A dificuldade no cadastro de produtos no e-commerce, é uma queixa comum aos empreendedores que possuem negócios online. Além disso, esta tarefa é monótona e repetitiva, aumentando as chances de erros na execução e também demanda bastante tempo aos envolvidos no processo.
Pensando nisso, vamos apresentar várias dicas e falar sobre o Automagico, uma ferramenta que soluciona o problema, através da importação automática e alteração em massa de centenas de produtos na sua loja virtual. Leia este artigo e confira!
Dificuldade no cadastro de produtos: evite os erros mais comuns
Aqui em nosso blog, já mencionamos diversas vezes o papel fundamental do detalhamento da descrição de cada item em sua loja. Querendo ou não, a tarefa de cadastrar produtos no e-commerce é fundamental para ter uma vitrine atraente aos seus clientes e também aos algoritmos dos mecanismos de busca.
Pesquisas indicam que a maioria das falhas nessa etapa são humanas, entretanto, sabemos que a dificuldade no cadastro de produtos não ocorre em vão, pois exige muita disponibilidade e nem sempre os empreendedores têm horas livre para isso.
A insistência nesse tema, se deve a relevância das características dos itens que estão sendo vendidos. Afinal, certamente existem vantagens infinitas em usar uma automação para cadastrar produtos em massa na sua loja virtual, como é o caso do aplicativo Automágico.
Veja a seguir os principais erros durante o cadastro de produtos nas lojas virtuais, tanto tradicionais quanto de dropshipping e aprenda a vencer o problema.
Replicar imagens
A originalidade pode ser um divisor de águas para o comércio eletrônico. Não devemos esquecer que o ser humano é extremamente visual, por isso, não é suficiente replicar as imagens do fornecedor ou fabricante na sua loja.
Afinal, qual a graça de entrar em diferentes sites e encontrar as mesmas informações? Isso vale para imagens e textos, conforme falaremos adiante. Para evitar a dificuldade no cadastro de produtos, é possível agrupar suas fotos em pastas, usando o Automagico.com.br:
Vale ressaltar que as imagens utilizadas devem ser de boa qualidade, mas não podem ser pesadas, para não afetar o tempo de carregamento da página do produto. Além disso, não esqueça de renomear os arquivos com o mesmo título do produto e incluir o texto alternativo na imagem, para que sua loja seja inclusiva.
Fica fácil entender porque investir em fotografias é fundamental para chamar a atenção dos visitantes do seu site. Além do Automágico, a Empreender possui o 365 Artes, um banco de imagens para lojas virtuais, que diariamente fornece criativos editáveis no Canva gratuito para o seu negócio.
Copiar e colar a descrição
Sabemos que a criatividade pode ser um problema para os empreendedores, pois na correria do dia a dia, encontrar um espaço na agenda para pensar sobre isso talvez seja meio complicado, não é mesmo?
Entretanto, escrever a descrição de cada produto é um pouco trabalhoso, mas vale a pena. Talvez, esse seja o fator que vai destacar a sua loja, não a loja do seu concorrente. Cadastrar produtos em massa pode ser a solução que está faltando ao seu negócio.
Use o Automágico e deixe tempo livre para definir as estratégias que vão alavancar as suas vendas. Veja como é fácil importar produtos de uma única vez:
Além disso, copiar e colar a descrição não é uma boa opção para o SEO no e-commerce, porque afeta o ranqueamento da sua página no Google e outros mecanismos de busca, diminuindo a quantidade de acessos em seu site.
Erros gramaticais
É recomendado usar o dicionário online e sempre pesquisar como escrever as palavras quando tiver dúvidas sobre a grafia. A sua loja fica com um aspecto nada profissional, se os erros gramaticais ocorrem com frequência, afastando os clientes que chegam até ali e podem estar interessados em efetuar uma compra.
Tenha cuidado e atenção para não perder vendas por conta de um deslize que poderia ser evitado. Falhas na gramática ou concordância demonstram falta de zelo, além de remover a relevância do conteúdo das páginas dos produtos.
Caso não possa contratar alguém para fazer esse serviço, solicite revisão de outras pessoas da sua equipe ou espere um tempo para ler o texto novamente.
Não organizar os produtos
Os cuidados com o visual da sua loja e as descrições, são apenas alguns passos para eliminar a dificuldade no cadastro de produtos. Desse modo, criar categorias também é necessário para organizar o seu e-commerce, inclusive, impactando positivamente na experiência do cliente.
Além desses detalhes, não esqueça da relevância do SKU, um código individual que pode facilitar o trabalho interno do estoque e agilizar os processos logísticos. Afinal, o seu uso permite que as variações dos produtos sejam encontradas muito mais facilmente.
Usando o Automagico.com.br é bem prático alterar produtos em massa:
Os processos automáticos são essenciais para os empreendedores que almejam horas livres para definir estratégias de crescimento para o negócio. Conte com as soluções da Empreender!
