O uso de vídeos no e-commerce é uma tendência que veio para ficar e já conquistou a maioria dos consumidores. Afinal, com o conteúdo visual, os consumidores podem compreender melhor os produtos, o que ajuda a eliminar dúvidas, incentivar decisões de compra e reduzir as taxas de devolução. 

Além disso, o uso de vídeos permite que os lojistas criem uma experiência de compra mais imersiva e confiável. Neste artigo, exploraremos as principais vantagens de utilizar vídeos no e-commerce e daremos dicas de como usá-los. Boa leitura!

Vantagens de usar vídeos no e-commerce

Aumenta a retenção do cliente

A retenção dos clientes é uma das principais métricas de conversão no e-commerce. Isso porque quanto mais tempo eles passam na sua loja, maiores as chances de serem impactados pelas ofertas.

Altas taxas de rejeição, por outro lado, indicam que algo não está funcionando como deveria. As ofertas podem não ser atraentes, a página ter um carregamento lento ou até mesmo gerar desconfiança no consumidor. 

Contudo, altas taxas de rejeição prejudicam significativamente os resultados da loja virtual. Isso porque os mecanismos de busca interpretam que o site não é relevante e prejudica seu tráfego orgânico, o que mantém o negócio em uma espiral de baixos resultados. 

Segundo um levantamento sobre o efeito dos vídeos no comportamento do consumidor no e-commerce, os vídeos são um tanto requisitados pelos clientes em potencial. Além de influenciarem positivamente nas taxas de conversão, eles mantêm os clientes presentes e engajados com a página por mais tempo.

Incentiva a decisão de compra

Principalmente no e-commerce, onde os clientes não têm acesso direto ao produto antes do recebimento, o processo de compras passa por diversas etapas minuciosas até o consumidor estar devidamente convencido.

Antes de finalizar o pedido ele precisa confiar que a loja virtual é real, que envia os produtos corretamente e que a qualidade do produto seja a mesma divulgada nas ofertas. Uma das formas do cliente buscar essa segurança é por meio das avaliações de outros clientes.

Contudo, quando a loja virtual consegue demonstrar visualmente o produto, a confiança aumenta. Os vídeos são uma forma de fazer isso.

Por meio dos vídeos é possível explorar os detalhes do produto de forma superior às imagens. Além disso, os vídeos geram menos desconfianças a respeito de edições e modificações. Os vídeos também permitem que o consumidor tenha mais noção sobre o tamanho real do produto.

Todos esses fatores contribuem para a decisão de compra do cliente que tem suas principais dúvidas sanadas.

Diminui as taxas de devolução

Outro efeito positivo dos vídeos no e-commerce é a redução das taxas de devolução. Isso porque, como o cliente consegue visualizar melhor o produto, as chances dele se decepcionar com a entrega são menores.

Os vídeos permitem que ele visualize o tamanho, o material de produção e outros aspectos do produto. 

Leia também: Vídeo commerce: por que investir nessa tendência?

Dicas para usar vídeos no e-commerce

Vídeo review

Os vídeos review são produzidos com o intuito de analisar as características de um determinado produto a fim de atestar sua qualidade. Geralmente trazem os pontos positivos e negativos do item, assim como qual a forma de utilização mais indicada.

São especialmente positivos para sanar as dúvidas daqueles clientes que ainda estão na fase de pesquisar opções. Esses vídeos podem ser postados nas redes sociais, no YouTube ou até mesmo na página do produto.

Quanto mais autêntico e honesto ele for, maiores são as chances do cliente ficar satisfeito.

Vídeo tutorial

Os vídeos tutoriais também são excelentes alternativas para usar no e-commerce. Diferente dos vídeos reviews onde o objetivo é avaliar o produto a partir de suas características, nos vídeos tutoriais o foco está em ensinar como usar o produto.

Sendo assim, esses vídeos costumam ter um apelo um pouco mais vendável e focam em mostrar para o consumidor como ele pode tirar o máximo proveito do item adquirido. Por exemplo, se for um eletrodoméstico como uma airfryer, os vídeos tutoriais podem mostrar que é possível fazer receitas pouco óbvias.

Provador virtual

Por fim, outra funcionalidade dos vídeos no e-commerce são os chamados provadores virtuais, úteis especialmente para lojas do setor de moda feminina e masculina.

Não existe apenas uma forma de fazer um provador virtual. Algumas lojas optam por adicionar um guia de tamanhos que ajuda o cliente a escolher a numeração mais adequada baseado em suas próprias medidas.

Outras lojas podem optar por ferramentas de realidade aumentada que atuam como uma espécie de filtro e os clientes conseguem visualizar digitalmente como o produto ficará em seu corpo.

Contudo, uma das formas de fazer provador virtual é adicionando um botão flutuante em vídeo onde o cliente consegue visualizar um modelo usando o produto. Dessa forma, ele consegue visualizar como o produto se comporta em uma pessoa real e decidir se gosta do que vê. 

Replay: adicione vídeos na página do produto

Os vídeos têm um grande impacto no e-commerce. Segundo um levantamento recente, 93% dos consumidores consideram os vídeos fundamentais na decisão de compras, além de todos os benefícios mencionados neste texto.

Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o Replay, um aplicativo que adiciona um botão flutuante na página do produto onde o lojista pode demonstrá-lo como achar melhor.

Disponível exclusivamente no Empreender Plus, o Replay é ideal para lojistas que desejam modernizar suas páginas de produtos e proporcionar uma jornada de compra mais rica e confiável. Experimente gratuitamente.