Multi CD: o que é, vantagens e como implementar na sua loja Nuvemshop?

No e-commerce, a experiência do cliente é rei. E nada impacta essa experiência mais do que a entrega rápida e confiável, não é mesmo? 

Por isso, gigantes do varejo brasileiro, como Magazine Luiza, Via (Ponto e Casas Bahia) e Americanas, estão turbinando suas operações com a implementação de Multi CD (Múltiplos Centros de Distribuição), outros exemplos são a Amazon e o Mercado Livre.

Afinal, conforme dados da Capterra, 73% dos consumidores esperam que o e-commerce ofereça entregas ultrarrápidas, ou seja, essa estratégia surge como um divisor de águas, transformando o modo como você administra sua logística.

Então, imagine poder definir prazos de entrega personalizados, gerenciar fretes de acordo com o estoque e até mesmo criar alertas para seus clientes, tudo isso com apenas alguns cliques? 

Continue lendo e saiba como é possível fazer tudo isso na sua loja virtual hospedada na Nuvemshop!

O que é Multi CD, como funciona e quais seus benefícios?

Multi CD, sigla para Múltiplos Centros de Distribuição, representa uma estratégia logística inteligente que consiste na distribuição de seus produtos em diferentes armazéns espalhados por regiões estratégicas. 

Sendo assim, você desfruta de uma série de vantagens que impulsionam o crescimento do seu negócio, pois a descentralização traz diversos benefícios para os lojistas virtuais, como:

  • Redução do tempo de entrega: com produtos mais próximos dos clientes, a entrega se torna mais rápida e eficiente, diminuindo a ansiedade do comprador e fidelizando-o;
  • Otimização de custos: o Multi CD permite reduzir custos de frete, pois os produtos são enviados de centros mais próximos, diminuindo distâncias e otimizando rotas de entrega;
  • Ampliação da área de atuação: ao armazenar produtos em diferentes regiões, você expande seu alcance para novos mercados, conquistando mais clientes e aumentando suas vendas;
  • Maior segurança do estoque: distribuir seus produtos em diversos armazéns diminui os riscos de perdas por imprevistos, como incêndios ou inundações;
  • Agilidade na reposição de estoque: com produtos em diferentes centros, você consegue identificar e repor itens com maior rapidez, evitando rupturas de estoque e frustrações para os clientes.

Além disso, conforme dados da pesquisa divulgada pelo Capterra, o serviço de entrega influencia a satisfação de 56% dos consumidores entrevistados.

Sendo assim, investir na implementação de Múltiplos Centros de Distribuição e em ferramentas, para evitar a frustração dos clientes é totalmente relevante.

Como implementar o Multi CD no e-commerce? 

Para implementar a estratégia de Múltiplos Centros de Distribuição com eficácia e colher os seus frutos, alguns pontos-chave merecem atenção especial. Confira abaixo:

1. Definição estratégica dos centros de distribuição

A seleção criteriosa dos centros de distribuição (CDs) é o alicerce para o sucesso da estratégia Multi CD. 

Portanto, opte por locais que ofereçam infraestrutura logística robusta, acessibilidade facilitada e custos competitivos. Para tomar essa decisão estratégica, pondere os seguintes fatores:

Volume de vendas por região

Analise o histórico de vendas por região para identificar áreas com maior demanda e, consequentemente, a necessidade de um CD mais próximo. 

Portanto, usar essa estratégia é uma maneira de reduzir significativamente os prazos de entrega e fidelizar clientes.

Proximidade dos clientes

Mapear a localização da sua base de clientes é fundamental para escolher CDs estrategicamente posicionados, diminuindo distâncias e otimizando as rotas de entrega. 

Afinal, essa proximidade física se traduz em entregas mais rápidas e na conquista de novos clientes em regiões mais distantes.

Custos de armazenagem

Avalie os custos de aluguel, mão de obra e outros insumos relacionados à armazenagem em cada local. 

Além disso, buscar alternativas com preços competitivos garante a viabilidade econômica dos Múltiplos Centros de Distribuição e contribui para a otimização dos seus resultados.

2. Gestão de estoque eficiente

Um sistema de gestão de estoque robusto é indispensável para o Multi CD, pois, essa ferramenta permite monitorar os níveis de estoque em cada CD em tempo real.

Desse modo, também garante a disponibilidade dos produtos para venda e evita rupturas que podem frustrar seus clientes.

3. Integração com plataformas de e-commerce

A plataforma de e-commerce escolhida deve ser compatível com o modelo Multi CD, permitindo a configuração de prazos de entrega diferenciados por região e a atualização automática do estoque de acordo com a localização do produto e do cliente. 

Se você tem uma loja hospedada na Nuvemshop, temos uma boa notícia: o app Frete Hero ganhou algumas atualizações e agora tem recursos para quem trabalha com Multi CD.

Então, essa integração garante uma experiência de compra fluida e transparente para seus clientes, desde a escolha do produto até a entrega final.

4. Comunicação clara com os clientes

Manter seus clientes informados sobre a estratégia Multi CD é fundamental para construir confiança e fidelizá-los. 

Portanto, utilize canais como o site da loja, e-mails, redes sociais e material informativo para explicar os benefícios do Multi CD, como prazos de entrega mais rápidos e custos reduzidos. 

Essa comunicação transparente demonstra profissionalismo e agrega valor à experiência de compra.

Aproveite e leia também: Como configurar o rastreio na Nuvemshop? Passo a passo completo!

Frete Hero: seu aliado para um Multi CD eficaz

O Frete Hero, aplicativo inovador da Empreender para lojas Nuvemshop, se destaca como um parceiro essencial para implementar o Multi CD em sua loja virtual. 

Por isso, é possível configurar e definir prazos de entrega específicos para cada centro de distribuição, com diferentes modelos no plano Pro, que diante de tantos benefícios, inclui o Multi CD por apenas R$ 159,00.

Com recursos exclusivos, o app garante uma gestão logística otimizada e eficiente, contendo funcionalidades como:

  • Prazo personalizável;
  • Alertas discretos;
  • Edição em massa;
  • Pré-venda;
  • Edição individual;
  • Filtro de produtos;
  • Recesso, dias úteis/feriados, etc.

Além disso, há vantagens como redução de custos, diminuição de reclamações, fidelização de clientes, suporte personalizado e fácil integração com a Nuvemshop. Saiba mais:

Portanto, note que o Frete Hero é uma solução completa para a gestão de entregas na sua loja virtual com produtos a pronta entrega ou sob encomenda, indo muito além das funcionalidades do Multi CD. 

Com o Frete Hero, você terá prazos de entrega precisos, custos otimizados, clientes satisfeitos e uma logística eficiente que te coloca a frente dos seus concorrentes. 

Empreender Plus

Para agilizar ainda mais o seu trabalho, a Empreender oferece outros apps que podem ser utilizados com o Frete Hero, como o Lily Reviews, Rastreio.net e Cheguei. Veja:

Vale ressaltar que todos os aplicativos mencionados no vídeo complementam a experiência de vendas e entrega do produto e podem ser assinados em conjunto no Empreender Plus!  

O Plus é um serviço de assinatura de apps com combos pré-prontos ou pacotes personalizados, por isso, tem as melhores ferramentas para sua loja com desconto de até 75% em relação à contratação individual. Experimente agora mesmo!