexão com o possível cliente e tornar a oferta mais persuasiva.
2. Faça boas fotos dos produtos
No e-commerce, ao contrário das lojas físicas, o consumidor não tem a possibilidade de tocar nos objetos, analisar seus detalhes nem a qualidade do material.
Por isso, as fotos desempenham um papel muito importante. Elas criam a primeira impressão visual que os clientes têm dos produtos que você está vendendo. Uma foto de qualidade e bem produzida é capaz de despertar o interesse, transmitir confiança e influenciar diretamente na decisão de compra dos clientes.
É importante que as fotos sejam de boa qualidade e mostrem os detalhes dos produtos em diferentes ângulos.
Se necessário, contrate um fotógrafo profissional especializado em fotos de produtos para explorar as melhores composições e cenários, além de tirar fotos com uma boa iluminação.
3. Use realidade aumentada
A realidade aumentada é uma das novas tendências do e-commerce e é perfeita para lojas do setor de casa e decoração.
Com essa tecnologia, por meio de um aplicativo ou software, os consumidores têm a possibilidade de visualizar digitalmente como o produto interage com o ambiente físico.
A realidade aumentada funciona de forma semelhante aos filtros das redes sociais. Com esse recurso os clientes podem testar se o objeto de decoração combina com o ambiente, se o tamanho do móvel é adequado ou qual vai ser a aparência de um quadro na parede, por exemplo.
Imagine um jovem adulto que está prestes a ir morar sozinho e não tem muita noção de decoração. Com o uso da realidade aumentada, esse jovem pode visualizar o quão aconchegante vai ficar o seu quarto se ele inserir uma prateleira repleta de bonequinhos da saga Star Wars.
4. Adicione o Campo Personalizado nos produtos artesanais
O campo personalizado é um recurso que permite ao cliente escolher determinadas características do produto, como cores, tamanhos, estampas, texto, etc.
Uma das vantagens de vender esse tipo de produto é que ele atende às vontades específicas do cliente, o que torna o item único e exclusivo. Isso aumenta a satisfação do cliente e aumenta as chances de fidelização.
No setor de casa e Decoração, esse recurso pode ser bem explorado em itens como:
- Almofadas;
- Quadros;
- Tapetes;
- Capas para almofada;
- Roupas de cama;
- Roupas de banho;
- Panos de prato;
- Potes decorados e muito mais.
O aplicativo Campo Personalizado está disponível para lojas hospedadas na Shopify e Nuvemshop.
Leia também: Como vender produtos por encomenda no e-commerce
5. Faça anúncios online
Os anúncios online são uma forma rápida de atingir o público desejado para o e-commerce de casa e decoração.
A vantagem dos anúncios online é que é possível segmentar para qual público o criativo deve aparecer, considerando o comportamento do usuário na internet.
Sendo assim, configurar os anúncios para serem exibidos para pessoas que já estão buscando pelos produtos e considerando as opções, é uma forma de aumentar as taxas de conversão.
Outra forma de aparecer rapidamente nos resultados de busca do público interessado é otimizando o seu site e as descrições dos produtos para SEO.
Porém, o SEO começa a apresentar resultados a longo prazo, podendo levar alguns meses para que os itens cheguem até a primeira página dos mecanismos de busca.
Essas foram algumas dicas de marketing digital para e-commerce de casa e decoração. Para receber mais conteúdos sobre lojas virtuais, dropshipping e vendas continue acompanhando o blog.