O dropshipping nas redes sociais é uma excelente maneira de alcançar mais clientes, promover a sua loja e divulgar os seus produtos.
Provavelmente você já sabe disso, afinal, assim como acontece em outros tipos de negócios, as estratégias online são fundamentais para o sucesso na atualidade.
Contudo, diante de tantas opções disponíveis, pode ser difícil saber em quais plataformas investir e as mais adequadas para o seu nicho e público.
Você tem dúvidas sobre esse assunto? Confira neste conteúdo dicas infalíveis para alavancar sua loja sem estoque nas principais redes sociais.
Dropshipping nas redes sociais: quais plataformas escolher?
Quando se trata de vender produtos sem estoque, o dropshipping nas redes sociais pode ser uma ferramenta poderosa para atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.
No entanto, nem todas as redes sociais são iguais, e é importante analisar o seu público e quais plataformas são as mais populares para o seu nicho de mercado.
Além disso, para entender o dropshipping nas redes sociais, é preciso reunir informações que auxiliem na sua estratégia de marketing.
Conforme estudo divulgado pela Capterra, as mídias sociais mais utilizadas no Brasil são:
Além disso, outros dados relevantes também indicam a preferência das pessoas de acordo com a faixa etária.
- Geração Z – (a partir de 1996): TikTok (21%), Pinterest (20%) e Instagram (19%);
- Geração Y (1978 e 1995): Snapchat (57%), Kwai (54%);
- Geração X (1965 e 1977): Instagram, Facebook e WhatsApp tem 22%;
- Geração baby boomers (de 1946 a 1964): Facebook (13%), Instagram (12%) e WhatsApp (12%).
Certamente essas estatísticas recentes, dão uma base para construir os próximos passos do dropshipping nas redes sociais.
Se manter atualizado, é a melhor maneira de estar à frente dos seus concorrentes, por isso, faça pesquisas constantemente e siga nossas dicas:
1.Identifique o público-alvo de cada rede social
Antes de divulgar a sua loja de dropshipping nas redes sociais, é importante identificar e relacionar o seu público-alvo ao de cada uma dessas plataformas.
Afinal, cada rede social tem um público diferente e entender isso ajudará a escolher a(s) melhor(es) rede(s) para seu negócio.
Para identificar o seu público-alvo, lembre de considerar alguns fatores, como:
- Idade;
- Gênero;
- Interesses;
- Comportamento de compra;
- Localização geográfica.
Se você já tem uma loja de dropshipping em funcionamento, pode utilizar dados de vendas e informações dos clientes para identificar padrões e traçar o perfil do seu público.
Observe o infográfico da Capterra e note que se o seu público é mais jovem, sem dúvidas, a melhor opção para fazer dropshipping nas redes sociais é o TikTok e outras plataformas focadas em vídeos.
Vale ressaltar que o público-alvo não é estático e pode mudar ao longo do tempo, por isso, fique atento às tendências e às mudanças no comportamento de compra para se adaptar.
2.Analise as redes sociais populares para seu nicho no dropshipping
Depois de identificar o seu público-alvo, o próximo passo é pesquisar as redes sociais mais populares para o seu nicho no dropshipping.
Desse modo, analise as características de cada plataforma, bem como as suas particularidades.
Segundo a pesquisa da Capterra, citada anteriormente, normalmente as pessoas usam as redes sociais para a finalidade que foram criadas.
Por exemplo, os entrevistados responderam que usam Facebook (67%), Instagram (80%) e WhatsApp (94%) para “enviar mensagens e/ou verificar atualizações de amigos, família e grupos”.
Sendo assim, uma das opções para fazer dropshipping nas redes sociais, é usar o Instagram para compartilhar imagens/ vídeos de produtos.
Nossa dica de ouro é usar o aplicativo Widget, para adicionar automaticamente as postagens do Instagram e TikTok na sua loja virtual.
É uma alternativa para fazer dropshipping nas redes sociais, agregar valor para o seu negócio e se aproximar ainda mais do seu público!
Isso permite que você se concentre em criar conteúdo de qualidade e interagir com os seus clientes de forma mais eficaz.
3. Considere o tipo de conteúdo que você vai criar
Não somente o público de cada plataforma varia, mas também o tipo de conteúdo que é mais popular entre elas.
Dessa maneira, considere que tipo de conteúdo você planeja criar e escolha a rede social que melhor se encaixa com ele, conforme mencionamos no tópico acima.
Ao criar conteúdo para o seu negócio, é importante definir o objetivo que deseja alcançar e isso pode variar de acordo com sua estratégia de marketing e com o estágio do seu funil de vendas. Alguns exemplos de objetivos de conteúdo incluem:
- Atrair tráfego para a sua loja virtual: crie conteúdo para atrair novos visitantes e aumentar o número de visitas no seu site;
- Educar seu público sobre seus produtos ou serviços: apresente aos seus clientes em potencial os benefícios de um novo produto ou serviço e como eles podem ajudar a resolver um problema;
- Gerar leads: ofereça um recurso gratuito em troca do endereço de e-mail do visitante, caso você deseje expandir sua lista de contatos;
- Fechar vendas: incentive o cliente a fazer uma compra, se estiver próximo ao final do funil de vendas.
Ao definir o objetivo do seu conteúdo, você pode adaptar seu tom, estilo e chamada à ação para melhor atingir seu público.
Por exemplo, se o seu objetivo é atrair tráfego para a sua loja virtual, você pode escrever um título atraente e incluir uma chamada à ação convidando os seguidores a visitarem seu site para saber mais ou até mesmo e contratar influenciadores para promovê-los.
4. Analise o engajamento nas redes sociais
O engajamento é crucial para o sucesso nas mídias sociais, portanto, é importante avaliar a interação nas redes sociais que você está considerando.
Além disso, é um indicador importante do dropshipping nas redes sociais, para entender quão bem sua marca está se conectando com seu público-alvo e quais plataformas estão gerando mais resultados positivos.
Sendo assim, analise as métricas de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.
Se você estiver trabalhando com influenciadores para promover seus produtos, observe o engajamento que eles estão recebendo em suas postagens, pois isso pode ajudá-lo a avaliar a eficácia de sua parceria.
O aplicativo Ovni, é uma ferramenta que conecta lojas virtuais e influenciadores digitais, então se está tendo dificuldades para encontrar o profissional ideal para divulgar o seu negócio, entre nessa plataforma e encontre soluções para o seu nicho.
5. Considere o tempo e recursos disponíveis
Finalmente, leve em conta o tempo e recursos que você tem disponíveis para gerenciar o dropshipping nas redes sociais.
Não adianta escolher muitas plataformas se não houver tempo e recursos suficientes para mantê-las atualizadas e interagir com os seguidores, não é mesmo?
Sendo assim dê preferência às redes sociais mais populares para o seu nicho e o seu público para aumentar as chances de sucesso para seu negócio sem estoque.
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