Diariamente, os consumidores são bombardeados com milhares de anúncios e ofertas ao navegarem pela internet. Ao mesmo tempo em que a publicidade online pode ser muito eficaz para as vendas, ela pode ser cansativa e incômoda. Por isso, humanizar a experiência do cliente é mais importante do que nunca.
As compras online são cada vez mais comuns e frequentes para os consumidores e o papel da publicidade é fazer o cliente encontrar o que busca e não afastá-lo. Por isso, neste artigo você vai ver seis formas de humanizar a experiência do cliente e se diferenciar da concorrência. Boa leitura!
Personalize a experiência
A personalização é essencial para humanizar a experiência do cliente do cliente. Quanto mais o cliente sente que suas necessidades e desejos estão sendo atendidos, maior é sua satisfação.
Para personalizar a experiência do cliente é importante que ele receba sugestões de produtos e conteúdos relevantes. Isso pode ser feito por meio de ferramentas que avaliam seu histórico de navegação e compras anteriores.
Além disso, uma mensagem pensado para atender a um público específico também tem o poder de criar ressonância com o cliente. Para isso, é essencial elaborar uma boa pesquisa de público e mercado.
Leia também: Use as avaliações na personalização da experiência do cliente
Invista em atendimento humanizado
O atendimento é um dos pontos mais importantes a ser considerado para humanizar a experiência do cliente. Isso porque quase 70% dos consumidores estão dispostos a abandonar um negócio por se sentirem insatisfeitos com o atendimento.
Com o avanço da tecnologia, é comum e esperado que os negócios invistam cada vez mais em ferramentas de automação em diversas tarefas, incluindo o atendimento.
Contudo, ainda que ferramentas como chatbot sejam um grande facilitador do dia a dia da empresa, elas não substituem a importância do atendimento humanizado. Por isso, ainda que a loja possua ferramentas de inteligência artificial operando no atendimento, elas funcionam melhor em questões simples e que o cliente pode resolver sozinho.
Em outros casos, como quando o cliente precisa relatar um problema, é importante oferecer canais de atendimento em que ele possa interagir com pessoas reais, que estejam preparadas para ouvir e solucionar dúvidas de forma empática.
Leia também: Principais erros no atendimento ao cliente e como evitá-los
Use storytelling
Storytelling nada mais é do que usar a contação de histórias nas estratégias de marketing. É uma prática antiga e muito eficaz, pois tem o potencial de atrair e encantar os clientes sem deixar a divulgação com cara de publicidade.
Todos os dias, os consumidores são inundados por milhares de anúncios de diversas empresas, todas competindo para vender algo. Esses anúncios interrompem suas atividades e sobrecarregam as caixas de entrada dos e-mails, na esperança de garantir uma compra.
Essa abordagem, além de invasiva, costuma ser bastante irritante para a maioria das pessoas. No entanto, as vendas são fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio, e não há problema algum em promover seus produtos.
Porém, toda estratégia de marketing tem como objetivo conquistar o tão almejado “sim” do cliente. Sendo assim, o uso de narrativas é uma maneira menos intrusiva de apresentar seus produtos ao consumidor.
Saiba mais: Como usar o storytelling no e-commerce para encantar os clientes
Use um tom de voz amigável
O tom de voz é um dos componentes fundamentais do Branding. Ele reflete a maneira como a marca se comunica com seu público, tanto na fala quanto na escrita. É o que dá personalidade à marca e auxilia na criação de uma conexão com o público-alvo.
Esse elemento é indispensável para atrair o público certo. Por exemplo, se uma marca quer alcançar jovens conectados e modernos, adotará um estilo de comunicação que reflita essa característica.
Por outro lado, se for uma empresa mais tradicional e que busca um público formal, o tom de voz precisa estar alinhado a essa postura.
Mas independente do estilo da loja virtual, é possível adotar palavras estratégicas na comunicação que transmitam abertura e passem uma imagem amigável. Essas características ajudam a passar uma imagem mais confiável e humanizada.
Saiba mais: Tom de voz: o que é, importância e como criar o seu
Invista na criação de conteúdo
Outra forma de humanizar a experiência do cliente é por meio da produção de conteúdo nas redes sociais. Contudo, isso não significa apenas fazer postagens aleatórias, é preciso ser estratégico.
A produção de conteúdo é uma das melhores formas de divulgar o negócio nas redes sociais e atrair uma base de clientes qualificados organicamente. Para isso, o conteúdo deve abordar questões pertinentes ao público que gerem ressonância.
Para humanizar a experiência do cliente por meio da produção de conteúdo, é positivo que a marca possua um rosto. Ou seja, uma pessoa real (ou mais) que apareça com frequência nas postagens.
Isso pode incluir alguém do setor de marketing que faça vídeos demonstrativos dos produtos, responda às dúvidas dos clientes em vídeo ou faça tutoriais, assim como pode incluir parcerias estratégicas com influenciadores digitais.
O importante é que o cliente sinta que existe uma pessoa de carne e osso conversando com ele.
Leia também: Conteúdo que vende: o segredo das redes sociais
Adicione vídeos na página do produto
O uso de vídeos na página do produto é uma excelente forma de humanizar a experiência do cliente. Enquanto as fotos ajudam os consumidores a visualizar o item de diversos ângulos, os vídeos podem explorar um pouco mais as formas de uso do produto.
Além de ajudarem os clientes na decisão de compra, os vídeos tornam o processo mais dinâmico e adicionam esse toque humano na loja virtual.
Para adicionar vídeos na página do produto, você deve fazer a integração da sua loja virtual com o aplicativo Replay, o melhor do mercado para essa finalidade.
O Replay adiciona um botão flutuante de vídeo na página do produto, o que permite que o lojista demonstre a peça com detalhes e de forma interativa.
Uma das vantagens dos botões flutuantes é que eles acompanham a navegação do usuário. Isto é, enquanto consumidor rola a página, o botão o acompanha chamando sua atenção.
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