Formulários de captação de leads com SAK e Landing Page: passo a passo

Captar leads é uma das estratégias mais importantes para qualquer negócio online, especialmente para quem quer expandir a base de clientes e aumentar as oportunidades de vendas. 

Para isso, contar com ferramentas eficazes, como o SAK e o Landing Page da Empreender, é essencial. 

Essas soluções permitem a criação de formulários de captação de leads altamente personalizados, otimizados para converter visitantes em leads de forma simples e prática.

Neste artigo, vamos explorar um passo a passo detalhado para você aprender como integrar o formulário de captação de leads do SAK à sua landing page, criando um sistema eficiente. Vamos lá!

O que são o SAK e o Landing Page?

Antes de entrarmos no tutorial, vale a pena conhecer melhor o que essas ferramentas oferecem e como podem ser úteis no seu negócio.

SAK: automação de marketing e captação de leads

O SAK é uma ferramenta poderosa de automação de marketing focada na recuperação de carrinhos abandonados e captação de leads via WhatsApp. 

Com o SAK, você pode criar formulários personalizados, gerenciar seus leads e entrar em contato com eles diretamente, tudo dentro de uma interface simples e intuitiva.

O grande diferencial do SAK é sua integração com as principais plataformas de e-commerce e a possibilidade de automatizar o envio de mensagens para os leads captados.

Sendo assim, ele facilita o trabalho de nutrição de leads e aumenta as chances de conversão. Saiba mais sobre o app:

Landing Page: criação de páginas de captura personalizadas

O Landing Page é um aplicativo que permite criar páginas de captura de forma rápida e sem complicações, por isso, é o melhor criador de landing page do mercado. 

O sistema é baseado em templates personalizáveis, ideais para quem não tem conhecimentos de design ou programação. 

Com a Landing Page, você pode criar páginas de vendas, páginas de captura de leads, ou qualquer outra página que precise, tudo com integração fácil para e-commerce. Saiba mais:

Agora que já entendemos a função de cada uma dessas ferramentas, vamos ao passo a passo para integrar o formulário de captação de leads do SAK à sua Landing Page!

Passo a passo: como criar e integrar um formulário de captação de leads com SAK e Landing Page

O primeiro passo é criar o seu formulário de captação de leads no SAK. O tutorial completo está disponível no vídeo abaixo:

Para quem preferir ler, também trouxemos a versão escrita. Então, continue e siga estas instruções:

Acessar o SAK

Faça o login no aplicativo do SAK e acesse o menu lateral. Role até encontrar a guia “Marketing” e clique nela. Você será redirecionado para a área de criação de formulários.

Criar um novo formulário

Na página de criação de formulários, clique em “Criar Formulário”. Esse formulário será usado para coletar dados como nome, e-mail ou telefone dos seus visitantes.

Configurar o formulário

Ao criar o formulário, você verá um campo de Título. Esse título é para uso interno, ou seja, para que você possa identificar o formulário posteriormente. Por exemplo, você pode nomeá-lo como “Promoção de Natal” ou “Cadastro de Newsletter”. 

Logo abaixo, haverá um campo para inserir a URL da página de agradecimento, onde o lead será redirecionado após preencher o formulário. No entanto, se certifique de ter uma página de agradecimento pronta e insira o link dela.

Personalização do design

O SAK permite que você personalize o design do seu formulário, escolhendo a cor, o estilo da fonte e o tamanho do texto. 

Ajuste essas opções de acordo com a identidade visual do seu negócio. Após as alterações, clique em “Salvar”.

Personalização dos campos

Além da aparência, você pode personalizar os campos do formulário. Por exemplo, em vez de “Digite seu nome”, você pode mudar para algo mais amigável, como “Qual é o seu nome?”. 

Porém, se você não precisar de determinados campos, como data de nascimento ou endereço, pode removê-los clicando no ícone de menos.

