Ainda hoje, existem empresas que não investem em tráfego pago, pois não acreditam ou não entendem suas vantagens. Mas a verdade é que a mídia paga pode trazer resultados muito relevantes. 

Caso você não saiba o que é tráfego pago, acompanhe esse texto até o fim para entender mais sobre o assunto.

O que é tráfego pago

O tráfego pago é uma das diversas estratégias do marketing digital amplamente usada por empresas de qualquer porte, principalmente quando estão iniciando no mercado, a fim de ganhar visibilidade na área.

O tráfego ou mídia paga é a forma de investir em plataformas para que seu conteúdo seja mostrado em destaque para o público desejado. Ou seja, ele pode levar o usuário até a página da sua marca ou produto, através de anúncios. 

Diferentemente do tráfego orgânico, que não depende de investimento financeiro, necessário apenas o conhecimento de outras ferramentas como SEO, por exemplo, a gestão de tráfego pago nas redes sociais só funciona com o pagamento da campanha. 

Vantagens do tráfego pago

Para que você conheça as principais vantagens do tráfego pago, preparamos uma lista com diversas informações. Veja:

Visibilidade

O primeiro objetivo do tráfego pago é aumentar a visibilidade do negócio e gerar reconhecimento do produto vendido ou serviço prestado. Após essa primeira campanha, a gestão do tráfego se dará a partir do público que foi construído para transformá-los em clientes.

Campanhas específicas

Os investimentos em mídia paga não precisam ser feitos a todo momento, ou seja, é possível ser mais efetivo fazendo campanhas pontuais a fim de gerar um bom retorno. Entre as possibilidades estão os lançamentos de novos produtos, promoções atraentes, campanhas em datas comemorativas, etc

Conversão

O tráfego pago impacta diretamente na taxa de conversão quando atinge os clientes em potencial, ou seja, atinge os leads que estão terminando o funil de vendas. A ideia é sempre entregar a solução certa para a busca dos usuários.

Pouco investimento

Muitos acreditam que para investir em mídia paga é necessário alto valor, mas a verdade é que é possível iniciar uma campanha com pouco dinheiro. É você quem vai definir a duração (diário, mensal ou semanal) e quanto deseja investir. No Facebook Ads, por exemplo, você pode começar investindo apenas 1 dólar por dia e o mesmo se aplica em outras plataformas.

Aplicação simples

Essa é outra grande vantagem de investir em tráfego pago: não é necessário nenhum terceiro para iniciar uma campanha, pois as principais plataformas e ferramentas são simples e fáceis de entender. Basta você se cadastrar na plataforma, configurar uma conta, definir uma estratégia e criar seus anúncios.

Métricas mensuráveis

O acompanhamento das métricas no tráfego pago é praticamente em tempo real, portanto é possível fazer alterações e mudanças de estratégias conforme vai conseguindo resultados. Esses ajustes permitem que a empresa mantenha a busca pelos objetivos definidos.

Quando usar tráfego pago

Geralmente o tráfego pago pode ser utilizado para as seguintes questões:

  • Lançar produtos;
  • Fazer promoções específicas;
  • Divulgar um conteúdo relevante
  • Gerar interesse em novos clientes;
  • Posicionar a marca.

O tráfego pago no Google, por exemplo, é utilizado no início da empresa a fim de ter mais visibilidade e, dessa forma, entrar no mercado em busca de clientes.

Plataformas para tráfego pago

Atualmente existem muitas plataformas que oferecem a opção de criar anúncios em diversas redes sociais. É essencial que você entenda qual a finalidade de cada rede social e identifique onde o seu público alvo está. Conheça algumas:

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta mais utilizada para iniciar anúncios nos mecanismos de busca do Google. Nela, é possível segmentar o público atingido pela região, gênero, faixa etária etc. Além disso, a própria plataforma realiza testes na publicação para saber a efetividade e qualidade da campanha.

YouTube Ads

Quando a publicidade se baseia em vídeos, o Youtube é a melhor plataforma para realizar uma estratégia de tráfego pago. Com o Youtube Ads é possível criar e divulgar anúncios dentro dos vídeos apresentados na plataforma. Quanto mais eficiente o anúncio, melhor o posicionamento do negócio.

Facebook Ads

O Facebook Ads permite a criação de anúncios com fotos, textos ou vídeos que serão divulgados no Facebook. Ela também tem diversas opções para segmentar o anúncio.

Instagram Ads

Assim como o Facebook Ads, o Instagram Ads permite criar campanhas dentro do Instagram de diversas formas. É fundamental para atingir um público jovem e altamente engajado nas redes sociais. 

TikTok Ads

O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo. Nela, os anúncios são criados com vídeos de 5 segundos a 1 minuto, podendo iniciar campanhas com 50 dólares por dia.

O tráfego pago, evidentemente, é uma estratégia fundamental para empresas que buscam resultados no meio digital. Mas vale lembrar que não existe uma ferramenta perfeita, o certo é você testar algumas opções e entender qual funciona melhor para seu negócio e seu público.