O comércio eletrônico passou por um grande salto nos últimos anos. Em poucos meses, milhares de pessoas adotaram o e-commerce como modelo de compras e a estimativa é que o setor cresça cada vez mais.

Esse aumento do e-commerce representa boas oportunidades para quem deseja empreender online. Mas é importante lembrar que o mercado é dinâmico e o comportamento do consumidor passa por diferentes mudanças em um curto período de tempo.

Muitos fatores diferenciam uma empresa que tem sucesso e consegue se consolidar ao longo do tempo, de outra que desaparece em poucos meses. Um dos principais é a capacidade de adaptação.

Empresas que pararem no tempo não vão perpetuar. Por isso, é importante estar atento ao mercado e às suas mudanças, acompanhar as pesquisas de comportamento do consumidor e se adaptar às novas tendências.

Para te ajudar nisso, nesse blog post vamos mostrar 3 tendências do e-commerce para você ficar atento e como aplicá-las em seu negócio. Vamos lá?

3 tendências do e-commerce

O ano de 2022 foi um dos melhores para o setor do e-commerce brasileiro. O mercado atingiu o faturamento recorde de R$ 262 bilhões, indicando um crescimento de 1,6% comparado ao ano anterior.

Para 2023, a expectativa é que o mercado do e-commerce alcance um faturamento de R$ 185,7 bilhões.

Para aproveitar a onda do mercado e não ficar para trás, confira algumas das tendências para o e-commerce em 2023.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite que os consumidores visualizem como o objeto vai interagir com o ambiente físico sem possuí-lo em mãos.

Por meio dessa tecnologia, os clientes de uma loja virtual de óculos, por exemplo, conseguem experimentar os modelos e identificar quais ficam mais harmônicos em seu rosto usando a câmera do celular.

A tendência também é bastante explorada em lojas de móveis e decoração. Com a realidade aumentada os clientes podem apontar o celular para um espaço do ambiente e visualizar como o móvel vai ficar, se o espaço é suficiente ou se a decoração combina.

Essa tecnologia torna a experiência de compra online semelhante à experiência de comprar em uma loja física e tem potencial para trazer ainda mais consumidores para o e-commerce, uma vez que a impossibilidade de visualizar o produto é um fator inibidor de compras online.

Saiba mais sobre a tendência: Realidade aumentada no e-commerce: conheça a tendência

Personalização de produtos

Produtos personalizados são aqueles que são feitos sob medida para alguém. Com a personalização de produtos na loja virtual, o cliente tem a possibilidade de escolher características específicas que deseja em suas compras.

Essa tendência do e-commerce é ideal para lojas virtuais que trabalham com produtos personalizados como canecas, camisetas, bonés, almofadas, toalhas, roupas de bebê, etc.

Alguns dos benefícios de vender produtos personalizados são a satisfação do cliente, pois ele se sente especial por receber algo exclusivo; fidelização do cliente, uma vez que poucas lojas virtuais oferecem esse tipo de serviço e diferenciação de outras marcas.

Para vender produtos personalizados no e-commerce, conheça o aplicativo Campo Personalizado.

Com o Campo Personalizado, os clientes podem definir características específicas que desejam nos produtos, como cores, estampas, frases, etc. 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das tendências que mais ganhou espaço nos últimos anos, não apenas no e-commerce.

O marketing tem a função de divulgar empresas, produtos e serviços e atrair o público-alvo para consumir a marca. Porém, não é mais segredo para ninguém que o modelo antigo de fazer marketing não agrada mais o consumidor.

Propagandas invasivas já não são mais aceitas e podem ter o efeito oposto do desejado.

Sendo assim, as empresas viram a necessidade de se reinventar para divulgar seus serviços. Foi então que surgiu o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

A função do inbound marketing é promover a marca de maneira que os consumidores sejam atraídos a ela, não o contrário.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que está dentro do espectro do Inbound Marketing. A ideia é produzir um conteúdo estratégico que seja relevante para o público-alvo a fim de atraí-lo sem invadir seu espaço e interromper suas atividades.

Com essa tendência do e-commerce a loja virtual tem o poder de trabalhar os estágios do funil de vendas estrategicamente, ser vista como autoridade em seu segmento, ser bem posicionada nos mecanismos de busca e fidelizar mais clientes.

Estar atento às tendências de mercado é importante para não ser deixado para trás pela concorrência. 

Se você deseja estar sempre à frente do mercado, não deixe de conhecer os aplicativos da Empreender.