A venda de produtos digitais já é uma tendência do e-commerce. Quem tem uma loja virtual na Shopify já pode fazer dropshipping de produtos digitais.  Lançada pela Empreender, essa modalidade inédita de dropshipping deve unir o melhor do mercado de infoprodutos com o e-commerce.

Neste artigo, você vai entender o que são produtos digitais, como funciona o dropshipping de produtos digitais (e suas diferenças com o marketing de afiliados), por que vender produtos digitais na Shopify e como começar hoje mesmo. Boa leitura!

O que são produtos digitais

Produtos digitais são aqueles que não podem ser tocados fisicamente. São desenvolvidos e acessados por meio de dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

A comercialização desses produtos se popularizou com o avanço da internet e passou por um processo de aceleração com o advento da pandemia.

Hoje, o mercado de produtos digitais é enorme. Anualmente, são faturados bilhões de dólares ao redor do mundo com a comercialização de cursos, ebooks, áudios, fotografias, softwares, etc.

Para se ter uma ideia, em 2022, 79% dos brasileiros consumiram produtos digitais em 2023.

Com o novo comportamento do consumidor e a expansão desse mercado, muitas pessoas passaram a investir nos infoprodutos. Hoje existem milhares de empresas que operam de forma 100% online com produtos 100% digitais.

Como funciona o dropshipping de produtos digitais

Quem conhece o mercado de dropshipping sabe que trata-se da venda online de produtos sem estoque. Sendo assim, pode soar estranho ouvir sobre dropshipping digital. Afinal, produtos digitais não possuem estoque ou exigem logística de entrega.

Mas é mais simples do que parece. No dropshipping tradicional, o lojista divulga produtos de fornecedores e este fica responsável por realizar o envio para o cliente final. No dropshipping digital, o lojista comercializa produtos digitais de um fornecedor. 

Assim como um lojista do dropshipping tradicional não precisa se preocupar com armazenamento e envio, no digital o lojista não precisa se preocupar com a produção do produto, basta vendê-lo.

E qual a diferença do dropshipping digital para o mercado de afiliados?

Assim como no dropshipping digital, no mercado de afiliados o vendedor divulga os produtos de um terceiro e recebe pela venda. Contudo, seus ganhos são limitados a uma comissão estipulada pelo produtor.

No dropshipping digital, o lojista tem a liberdade de precificar os produtos com o valor que desejar, tendo mais controle sobre os próprios lucros.

Por que vender produtos digitais em uma plataforma como a Shopify

Tradicionalmente, em lojas virtuais os consumidores encontram produtos físicos, os mesmos presentes nas lojas físicas. A grande vantagem está na comodidade de comprar a qualquer momento, de qualquer lugar, além de ter um leque maior para comparação e com condições vantajosas. 

Nas plataformas de produtos digitais, como Hotmart e Eduzz, por exemplo, os consumidores encontram cursos, e-books, treinamentos, etc. Esse tipo de plataforma ganhou força com a popularização das vendas de produtos digitais e, até pouco tempo, não se misturava com o mercado do e-commerce.

Contudo, parando para analisar friamente, os mesmos consumidores que compram de um mercado podem comprar do outro. Além disso, as soluções podem ser  complementares.

Imagine que um consumidor está com dificuldade para alcançar seus objetivos de vida e, para sanar a questão, adquire um treinamento de produtividade e gestão de tempo. Essa aquisição pode revelar a necessidade de produtos que o auxiliem na conquista de novos hábitos, como um planner.

Sendo assim, por que não comercializar ambos os produtos? O dropshipping digital veio para unir dois mercados fortes na internet e que podem se complementar muito bem, oferecendo diversas soluções para o consumidor em um único lugar, além de maximizar os lucros do lojista.

A Shopify é uma das plataformas de e-commerce mais populares e com diversas funcionalidades úteis. Para quem deseja começar no mercado, é uma boa pedida.

Leia também: Como excluir em massa os pedidos não pagos na Shopify

Como fazer dropshipping de produtos digitais na Shopify

Para fazer dropshipping de produtos digitais na Shopify é necessário fazer a integração entre a loja virtual e o aplicativo Drop Digital.

O Drop Digital é um software desenvolvido pela Empreender para conectar fornecedores de produtos digitais a lojistas. 

Dentro do software, os produtores podem cadastrar seus produtos em um marketplace exclusivo disponível para mais de vinte mil lojistas. Os fornecedores determinam quanto desejam receber pelo produto e os lojistas interessados importam para a loja virtual.

Quando um produto é vendido para o consumidor final, o lojista paga o fornecedor via PIX e, assim que o pagamento for concluído, o produto é liberado para o cliente. 

O lojista tem liberdade para precificar o produto da forma que achar melhor, sendo seu lucro a diferença entre o valor cobrado para o cliente e o pagamento feito para o fornecedor.

No vídeo abaixo, você vê como fazer a integração do Drop Digital com a Shopify:

Viu como é fácil? A melhor parte é que existem dezenas de produtos digitais prontos para serem vendidos esperando por você. Comece agora mesmo a usar o Drop Digital.