Dropshipping é a possibilidade de vender produtos online sem possuí-los em estoque. Nessa modalidade de negócios o vendedor cria uma loja virtual em plataformas como a Wix, divulga o catálogo de um fornecedor e atrai os clientes.

Ele é responsável por criar as ações de marketing e cuidar do atendimento ao cliente. Quando a venda é efetuada o fornecedor fica responsável por enviar o produto ao cliente.

Neste artigo, você vai entender o que é dropshipping, quais as vantagens desse modelo de negócio, como começar uma loja de dropshipping na Wix e as melhores dicas para ter sucesso no ramo. Boa leitura!

O que é dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio digital no qual os lojistas divulgam produtos físicos online e, ao concluírem a venda, repassam o pedido para o fornecedor que fica responsável pelo envio.

Na prática, a função de um vendedor de dropshipping é fazer a divulgação de produtos com o intuito de atrair clientes, além de cuidar do atendimento. O gerenciamento de estoque e logística não fazem parte do seu escopo de trabalho, mas sim do fornecedor.

Por conta disso, o dropshipping é uma escolha comum entre empreendedores iniciantes que desejam começar a vender na internet sem precisar de grandes investimentos e com baixo risco.

No próximo tópico vamos ver algumas das vantagens que fazem do dropshipping uma modalidade tão atraente para novos empreendedores.

Vantagens de fazer dropshipping

Para quem deseja começar a empreender na internet e ainda está em dúvida de por onde começar o dropshipping pode ser uma boa opção. 

Imagine um empreendedor que decide montar uma loja no bairro que mora. Antes de inaugurar o negócio e começar a faturar, esse empreendedor precisa se preocupar com aluguel do estabelecimento, compra do estoque, contas de manutenção do espaço e ainda será necessário passar o dia na loja esperando os clientes começarem a aparecer.

Para esse empreendedor não existe qualquer garantia de que seu investimento trará retorno, mas existe a certeza de que as contas feitas até ali precisarão ser pagas.

Para um vendedor de dropshipping o cenário é bastante diferente. As principais vantagens de investir nesse modelo de negócio são:

Baixo custo inicial

O dropshipping não exige grandes investimentos por parte do vendedor. Este se dispõe a vender os produtos do estoque de um fornecedor e só paga pelos produtos que conseguir vender.

Se um produto passar semanas exposto na loja virtual e não for vendido, basta removê-lo do catálogo e testar novas opções. Não existe prejuízo para o vendedor além do que foi gasto na divulgação.

Além disso, a maioria das plataformas de ecommerce, como a Wix, possuem um plano inicial gratuito, ou opções bastante em conta. Sendo assim, até mesmo os custos fixos de manter uma loja podem ser afastados.

Não ocupa espaço físico

Outra vantagem do dropshipping em relação a uma loja tradicional, e até a um e-commerce com estoque, é que o dropshipper não precisa se preocupar com o espaço para armazenar os produtos.

Como o trabalho do dropshipper é ser o intermediário entre o fornecedor e o cliente, ele não precisa pensar em questões como armazenamento de produtos, embalagem e envio. Quem faz isso é o fornecedor.

Possibilidade de testes

Geralmente, começar um novo negócio é algo arriscado. O empreendedor precisa fazer uma série de investimentos para começar sem ter a certeza do retorno financeiro.

Mas esse não é o caso de quem faz dropshipping. Uma das vantagens de vender produtos sem estoque é justamente a possibilidade de testar vários nichos de mercado sem comprometimento com a compra dos produtos. 

Nem sempre um empreendedor vai saber desde o início qual nicho deseja investir a longo prazo. Alguns podem, inclusive, não escolher nicho algum e permanecerem generalistas.

Além disso, é comum que alguns produtos se tornem febre na internet e tenha um aumento repentino de demanda. Um dropshipper consegue adicionar o produto ao catálogo em minutos e pode aproveitar o hype de vendas.

O mercado de dropshipping permite que os vendedores incluam e excluam produtos na loja virtual com apenas alguns cliques. No próximo tópico vamos ver como iniciar nesse mercado usando a plataforma de e-commerce da Wix.