Não usar prova social
Todos os itens anteriores podem causar abandono de carrinho na sua loja virtual, um problema que atinge a maioria do e-commerce. Nesse sentindo, o tópico que abordaremos agora, a prova social, pode ser o principal fator para isso.
De modo geral, a prova social é um gatilho mental que gera confiança às pessoas que chegam ao seu site e substitui ou complementa o famoso boca a boca fora do ambiente online. A solução para esse problema é simples: adicione avaliações automaticamente com o Lily Reviews.
Devemos ressaltar que os comentários também são importantes para o ranqueamento das páginas dos seus produtos no Google (adiante falaremos do SEO).
Sendo assim, vale a pena investir nisso, para que os seus leads tenham certeza que é seguro comprar na sua loja. É muito simples: basta importar os comentários dos produtos semelhantes entre a sua loja e outras!
Continue lendo para aprender a vencer, de uma vez por todas, a dificuldade no cadastro de produtos da sua loja virtual.
Melhores práticas para cadastrar produtos online
Após conhecermos os principais erros dessa etapa tão necessária para o e-commerce, o cadastro de produtos, vamos mostrar maneiras de sua loja atrair cada vez mais clientes, ganhar relevância no Google e alavancar as vendas.
É notável que colocar o usuário do seu site em primeiro lugar, vai trazer mais resultados. Sendo assim, ofereça o máximo de detalhes sempre. Confira nossas dicas:
Use SEO no e-commerce
A otimização para os mecanismos de busca, mais conhecida pela sigla em inglês, SEO (Search Engine Optimization), era bastante usada em blogs, porém, diante da sua relevância para o tráfego orgânico (sem investimento financeiro em anúncios), o conjunto de técnicas alcançou o e-commerce e as redes sociais.
Basicamente, isso significa que planejar as palavras-chave para os produtos é essencial para conseguir mais acessos e consequentemente, melhores resultados no seu negócio, afinal, ela deve estar presente no título, descrição e URL para que a sua loja apareça nos mecanismos de busca.
Desse modo, podemos dizer que o SEO no e-commerce otimiza o cadastro dos produtos para o Google. Certamente vale a pena conhecer e testar essa estratégia quanto antes!
Crie categorias para os produtos
A organização dos produtos por categorias traz diversas vantagens, por exemplo, garante que o cliente consiga encontrar variedades na sua vitrine online, assim como produtos relacionados aos itens desejados.
Sempre pense no que faz sentido para a proposta do seu negócio, por exemplo, se a sua loja vende roupas femininas e masculinas, é interessante que sejam separadas seguindo alguma ordem lógica que respeite as variações dos produtos, como:
- Peças (vestido, calça, bermuda, saia, camiseta, blusa, regata);
- Gênero;
- Cores;
- Tamanhos.
Além disso, oferecer informações completas, classificando os seus produtos em categorias e subcategorias, amplia as chances de obter um ticket médio maior e também traz mais usabilidade na navegação.
Não crie categorias insuficientes ou muito generalizadas, pois podem confundir, dificultar a busca e transmitir uma imagem de desorganização. Desse modo, evite termos como “outros e diversos“, afinal, ambos não possuem relevância para o Google nem para o seu consumidor.
Faça títulos atraentes
Por que o possível cliente deve clicar no link da sua loja e não no link do concorrente ao pesquisar por algo no Google? Por que escolher o seu produto? Pense nessas perguntas na hora de criar a parte textual para o seu negócio (os títulos e as descrições), pois se for suficientemente atraente e interessante, pode superar até mesmo o preço.
Obviamente, isso é possível mesmo com poucos caracteres disponíveis. Para isso, basta ocupar o limite com as informações mais úteis, como:
- o que é;
- características/ variações;
- utilidade;
- diferenciais;
- marca.
Por exemplo, se a sua loja é do nicho de perfumaria, um título atrativo para um batom poderia seguir a seguinte lógica: batom (o que é) + rosa (cor/ característica) + para lábios volumosos (utilidade) + com ácido hialurônico e proteção UV (diferenciais) + marca.
Capriche na descrição de cada produto
As lojas virtuais não possuem vendedores, sendo assim, as descrições desempenham essa função e por isso são tão importantes. Embora leve um tempo e possa causar dificuldade no cadastro de produtos, caprichar nessa etapa evita muitos problemas, como confusão, dúvida, desconfiança e na pior das hipóteses, a desistência da compra.
Recomendamos que sempre explique detalhadamente as funcionalidades e benefícios dos itens para destacar o seu negócio. Não esqueça de incluir as outras dicas, como SEO e divisão por categorias.
Devemos ressaltar que o Google valoriza conteúdos originais, mais uma razão para dar preferência em criar as próprias descrições, ao invés de copiar e colar os textos na sua loja, não acha?
Ofereça variedade nas modalidades de pagamento
No cadastro dos produtos, inserir o preço é fundamental, inclusive se houver diferença de valor entre as variações disponíveis. Além disso, pesquisas sobre o perfil do consumidor, indicam que o parcelamento no cartão de crédito é a opção preferida de pagamento dos brasileiros.
