Cyber Monday: o que é? Saiba como lucrar no pós-Black Friday!

Quando a euforia da Black Friday começa a se dissipar, surge uma nova oportunidade para aumentar as suas vendas: a Cyber ​​Monday

Este evento foi criado para aproveitar o crescimento das compras online e é realizado na primeira segunda-feira após a Black Friday, oferecendo descontos imperdíveis, especialmente em produtos eletrônicos e tecnologia. 

No entanto, ao longo dos anos, a Cyber ​​Monday foi ampliada para incluir diversas categorias de produtos.

Desse modo, agora permite que lojistas de diferentes nichos aproveitem o período para maximizar os seus lucros.

A seguir, explicamos o que é a Cyber ​​Monday e como você pode usá-la para prolongar o sucesso de suas vendas evitando uma Black Fraude. Boa leitura!

O que é a Cyber ​​Monday?

A Cyber ​​​​Monday, que significa “segunda-feira cibernética”, surgiu nos Estados Unidos em 2005 como uma alternativa online à Black Friday (BF). 

A ideia era dar aos consumidores que não aproveitarem as ofertas da Black Friday uma nova chance de encontrar promoções especiais, focadas principalmente no e-commerce, porém a estratégia phygital é uma tendência cada vez mais forte.

Com o passar do tempo, a Cyber ​​Monday tornou-se uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico mundial, expandindo-se para vários países, incluindo o Brasil, onde é igualmente popular.

Portanto, para lojistas, a Cyber ​​Monday é uma oportunidade única de atrair consumidores que preferem comprar online, oferecendo conveniência, rapidez e preços atrativos. 

Além disso, ela serve como um estímulo extra para liquidar produtos em estoque e conquistar novos clientes que talvez tenham deixado passar a BF.

Cyber ​​Monday x Black Friday: quais as diferenças?

Embora ambos os dados tenham o mesmo objetivo – oferecer promoções para alavancar as vendas – existem algumas diferenças importantes entre a Black Friday e a Cyber ​​Monday:

  • Foco de produtos: a Black Friday abrange todas as categorias de produtos, enquanto a Cyber ​​Monday tem um foco maior em tecnologia, eletrônicos e e-commerce, embora também englobe outros segmentos atualmente.
  • Experiência de compra: a Black Friday é associada tanto a lojas físicas quanto a lojas virtuais. Já a Cyber ​​Monday é exclusivamente online, proporcionando uma experiência de compra mais prática e conveniente.
  • Público-alvo: a Black Friday tende a atrair mais consumidores que preferem a experiência física, enquanto a Cyber ​​Monday é voltada aos consumidores adeptos de compras online.

Portanto, perceba que compreender essas diferenças permite que sua loja adapte as estratégias para cada dado, aproveitando ao máximo o potencial de vendas de ambos.

Como preparar sua loja para a Cyber ​​Monday?

Para aproveitar ao máximo as oportunidades da Cyber ​​Monday, é essencial preparar sua loja com antecedência e utilizar estratégias que atraiam o público online. 

Por isso, trouxemos algumas dicas práticas para ajudar sua loja a lucrar no pós-Black Friday. Confira:

1. Ofertas exclusivas e personalizadas para o público online

Descontos em produtos específicos, ofertas e benefícios exclusivos são algumas das formas de atrair clientes para sua loja virtual durante a “segunda-feira cibernética”. 

Produtos de tecnologia e acessórios para celular, por exemplo, costumam atrair bastante atenção, porém outras categorias também podem ser exploradas.

Use a ferramenta Promoção Agendada para programar descontos e cupons que serão lançados apenas na segunda-feira, tornando a oferta mais exclusiva e atraente. 

Desse modo, você poderá manter o cliente interessado por toda a campanha do Black November, além de ser útil para Flash Sale.

2. Crie campanhas de e-mail marketing segmentadas

Uma das melhores formas de garantir que os clientes saibam das suas ofertas para a Cyber ​​​​Monday é por meio de campanhas de e-mail marketing

Sendo assim, envie lembretes, listas de produtos e cupons de desconto, segmentando sua base de acordo com as preferências dos consumidores. 

Vale ressaltar que e-mails automáticos configurados previamente são eficientes para lembrar o cliente dos eventos e apresentar os produtos com desconto.

Por isso, veja exemplos de mensagem automáticos para enviar aos clientes e utilize o 

SAK para enviar os e-mails automáticos, através da integração do app com a E-goi, Active Campaign e MailChimp.

Portanto, perceba que o SAK facilita a comunicação em vendas com os clientes antes e durante uma Cyber ​​Monday. 

Sendo assim, crie campanhas específicas para atrair novos clientes e reconquistar aqueles que já passaram pela sua loja anteriormente.