Como criar uma loja virtual na Wix

O primeiro passo para começar a fazer dropshipping é se cadastrar em uma plataforma de e-commerce. A seguir vamos ver como montar uma loja virtual de dropshipping na Wix:

  1.  Faça login em sua conta ou registre-se.
  2.  Escolha entre mais de 500 templates de loja virtual profissional.
  3.  Personalize o design da sua loja online.
  4.  Faça integração com o Dropi.
  5.  Escolha um domínio personalizado.
  6.  Publique seu site e comece a vender.

Como fazer a integração do Dropi com a Wix

O Dropi é o aplicativo mais prático para quem faz dropshipping. É o primeiro aplicativo da América Latina a possuir integração oficial com o Aliexpress. Com o aplicativo, é possível fazer dropshipping nacional e internacional, importando produtos diretamente da plataforma ou pela URL.

Para fazer a integração do Dropi com a Wix siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse página do Dropi e faça seu cadastro;
  2. Faça login na plataforma;
  3. No menu lateral esquerdo, vá até a aba configurações e , em seguida, integrações;
  4. Clique em Wix e selecione “já tenho uma loja”. Se não tiver, siga os passos do tópico anterior para criar a sua;
  5. Clique em conectar;
  6. Selecione a loja virtual;
  7. Pronto, a integração foi feita.

Veja também o passo a passo em vídeo:

Com a integração finalizada, é o momento de importar os produtos para a loja virtual. É isso que vamos ver no próximo tópico

Como importar produtos do Dropi na Wix

Para fazer a importação de produtos, clique no ícone de barraca na barra lateral do Dropi, escrito “Importar Produtos”.

Escolha como deseja importar os produtos. Nessa aba tem as opções:

  1. Importar pela URL do Aliexpress ou CJ Dropshipping;
  2. Produtos de fornecedores nacionais;
  3. Produtos do Aliexpress direto no aplicativo;
  4. Pacotes de produtos pré-montados para adicionar volume na loja virtual;
  5. Montink para criar uma loja virtual e produtos personalizados com impressão sob demanda.

Selecione um produto e clique no botão azul escrito importar.

Personalizando o produto

Após importar o produto, você será direcionado para a parte de personalização da oferta. Na aba Produto é possível alterar o título, modalidade de frete e selecionar a qual categoria da loja o produto pertence:

O próximo passo é escrever a descrição do produto. Coloque as principais informações sobre o item, como dimensões e características. Uma técnica de copywriting que pode ser aplicada no texto é transformar as características em benefícios.

As descrições são muito importantes para as vendas de uma loja virtual. No ambiente online o consumidor não tem acesso ao produto físico para avaliar suas características e qualidade.

Portanto, é fundamental que os lojistas exponham o maior número de detalhes possíveis a fim de reproduzir a experiência sensorial. Um estudo da E-commerce Quality Index de 2021 apontou que 70% dos consumidores abandonam uma página quando não encontram informações sobre o produto.

Na aba variações, o lojista tem a possibilidade de escolher quais variações da peça, como cores, ele deseja adicionar na loja virtual.

Em preços, o lojista faz as alterações de preço do produto levando em consideração o quanto de lucro ele almeja receber.

No Dropi também é possível fazer o cálculo automático de preços. Assim, não é necessário fazer esse trabalho manualmente todas as vezes em que for importar um produto na loja virtual. Veja como no vídeo abixo:

Assim como a descrição, as fotos do produto são uma parte essencial em um e-commerce. As imagens são o que o consumidor tem de mais próximo do produto real, por isso essa parte não deve ser negligenciada. Boas fotos devem mostrar o produto em diversos ângulos, mostrando detalhes da peça. 

No dropshipping, o lojista não tem acesso aos produtos e, portanto, não é possível fazer uma sessão de fotos adequada. No Dropi é possível selecionar as melhores imagens e descartar as imagens ruins ou com textos estrangeiros.

Também é possível adicionar imagens além daquelas selecionadas pelo fornecedor. Mas é importante que as fotos não destoam do produto que será entregue ao cliente.