Salvar o formulário

Depois de configurar o design e os campos, clique em Salvar. O SAK irá gerar um código HTML do formulário, que será usado para inseri-lo na sua landing page.

2. Integrando o formulário à sua landing page

Agora que o formulário de captação de leads está pronto no SAK, é hora de integrá-lo à sua Landing Page. Veja como fazer isso:

Acessar o Landing Page

Faça login no app do Landing Page e selecione a página onde deseja inserir o formulário. Você pode criar uma nova landing page ou usar uma página existente.

Editar a landing page

Dentro do editor de páginas, escolha a landing page que você deseja modificar. Clique no botão “Editar” para acessar o construtor da página.

Adicionar o formulário do SAK

No editor de páginas, vá até a seção onde deseja que o formulário apareça. No menu lateral, clique em “Blocos” e selecione a opção “Código”. Isso abrirá um campo onde você pode inserir códigos HTML.

Incorporar o código HTML do SAK

Volte ao SAK, copie o código HTML gerado para o formulário e cole-o no campo de código da landing page. Substitua o código existente (se houver) pelo novo código gerado pelo SAK.

Atualizar a página

Após inserir o código do formulário, clique em “Atualizar Código” e salve as alterações na página. Isso fará com que o formulário do SAK apareça automaticamente na landing page.

Testar o formulário

Depois de salvar as alterações, visualize a página para verificar se o formulário está funcionando corretamente. Preencha os campos de teste e envie os dados para garantir que tudo esteja integrado corretamente.

3. Gerenciando os leads no SAK

Uma vez que o formulário esteja funcionando na landing page e os visitantes comecem a preencher suas informações, você poderá gerenciar os leads diretamente no SAK.

Acessar a área de leads no SAK

No menu lateral do SAK, vá até a seção Vendas e role até Leads. Aqui você encontrará todos os leads que preencheram o formulário.

Visualizar os dados dos leads

Na área de leads, você verá os dados coletados, como nome, número de telefone, e-mail, qual formulário foi utilizado e quando o lead foi capturado.

Enviar mensagens automáticas

O SAK também permite que você envie mensagens automáticas para os leads capturados e clientes antigos. Por exemplo, você pode configurar uma mensagem de boas-vindas ou uma oferta especial para ser enviada assim que o lead preencher o formulário. Veja:

Essa funcionalidade é extremamente útil para começar a nutrir o lead desde o primeiro contato, aumentando as chances de conversão.

TOP 3 dicas para otimizar seus formulários de captação de leads!

Agora que você aprendeu a criar e integrar o formulário do SAK à Landing Page, aqui estão algumas dicas para otimizar ainda mais suas campanhas de captação de leads:

  • Ofereça algo de valor: para incentivar os visitantes a preencherem o formulário, ofereça algo de valor em troca. Pode ser um e-book, um cupom de desconto ou acesso a um conteúdo exclusivo, por exemplo;
  • Mantenha o formulário simples: menos é mais. Quanto mais simples for o formulário, maiores são as chances de os visitantes preenchê-lo. Então, solicite apenas as informações essenciais;
  • Use provas sociais: adicionar depoimentos de clientes ou selos de confiança pode aumentar a credibilidade da sua landing page e incentivar mais pessoas a se inscreverem;
  • Teste diferentes versões: realize testes A/B com diferentes versões da landing page e do formulário para identificar qual combinação gera mais leads.

Comece a captar mais leads com SAK e Landing Page!

Integrar formulários de captação de leads do SAK com o Landing Page é uma maneira simples e eficiente de construir uma base sólida de contatos para o seu negócio. 

O processo de criação e integração é fácil de seguir e oferece inúmeras opções de personalização para que você possa criar um formulário que se adeque perfeitamente à sua estratégia de marketing.

Agora que você sabe como fazer, é hora de começar a capturar leads qualificados e aumentar suas oportunidades de vendas! Experimente o SAK e a Landing Page!