3. Promova o frete grátis e a entrega rápida

Na Cyber ​​Monday datas comemorativas e eventos sazonais, o frete grátis é um grande atrativo e diferencial competitivo, então, se possível, ofereça frete grátis para determinadas faixas de compra ou produtos. 

Além disso, a entrega full também pode conquistar clientes que buscam agilidade no recebimento, por isso, é usada estrategicamente no Beauty November do Grupo Boticário.

Então, uma boa ideia é experimentar o app Rastreio.net para enviar atualizações sobre as etapas do processo de entrega, oferecendo ao cliente uma experiência mais transparente e segura. 

Você também pode promover frete grátis e combinar com o Brinde no Carrinho, incentivando o cliente a atingir um valor mínimo para ganhar o benefício.

4. Explore a urgência com contagem regressiva e estoque limitado

A Cyber ​​Monday é uma excelente oportunidade para trabalhar com gatilhos de urgência e escassez, como contagens regressivas e produtos com estoque limitado. 

Essas estratégias aumentam a pressão para que o cliente finalize uma compra antes que as ofertas caibam, estimulando decisões rápidas e aumentando a taxa de conversão.

Sendo assim, caso tenha loja hospedada na Nuvemshop, use o Super Checkout para criar uma página de checkout com contador de tempo, incentivando o cliente a concluir a compra. 

Esse recurso pode ser combinado com notificações inteligentes de estoque limitado para intensificar a urgência e também com os selos de promoção do 365 Artes.

5. Invista em uma comunicação visual atrativa

Na Cyber ​​Monday, a aparência do site deve destacar as ofertas e os diferenciais do evento. Então, faça chamadas exclusivas para a promoção, utilizando cores e designs que combinam com a identidade visual da sua loja. 

Afinal, a personalização ajuda a atrair a atenção, interesse, desejo e ação (AIDA) do consumidor, além de transmitir uma sensação de profissionalismo.

O 365 Artes oferece modelos de banners e um banco de imagem para sua loja virtual e redes sociais. 

Com essa ferramenta, você pode criar facilmente um ambiente promocional em sua loja, sem a necessidade de um designer, pois os templates são editáveis no Canva gratuito.

6. Parcerias com influenciadores para aumentar o alcance

O marketing de influência na Black Friday e na Cyber Monday pode aumentar significativamente o alcance de suas ofertas. 

Afinal, influencers com um público bem segmentado podem ajudar a trazer mais alternativas para a loja e atrair consumidores que se identificam com os produtos promovidos.

Use o Ovni para contratar influenciadores e criar campanhas que promovam suas ofertas da Cyber ​​​​Monday. 

Essa ferramenta permite que você encontre o perfil ideal para sua loja, otimizando o alcance e aumentando as chances de conversão.

7. Reative o interesse dos clientes com recuperação de carrinho abandonado

Muitos consumidores iniciam uma compra e acabam abandonando o carrinho. Para aproveitar a Cyber ​​Monday ao máximo, configure mensagens de recuperação de carrinho.

Desse modo, você oferece um lembrete de pagamento amigável sobre os itens que o cliente deixou para trás. Além disso, disponibilizar um desconto extra ou frete pode ser o incentivo necessário para ele finalizar a compra.

Com o SAK, você pode disparar mensagens automáticas de recuperação de carrinho abandonado para WhatsApp ou e-mail. 

Personalize as mensagens para lembrar o cliente das vantagens de aproveitar as promoções exclusivas da Cyber ​​Monday.

8. Prepare uma loja para suportar picos de acessos e vendas

Na Cyber ​​Monday, os acessos ao site aumentam significativamente, e os problemas de instabilidade podem prejudicar a experiência de compra

Por isso, é fundamental que sua loja esteja preparada para lidar com um tráfego orgânico e/ou tráfego pago elevado, evitando que o site fique lento ou saia do ar.

Portanto, verifique com seu provedor de hospedagem e plataforma de e-commerce as opções de suporte a picos de acesso. 

Afinal, fazer ajustes de otimização e carga com antecedência evita problemas e garante uma navegação fluida para o cliente.

Afinal, como ter uma Cyber ​​Monday de sucesso?

A Cyber ​​Monday é uma oportunidade de ouro para maximizar as vendas e fechar o mês de novembro com ótimos resultados. 

Aproveitar essa data requer preparação e estratégias bem planejadas que garantam uma experiência de compra segura e fácil para os clientes. 

Além disso, com o uso de ferramentas adequadas, sua loja pode aproveitar o máximo potencial da Cyber ​​Monday e fidelizar clientes que voltarão para novas compras. 

Por isso, apresentamos ao longo do conteúdo, aplicativos desenvolvidos pela Empreender para combinar com as dicas acima. 

Sendo assim, otimize a sua operação e garanta que cada etapa do processo de compra seja eficiente com as soluções do Empreender Plus! Experimente gratuitamente!