A última aba é a de avaliações. As avaliações são essenciais para a decisão de compra dos consumidores. Alguns estudos mostram que mais da metade dos consumidores buscam avaliações na página do produto antes de realizar uma compra. 

O produto que usamos para exemplificar como importar produtos de dropshipping na Wix não possui nenhuma avaliação. Isso não é bom para a loja virtual, pois transmite insegurança para o consumidor.

Nesse caso, o que o dropshipper pode fazer é usar o aplicativo Lily Reviews (que já possui integração com o Dropi) para importar avaliações de outros sites ou criar as próprias enquanto os clientes ainda não avaliaram. 

Assista o passo a passo no vídeo a seguir:

Pronto! Agora basta salvar todas as alterações e o produto será publicado na loja de dropshipping na Wix.

Cadastro de produtos em massa

Uma loja virtual com poucos produtos pode causar bastante estranheza para alguns consumidores e até uma impressão de se tratar de mais um dos milhões de golpes online que acontecem todos os anos.

Passar segurança para os clientes é essencial para qualquer lojista que deseja construir um negócio sólido. Mas, para alguns lojistas, cadastrar os produtos manualmente é a parte mais chata de ter uma loja virtual.

Pensando nisso, a Empreender criou o aplicativo Automagico. Com ele, é possível cadastrar milhares de produtos em uma loja virtual de uma só vez. 

Confira abaixo:

Leia também: Os primeiros passos para começar uma loja virtual.

Dicas para o sucesso no dropshipping

Para quem deseja ter sucesso no modelo de negócios de dropshipping, é importante ir além de apenas criar uma loja virtual e listar produtos. A seguir, algumas dicas essenciais para se destacar no mercado e obter bons resultados.

Divulgue produtos com demanda

Um dos primeiros passos para garantir o sucesso no dropshipping é escolher produtos que possuam demanda. Busque por produtos que resolvam problemas ou estejam em alta, mas evite competir diretamente com grandes marcas e marketplaces.

É possível também utilizar ferramentas como o Google Trends ou plataformas de análise de mercado para identificar tendências e oportunidades.

Escolha fornecedores de qualidade

Os fornecedores são fundamentais para o sucesso da sua loja virtual. Isso porque a qualidade dos produtos e da entrega é determinante para a satisfação do cliente, e se o fornecedor deixar a desejar nessa parte, a reputação negativa vai recair sobre a loja.

Busque parceiros confiáveis, que entregam produtos de qualidade e cumpram prazos de envio. Além disso, veja as avaliações e faça pedidos de teste antes de formalizar uma parceria.

Invista em marketing digital

Montar uma loja não é suficiente para fazer vendas, é preciso divulgar seus produtos de forma eficiente, criando campanhas segmentadas e persuasivas. Afinal, o sucesso de uma loja de dropshipping está diretamente ligado à sua capacidade de atrair visitantes. 

Para isso, é fundamental investir em estratégias de marketing digital, como anúncios pagos (Facebook Ads, Google Ads), SEO (otimização para motores de busca) e marketing de conteúdo. 

Não deixe de investigar a fundo as principais informações sobre o seu público-alvo para criar uma comunicação que ressoa com ele.

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Mesmo não sendo responsável diretamente pelo envio ou qualidade dos produtos, você é o ponto de contato com o cliente. Por isso, oferecer um atendimento ao cliente rápido, eficiente e amigável será um grande diferencial competitivo.

O WhatsApp é o canal mais indicado para essa função, pois simplifica muito o contato entre o cliente e a loja por ser de fácil acesso e estar presente em quase 100% dos aparelhos dos consumidores.

Essas são algumas dicas para começar no mercado de dropshipping na Wix com o pé direito. As ferramentas mencionadas servem para facilitar todo o processo e garantir que você tenha uma loja profissional e eficiente.

Com o Empreender Plus, você tem a possibilidade de criar combos com os aplicativos que precisa para otimizar a loja virtual. Quanto mais aplicativos adicionados ao combo, maior é o desconto. Experimente agora.