Com a ascensão do comércio eletrônico, cada vez mais pessoas buscam criar seu próprio negócio online, sonhando com a liberdade e a flexibilidade que ele oferece. Mas empreender no e-commerce nem sempre é uma tarefa fácil.

Neste artigo, trouxemos o passo a passo de como começar a empreender no e-commerce e ter uma loja virtual de sucesso. Se esse é o seu desejo, veio ao lugar certo. Boa leitura!

O que é empreender

Empreender é o ato de dar vida a um novo negócio, assumindo riscos financeiros e pessoais e encarando desafios a fim de obter um resultado específico. 

Em regra, qualquer pessoa pode ser um empreendedor, mas é preciso desenvolver uma série de habilidades e competências para criar e gerenciar um negócio a longo prazo. 

O empreendedor é naturalmente uma pessoa criativa, considerando que criatividade é o ato de encontrar soluções para os problemas existentes, pois é capaz de observar problemas na sociedade e vender a solução, obtendo lucro.

Todo negócio vende a solução para um problema existente. No e-commerce não é diferente. O cliente deseja comprar um produto mas muitas vezes sofre com a falta de tempo, opções ou competitividade de preços.

O e-commerce permite a compra e vende de produtos 24 horas por dia, sete dias por semana com preços competitivos e muita comodidade, considerando que o cliente recebe o produto em casa.

Para ter sucesso no e-commerce, basta saber o que o seu público-alvo busca e vender essa solução. Para se destacar da concorrência identifique os obstáculos que atrapalham a experiência do cliente e busque eliminá-los.

O que é e-commerce

E-commerce é o comércio eletrônico, isto é, a modalidade de compra e venda que acontece na internet. Desde a pesquisa e escolha dos produtos, até o pagamento e atendimento ao cliente.

É importante lembrar que e-commerce não é sinônimo de loja virtual, embora os termos se confundam.

E-commerce é toda a transação comercial que ocorre na internet, seja por meio de uma plataforma, marketplace ou redes sociais. Loja virtual é um dos tipos de comércio eletrônico.

Passo a passo para empreender no e-commerce

Empreender no e-commerce traz resultados muito mais rápidos que empreender no mundo físico. Uma das vantagens é ser capaz de colocar o seu e-commerce ao alcance de pessoas em diversas partes do mundo e torná-las clientes.

Neste cliente, vamos ver quais passos essenciais você deve dar para começar a sua loja virtual com o pé direito.

Escolha um nicho

É comum que ao começar a empreender no e-commerce, algumas pessoas resistam a ideia de escolher um nicho. Para muitas delas, essa escolha significa reduzir o potencial de alcance da sua marca e, consequentemente, perder dinheiro.

Porém, o que acontece é o contrário. Quando você foca em falar com todo mundo ao invés de atingir um público específico, é mais difícil elaborar uma comunicação acertada, que atinja as dores e desejos do público.

A consequência disso é que a sua comunicação se torna genérica e pouco impactante, o que dificulta a conexão do público com a marca.

Escolher um nicho para a sua loja virtual vai direcionar a sua comunicação para as dores específicas e o negócio vai atrair um público muito mais qualificado. Na prática, quando você escolhe um nicho é muito mais fácil converter visitantes em clientes.

Leia também: Loja de dropshipping nichada ou genérica? Qual a melhor opção?

Se cadastre um uma plataforma de e-commerce

Existem diversas plataformas de e-commerce para quem deseja empreender nesse ramo. Cada uma possui suas próprias funcionalidades e preços, a mais adequada vai variar do tipo de negócio que você deseja abrir.

Algumas são mais indicadas para lojas de roupas, outras para produtos personalizados, outras para dropshipping, etc. 

Além de facilitar a gestão do negócio com as funcionalidades das próprias plataformas, os lojistas ainda têm a possibilidade de fazer integrações com diversos aplicativos que complementam o negócio.

Com os aplicativos da Empreender, por exemplo, é possível:

  • recuperar carrinhos abandonados;
  • prestar um atendimento ao cliente completo;
  • exibir avaliações nos produtos;
  • acionar o botão avise-me quando chegar;
  • exibir o feed do Instagram na própria loja virtual e muito mais.

Escolha e registre seu domínio

O nome é um dos elementos mais importantes de uma marca. Imagine que o Branding representa a personalidade da sua marca. 

