A experiência do cliente é vital para o sucesso das vendas, sendo o custo de frete um aspecto crítico tanto positiva quanto negativamente. Lojistas se esforçam em campanhas e precificação, mas frequentemente negligenciam a importância do frete no produto.
Estudos da Ebit/Nielsen e Opinion Box destacam o impacto significativo do frete nas decisões de compra, com altas taxas de abandono de carrinhos devido ao custo inesperado de envio, enquanto o frete grátis pode impulsionar as vendas.
É essencial apresentar o valor do frete de forma clara e antecipada, principalmente na página do produto, trazendo benefícios como transparência no custo total, redução de abandono de carrinhos e facilitação na comparação de preços.
Para usuários da Shopify, o aplicativo “Frete no Produto”, da Empreender, oferece uma solução integrando um calculador de frete nas páginas dos produtos, melhorando a experiência de compra e aumentando as taxas de conversão.
O frete na decisão de compras
Muitos lojistas passam grande parte do tempo planejando campanhas e promoções para atrair mais clientes para a sua loja virtual. Porém, somente alterar o valor do produto não é suficiente.
O frete é um dos fatores mais importantes na decisão de compras do cliente. No e-commerce, é a principal causa de abandono de carrinhos. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, em 2022, o frete foi o motivo de abandono de carrinho em 25% dos casos.
Segundo um levantamento da Opinion Box, 79% dos clientes já deixaram de concluir uma compra devido ao valor do frete.
Por outro lado, o frete grátis é um grande impulsionador de vendas. Não é à toa que é uma das principais vantagens oferecidas em épocas de promoções quando a concorrência está mais acirrada.
O frete grátis pode aumentar as vendas de uma empresa de várias maneiras:
- Aumentar a taxa de conversão: o frete grátis pode aumentar a taxa de conversão de um site de comércio eletrônico em até 25%.
- Aumentar o valor médio do pedido: os consumidores que recebem frete grátis tendem a gastar mais em uma compra.
- Aumentar a satisfação do cliente: os consumidores que recebem frete grátis estão mais satisfeitos com a experiência de compra.
Sendo assim, considerar o valor do frete é essencial nas estratégias de marketing de qualquer e-commerce. Ainda que o preço do produto seja atrativo, quando o valor é muito elevado, o cliente se sente em desvantagem e pode desistir da compra.
Leia também: Frete como estratégia: como aplicar no e-commerce
Por que adicionar o frete na página do produto
Quando o cliente decide fazer compras online geralmente ele adiciona os produtos ao carrinho e, se forem dois produtos ou mais, ele verá o valor final no momento de concluir a compra.
O problema disso é que o cliente acaba guardando na memória somente o valor do produto e, muitas vezes, se assusta com o frete. Por isso, esse é um dos principais motivos de abandono de carrinhos.
Quando você adiciona o valor do frete na página do produto, o cliente pode calculá-lo no mesmo momento, evitando uma surpresa desagradável.
Adicionar o valor do frete na página do produto no ecommerce é importante por vários motivos, incluindo:
- Transparência: o cliente deve saber o custo total da compra antes de finalizar o pedido. Isso inclui o preço do produto, o valor do frete e quaisquer outros custos adicionais.
- Conveniência: o cliente não precisa ir até o checkout para saber o valor do frete. Ele pode calcular o frete na página do produto, antes de adicionar o produto ao carrinho de compras.
- Redução do abandono de carrinhos: o custo do frete é um dos principais motivos para o abandono de carrinhos de compras. Ao adicionar o valor do frete na página do produto, as empresas podem reduzir o risco de abandono de carrinhos.
- Comparar preços: os clientes podem comparar os preços de produtos diferentes, incluindo o valor do frete.
- Fomentar a compra: o cliente é mais propenso a comprar um produto se o valor do frete for competitivo.
Como adicionar o valor do frete na págino do produto na Shopify
A Empreender desenvolveu o aplicativo Frete no Produto, um app interno e exclusivo para lojas virtuais hospedadas na Shopify.
Com esse aplicativo, os lojistas conseguem adicionar o box de CEP na página. O aplicativo faz o cálculo do frete e mostra ali mesmo qual a estimativa de entrega da mercadoria.
Dessa forma, os clientes já estarão cientes do valor final da compra quando decidirem adicionar o produto ao carrinho. Veja como o app funciona:
O aplicativo também permite que o lojista personalize o layout para combinar com a identidade visual da loja virtual.
Adicionar o Frete no Produto proporciona uma experiência de compra mais agradável e transparente, o que aumenta as taxas de conversão. Dê adeus aos altos índices de carrinhos abandonados, experimente o Frete no Produto diretamente na Shopify.