Você está pensando em empreender online? Então provavelmente se deparou com modelos de negócio como o dropshipping ou print on demand.
Afinal, a venda sem estoque dispensa grandes investimentos e preocupações logísticas, por isso, acaba sendo uma boa opção para ganhar dinheiro na internet.
Leia este conteúdo para aprender as principais vantagens, semelhanças e diferenças entre essas duas formas de vender no e-commerce.
Dropshipping ou print on demand: semelhanças e diferenças
Nós já sabemos que a principal semelhança entre o dropshipping ou print on demand é permitir que os empreendedores vendam produtos online sem precisar manter um estoque físico.
O dropshipping é um formato em que o (re)vendedor faz parceria com um ou mais fornecedores, que por sua vez, cuidam do armazenamento, embalagem e envio dos produtos diretamente para os clientes.
Só por esse ponto fica bem fácil entender que é muito importante selecionar fornecedores com bastante cuidado, pois sua loja estará atrelada a eles, mas o cliente é seu.
No caso do dropshipping, o empreendedor conhecido como dropshipper, cria uma loja virtual, escolhe os produtos que deseja vender e, quando uma compra é realizada, o fornecedor é notificado para enviar o produto.
Sendo assim, é possível ganhar dinheiro com a venda sem estoque, através da diferença entre o preço de venda e o preço de atacado que você paga ao fornecedor de dropshipping.
Já o print on demand é um modelo em que o lojista utiliza um fornecedor que imprime os produtos sob demanda (ou seja, quando uma compra é feita) e envia diretamente para o cliente.
Isso permite que o empreendedor ofereça uma grande variedade de produtos personalizados (como camisetas, canecas, capas de celular, etc), sem precisar manter estoque próprio.
Essa é outra alternativa viável para o empreendedor ganhar dinheiro com venda sem estoque, dessa vez, por meio da diferença entre o preço de venda e o custo de produção.
Tanto o dropshipping ou print on demand trazem vantagens e desvantagens. É necessário avaliar com atenção antes de investir e/ou testar os dois formatos para descobrir qual deles melhor atende às suas expectativas.
Qual a margem de lucro no dropshipping ou print on demand?
A margem de lucro no dropshipping ou print on demand pode variar bastante e depende de vários fatores, como:
- Tipo de produto que você escolhe vender;
- Preço que você paga ao seu fornecedor;
- Custos de envio;
- Concorrência no mercado;
- Gastos com anúncios ou marketing de influência;
- Preço que você cobra dos seus clientes.
Em geral, os dropshippers buscam uma margem de lucro de pelo menos 20% a 30% sobre o preço de atacado que pagam ao fornecedor. Por exemplo, se o produto custar R$10, ele pode vendê-lo por R$12 a R$13.
Assim como no dropshipping, o rendimento no print on demand varia dependendo do produto, da personalização, do fornecedor, do preço de venda e de outros custos envolvidos.
Para ficar mais claro, veja o exemplo da Montink, fornecedor nacional de print on demand:
De modo geral, a margem de lucro no print on demand é maior do que no dropshipping, já que você tem mais controle sobre o preço de venda e o custo de produção.
Essa é a razão pela qual, os lojistas que trabalham com essa modalidade buscam lucrar pelo menos 30% a 50% por item, como na imagem acima.
No entanto, é importante lembrar que é preciso fazer uma pesquisa de mercado detalhada para estabelecer preços competitivos e definir uma margem de lucro satisfatória para o seu negócio de dropshipping ou print on demand.
Além disso, é importante escolher produtos com alta demanda e preços acessíveis para garantir que as pessoas comprem os seus produtos.
Em ambos os casos, selecione os seus fornecedores com atenção e garanta uma boa experiência de compra para os clientes.
Recomendamos a utilização de plataformas especializadas em dropshipping como o Dropi e print on demand, como a Montink.
Dropshipping ou print on demand: onde encontrar fornecedores nacionais
A referência de dropshipping nacional é o Dropi, plataforma que importa produtos do AliExpress, CJ Dropshipping e fornecedores do próprio Brasil.
Na venda sem estoque nacional, os dropshippers vendem produtos para clientes dentro do mesmo país que os fornecedores.
A principal vantagem do dropshipping nacional é a possibilidade de reduzir o tempo de entrega dos produtos e também o custo do frete, quando comparado ao envio internacional.
Outros benefícios do dropshipping nacional, incluem não precisar se preocupar com taxas de importação, taxas alfandegárias e impostos internacionais, que podem ser uma dor de cabeça no dropshipping internacional.
Porém, é importante lembrar que os empreendedores que trabalham com dropshipping nacional também precisam se preocupar com a escolha dos fornecedores, a qualidade dos produtos e a concorrência no mercado.
Veja no vídeo como encontrar fornecedores nacionais de dropshipping:
O Dropi tem até um plano gratuito, então é uma ótima chance para iniciar o seu negócio de dropshipping. Que fazer um teste agora?
Se ainda tem dúvidas sobre investir entre o dropshipping ou print on demand, continue lendo para conhecer melhor onde encontrar fornecedores para essa segunda opção.
A Montink é uma empresa tradicional de impressão sob demanda, portanto, é uma plataforma especializada nesse segmento.
Além de possuir integração com a Shopify e a Yampi, por exemplo, é possível aderir aos planos completos da própria Montink. Vale a pena conhecer:
Agora você já sabe: quer criar uma loja de camiseta ou outros produtos personalizados sob demanda? Faça um teste na plataforma da Montink!
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e auxilie na sua escolha entre dropshipping ou print on demand.