Fazendo um paralelo com pessoas, ao longo da vida nós mudamos nossos interesses, nossa aparência e a forma como nos apresentamos para o mundo, mas o nosso nome segue o mesmo.

A mesma coisa acontece com as marcas. Elas passam por mudanças em seu posicionamento, na identidade visual, no logo, etc. Mas mudar o nome não é tão comum, pois representa o nascimento de uma nova marca.

Por isso, se o seu objetivo for se consolidar no e-commerce a longo prazo, pense com cuidado no nome que deseja colocar. É como ele será conhecido e lembrado pelo público.

Algumas dicas para escolher um nome incluem:

  • um nome fácil;
  • pequeno;
  • que faça sentido para o público -alvo.

Por exemplo, a Shein é a marca de uma loja fast fashion que comercializa, principalmente, roupas para o público jovem feminino. Seu nome é a junção das palavras she + in (ela por dentro/antenada).

O nome é simples e remete ao objetivo da marca: vender roupas que são tendências de moda para mulheres.

Com o nome do seu e-commerce escolhido, registre a marca e o domínio para não ter problemas posteriormente.

Conheça o Melhor Domínio, a ferramenta de inteligência artificial que te ajuda na escolha de um domínio. 

Selecione produtos relevantes para o público-alvo

A seleção de produtos para a loja virtual é uma etapa crucial para o sucesso do negócio. Quanto mais os produtos forem de interesse do público, maiores as chances do lojista ter vendas recorrentes a boas taxas de recompra.

Uma tática usada pela Zara é a de acompanhar as tendências que interessam seu público-alvo e comercializar produtos em lotes pequenos para evitar o estoque encalhado. 

Prepare logística de entrega

Tão importante quanto atrair clientes interessados por meio de uma estratégia de marketing eficaz e fazer boas ofertas que destaquem a sua loja da concorrência, é investir na logística de entrega.

A entrega do produto tem um papel crucial na experiência de compra e satisfação do cliente.

Produtos que demoram demais para serem entregues, que chegam com defeito, trocados ou outros problemas impactam negativamente na reputação da loja virtual. Por outro lado, quanto mais rápida e eficaz for a entrega, melhor será para a imagem do negócio.

Para ter uma boa logística de entrega, é importante firmar parcerias com boas transportadoras, além de ter um fluxo personalizado de atualização dos clientes.

No Rastreio.net você encontra um ranking com as melhores transportadoras do país, avaliadas com base em velocidade de entrega, preço do frete, satisfação do cliente, etc.

Além disso, usando o rastreio.net na sua loja virtual você consegue acompanhar todos os status dos pedidos e atualizar seus clientes em tempo real com mensagens personalizadas.

Conheça o aplicativo aqui.

Tenha um bom atendimento ao cliente

Outro pilar fundamental para o e-commerce e que deve ser levado em consideração desde o início é o atendimento ao cliente.

A forma como o cliente é tratado, e sua percepção sobre isso, tem grande impacto nos rumos desse relacionamento. A grande maioria dos clientes prefere trocar de estabelecimento quando sentem que o atendimento é ruim.

Em contrapartida, um bom atendimento fideliza os clientes e é capaz até mesmo de fazê-los relevar pequenos erros que atrapalharam sua experiência de alguma forma.

Algumas dicas para ter um bom atendimento ao cliente incluem:

  • ter um canal de comunicação de fácil acesso;
  • responder os clientes com agilidade;
  • estar disposto a resolver os problemas relatados;
  • demonstrar empatia pelo cliente.

Com o SAK você consegue oferecer um atendimento ao cliente completo. Desde funções automatizadas, como recuperação de carrinhos e mensagens promocionais, quanto o mantimento de equipes de atendimento disponíveis para conversa em tempo real. Conheça o aplicativo.

Faça a divulgação da sua loja virtual

O próximo passo para começar a empreender no e-commerce com o pé direito é fazendo a divulgação da sua loja virtual. Afinal, para comprar na sua loja os clientes precisam conhecê-la.

Para isso, aposte em fazer anúncios com tráfego pago, campanhas com influenciadores digitais, invista em marketing de conteúdo para atração de leads orgânicos e otimize a sua loja para SEO, assim ela poderá ser encontrada nos mecanismos de busca.

Para estrear no mundo do empreendedorismo da melhor forma, assine o combo de aplicativos no Empreender Plus e tenha uma loja virtual completa, com diversas funcionalidades úteis e faça muitas vendas. Experimente gratuitamente.