Para abrir uma loja virtual de acessórios automotivos é necessário uma abordagem estratégica e bem planejada.
Neste artigo, trouxemos o passo a passo de como abrir uma loja virtual de acessórios automotivos. Cada etapa contribui para a construção de uma loja virtual de acessórios automotivos bem-sucedida, alinhada às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores.
Escolha uma plataforma de e-commerce
Antigamente, para abrir uma loja virtual era necessário construir um site do zero com todas as funcionalidades necessárias para seu funcionamento. Hoje, existem diversas plataformas de e-commerce disponíveis para isso.
Cada uma possui preços e funcionalidades diferentes. Para escolher a melhor, é preciso avaliar o que cada uma entrega e quais serão as funções mais importantes para a sua loja virtual.
Além disso, existem muitas ferramentas no mercado feitas para complementar a loja virtual, como os aplicativos da Empreender.
De qualquer forma, as principais plataformas de e-commerce são:
- Nuvemshop;
- Yampi;
- Cartpanda;
- Shopify;
- iSET;
- Loja Integrada;
- Tray;
- Bagy;
- Wix;
- Woocommerce.
Faça um estudo de público
Um passo muito importante para a elaboração de um negócio é o estudo de público. É por meio dele que você terá informações relevantes a respeito do seu público-alvo, como dores, desejos, objeções, etc.
Por meio do estudo de público você também consegue se informar a respeito do estilo de vida do seu avatar e em quais momentos os seus produtos são mais requisitados. Dessa forma, as suas ofertas serão mais acertadas.
Existem algumas ferramentas que possibilitam que você descubra quais palavras-chave as pessoas buscam na internet, como elas vão atrás dos seus produtos. Use para torná-lo mais encontrável nas buscas.
Selecione quais produtos serão comercializados na loja de acessórios automotivos
O setor automotivo conta com diversos modelos de carros, de tamanhos e necessidades diferentes. Ainda que queira, dificilmente a sua loja será capaz de atender toda a demanda existente.
Por isso, escolha uma fatia do mercado para atender e selecione os melhores produtos para expor na sua loja virtual. Pense em quem é o seu público-alvo e quais produtos são mais requisitados. Além disso, assegure que eles possam ser complementares.
Separe as categorias e cadastre os produtos
Em um cenário competitivo como o e-commerce, é fundamental investir em uma experiência agradável para os consumidores. A organização da loja em categorias torna a navegação mais simples.
Além disso, o cliente consegue encontrar facilmente os produtos que está buscando quando existe um guia para onde ele deve ir.
Saiba mais: Categorias de produtos na loja virtual: como escolher com estratégia
Escreva descrições detalhadas
As descrições são um dos elementos mais importantes da página do produto. Como no ambiente online o cliente não tem a possibilidade de tocar o produto e analisar seus detalhes, a descrição deve responder suas dúvidas.
Além de informações básicas sobre as características do produto, como tamanho, peso, material, dimensões, etc, é importante que as descrições forneçam informações sobre os benefícios dos produtos.
isso torna o texto muito mais persuasivo. Além disso, quanto melhor o texto for explorado, maiores são as chances dele ser ranqueado nos mecanismos de busca.
Saiba mais: Como escrever descrições para lojas virtuais
Adicione avaliações na loja de acessórios automotivos
O próximo passo para ter uma loja virtual de acessórios automotivos bem sucedida é adicionar avaliações na página dos produtos. Ainda que a sua loja esteja no começo, as avaliações vão torná-la mais confiável.
Segundo pesquisas de consumo, 80% dos brasileiros levam em conta as avaliações dos produtos antes de realizar uma compra. Além disso, os consumidores preferem comprar de uma loja que possui algumas avaliações negativas a comprar em lojas sem nenhuma avaliação.
Mas o que fazer se a sua loja não ainda não recebeu nenhuma avaliação, você deve estar se perguntando.
É simples. Usando o aplicativo Lily Reviews, você pode importar avaliações do mesmo produto na Shopee ou publicar avaliações você mesmo no site. Os benefícios são exatamente os mesmos, não é como se o cliente fosse enganado. Considere isso uma medida de emergência.
Otimize a loja de acessórios automotivos para SEO
SEO é a otimização do conteúdo de um site para os mecanismos de busca. Na prática, significa algumas ações que você deve tomar para que o seu site seja exibido nos primeiros resultados de pesquisa quando o cliente procurar o produto.
Para isso, otimize as descrições dos produtos, imagens, url, FAQ e tudo que envolver o seu site. Se necessário, contrate um profissional para ajudar na otimização.
Saiba mais: SEO para loja virtual: otimize o cadastro dos produtos para o Google
Venda produtos sem estoque
Uma opção para rechear o catálogo da sua loja virtual de acessórios automotivos é apostando na modalidade de dropshipping.
Dropshipping é a modalidade de e-commerce na qual o vendedor não possui os produtos em estoque. Ele os exibe em sua loja e quando a venda é efetuada, o pedido é repassado para o fornecedor que faz o envio diretamente para o cliente.
A sua loja pode ser 100% sem estoque ou mista. Para encontrar fornecedores de dropshipping de acessórios automotivos, você deve se cadastrar no Dropi, o maior aplicativo de dropshipping da América Latina.
Após se cadastrar no Dropi, basta fazer a integração com a sua loja virtual e importar os produtos. É importante conferir a disponibilidade de integração.
Faça campanhas de divulgação da loja de acessórios automotivos
Com tudo pronto, é a hora de divulgar a sua loja virtual. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Para divulgar seus produtos, faça anúncios nas redes sociais e no Google. No 365 Artes você encontra centenas de imagens prontas para serem usadas em suas campanhas de marketing e nas redes sociais.
Além disso, produza um conteúdo educativo e envolvente que atrairá clientes para o seu negócio de forma orgânica.
Leia o nosso artigo Formas de usar o Marketing de Conteúdo no E-commerce para saber mais.