Escolher um nome para sua loja virtual é um dos primeiros passos para criar uma identidade forte e memorável no mundo online. O nome certo pode fazer toda a diferença para atrair clientes, transmitir os valores da sua marca e se destacar da concorrência.
Neste artigo, vamos apresentar dicas práticas e estratégicas para ajudá-lo a escolher um nome impactante e eficaz para sua loja virtual. Prepare-se para encontrar a combinação perfeita que vai impulsionar o sucesso do seu negócio online.
Processo para escolher um nome para a loja virtual
Que atire a primeira pedra quem nunca planejou um negócio inteiro mas travou na hora de escolher o nome.
Escolher o nome da loja virtual não é uma tarefa fácil, mas é muito importante. O nome de uma loja virtual deve transmitir credibilidade e ser memorável, pois é a forma como os clientes vão se lembrar e se referir à loja.
Defina o público-alvo
Escolher o nome perfeito para sua loja virtual requer um profundo entendimento do seu público-alvo. Assim como um chef de restaurante italiano cria pratos deliciosos conhecendo os gostos e preferências dos comensais, você também deve conhecer seus clientes para criar um nome que os conquiste.
Para isso, não meça esforços para descobrir cada detalhe sobre o seu público-alvo. Pesquise quais são seus interesses, seus gostos, qual seu comportamento de compra e que buscam em uma loja virtual.
Pesquise as lojas concorrentes
Para ser assertivo na escolha do nome, observe a sua concorrência. Observe em lojas do mesmo segmento quais nomes estão sendo usados e se existe um padrão. Se houver, faça algo diferente.
Além disso, as redes sociais de lojas concorrentes são um prato cheio para avaliar o que dizem os clientes. Entre em páginas do Facebook, Instagram, TikTok,YouTube e qualquer outra rede social e busque os comentários.
Analisar o que as lojas concorrentes estão fazendo é uma boa maneira de sair do zero, além de ter uma ideia do que funciona no mercado.
Evite nomes complicados e genéricos
Ao escolher o nome da sua loja virtual, evite nomes complicados e genéricos. O nome da loja virtual deve ser simples e fácil de memorizar, por isso nomes complicados não são uma boa pedida.
Já os nomes genéricos não se destacam da concorrência. Logo, além de não transmitir profissionalismo e criatividade, a loja virtual se torna completamente esquecível aos olhos do consumidor.
O nome da sua loja virtual deve ser curto, fácil e forte. Dessa forma, é mais fácil que os clientes memorizem além de ser positivo para a criação de marca.
Faça um brainstorm
Um brainstorm é um processo onde você vai deixar a sua mente trabalhar a criatividade livremente. Nesse processo você deve externalizar todas as suas ideias em uma folha de papel ou no computador a fim de chegar em algumas opções.
Não existem regras para fazer um brainstorm, mas algumas dicas para tornar esse processo mais produtivo são válidas:
- Escreva o segmento da sua loja virtual e todas as palavras relacionadas que vierem à mente (Exemplo: decoração, casa, almofadas, aconchego, conforto, etc).
- Anote todas as palavras opostas às que você pensou (Exemplo: bagunça, incômodo, desconforto, etc).
- Escreva adjetivos que você gostaria de remeter à marca (Exemplo: confiável, seguro, ótima qualidade, etc)
- Separe as palavras que já são usadas pela concorrência e comece a fazer combinações e testes com as que restaram.
Desse processo pode sair um nome para a loja virtual, um slogan ou o tom de voz ideal para representar a marca.
Pesquise a disponibilidade do nome
Imagine que você encontrou o nome perfeito para a sua loja virtual. Curto, simples, forte, fácil de lembrar, mas ao tentar usar descobre que este nome não está disponível.
Essa é uma situação desagradável, mas que pode acontecer. Por isso, ao chegar em algumas opções de nomes para a sua loja virtual pesquise a disponibilidade em sites como GoDaddy e RegistroBr, por exemplo.
Encontrou o nome e ele está disponível? Registre. Só assim você garante que poderá usar o nome sem nenhum problema enquanto possuí-lo.
Conheça o Melhor Domínio
E se você pudesse encontrar o melhor nome para a sua loja virtual em apenas alguns minutos, sem precisar se preocupar em ficar pesquisando a disponibilidade do domínio? Sim, agora isso é possível.
O Melhor Domínio é o mais novo lançamento da Empreender. É uma plataforma gratuita onde você digita uma palavra-chave e recebe dezenas de sugestões de domínios para o seu negócio.
A plataforma foi desenvolvida ao longo de 5 anos, coletando dados do site RegistroBr. A ferramenta verifica a disponibilidade dos domínios em tempo real e sugere apenas os nomes disponíveis para registro de marca.
Como usar o Melhor Domínio
Para usar o Melhor Domínio, basta acessar o site e digitar a palavra-chave desejada. Não é necessário pagar por nada e nem fazer login.
Imagine que a sua loja virtual é do nicho de Casa e Decoração. Basta digitar essa palavra-chave na barra de buscas que você receberá uma lista com diversos nomes.
Para tornar tudo ainda melhor, você pode usar a ferramenta em conjunto com o ChatGPT.
O ChatGPT é uma inteligência artificial que, quando solicitada, fornece uma lista de nomes para a loja virtual do seu segmento. Porém, a ferramenta não verifica a disponibilidade dos nomes em tempo real.
Contudo, usando as duas ferramentas em conjunto, você consegue fazer melhores combinações até chegar em um nome criativo e que represente a sua marca em poucos minutos.
Veja como usar as duas ferramentas nesse vídeo:
Essas foram algumas dicas para você encontrar o nome ideal para a sua loja virtual, causando impacto e fortalecendo o Branding do seu negócio. Não deixe de ler também o nosso artigo sobre Branding x Marketing de Resposta Direta: qual a melhor estratégia.