Sendo assim, a sua loja virtual pode oferecer essa modalidade com ou sem juros e também pagamentos à vista, no boleto, débito ou PIX. Explore todas as possibilidades para aumentar as conversões e também evitar o abandono de carrinho.
Visibilidade do botão de chamada para ação (CTA)
Assim como o título deve ser atraente para as pessoas entrarem na sua loja ou ficarem curiosas a respeito de um determinado produto, a chamada para ação, atrai os visitantes para a finalização da compra, ou seja, é um convite para realizar uma atitude desejada e planejada.
No e-commerce, usualmente o termo “comprar” é usado como CTA, dessa maneira, cada página deve conter claramente um botão induzindo as pessoas a clicarem para adicionar o(s) produto(s) ao carrinho.
Outro bom exemplo de chamada para ação é “avise-me quando chegar”. Deixar um espaço para que os visitantes informem os dados e se transformem em leads, para serem notificados quando o item estiver em estoque outra vez, é uma boa estratégia. Recomendamos o aplicativo Cheguei, que inclui automaticamente a funcionalidade.
Disponibilize variedade nas opções de frete
É notável como vários desses pontos citados estão ligados e interferem diretamente na conclusão da compra ou abandono de carrinho. Desso modo, não podemos deixar de mencionar um dos principais problemas no e-commerce: o frete, principalmente se o valor for elevado.
Em todas as etapas, é necessário fornecer opções ao cliente para que ele escolha a que melhor atende suas demandas. Não é diferente com o frete, fator que não está relacionado às questões logísticas, mas não necessariamente a dificuldade no cadastro de produtos.
Além disso, utilizar o Rastreio.net, uma automação para rastreamento, facilita bastante o acompanhamento instantâneo do pedido, garantindo uma melhor experiência ao cliente.
Adicione o Instagram na sua loja virtual
Atualmente, além de pesquisar no Google, antes de fazer uma compra, as pessoas também procuram nas redes sociais. Que tal usar isso a favor do seu negócio?
Adicionando o feed do Instagram à sua loja virtual usando o Widget, os visitantes do seu site podem virar seguidores e fãs da sua empresa, principalmente se a sua marca for ativa no ambiente online. É interessante porque o conteúdo é reaproveitado e pode servir para gerar confiança com prova social e/ou autoridade, dependendo da sua estratégia.
Testar todas as alternativas, sempre será a melhor solução, por isso, contratar influenciadores digitais também pode ser uma opção a ser considerada.
Cadastre produtos em massa
A ideia de adicionar produtos em massa é o sonho de todo lojista virtual, mas os benefícios vão além disso. Confira os principais benefícios da automação de processos nesse infográfico da Sydle. Veja abaixo:
Os benefícios dos processos automáticos no comércio eletrônicos são importantes por diversas razões, a principal dela é a economia, porque tempo é dinheiro e os erros no cadastro de produtos também podem custar caro ao seu negócio.
Optar por essas ferramentas de automação, é a escolha ideal para os empreendedores visionários.
Mais vantagens em cadastrar produtos automaticamente
- Satisfação dos setores de vendas, gestão e logística: através da diminuição ou eliminação dos erros frequentes e a dificuldade no cadastro de produtos;
- Transparência e confiança: devido ao tempo que sobra para cuidar dos detalhes, como os títulos e descrições mais atraentes, os clientes sentem mais segurança;
- Aumento da produtividade: gerada pela facilidade de usar uma automação, evitando retrabalho e falhas;
- Controle do estoque: reduzindo problemas relacionados à venda de produtos indisponíveis;
- Padronização no cadastro: elevando os níveis de eficiência na comunicação, organização e eficiência, tanto entre os setores quanto com os clientes;
- Mais lucro: se tempo é dinheiro, acabar com os erros e tempo no cadastro de produtos, certamente alavanca as vendas e consequentemente o faturamento.
Aplicativo para cadastrar produtos: qual a melhor opção?
Ao longo deste artigo ficou bem claro que o Automagico.com.br é a melhor opção tanto para evitar a dificuldade no cadastro de produtos quanto para importar produtos em massa para a sua loja online.
O Automágico é compatível com as principais plataformas de e-commerce:
- Nuvemshop
- Yampi
- Wix
- Shopify
- Tray
- Cartpanda
- Lojaintegrada
- Woocommerce
- wBuy
- Bwcommerce e em breve muito mais!
O Automágico adiciona produtos em massa na sua loja virtual a partir das imagens associadas a cada um deles. Além disso, é possível configurar templates para usar nas variações.
Vale ressaltar que a quantidade de itens que podem ser importados automaticamente, depende do plano adquirido, ou seja, há a possibilidade de adicionar dezenas ou centenas de produtos de uma única vez! Confira as opções disponíveis:
- Aprendiz – até 3 importações
- Bruxo – até 100 importações
- Mago – importações ilimitadas
Chega de perder tempo! Importe e cadastre produtos com um único clique. Que tal experimentar o Automagico agora mesmo?